segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A EVOLUÇÃO DE UMA VIDA


Esta mensagem foi liberada pelo autor deste blog no dia 20 de setembro de 2009, na SGAS Quadra 915.


TEXTO: Gênesis 45.4-10 e 25-46.1-5.

TEMA: A EVOLUÇÃO DE UMA VIDA


“Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita. Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores. Habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim, tu, teus filhos, os filhos de teus filhos, os teus rebanhos, o teu gado e tudo quanto tens.” [Gênesis 45:4-10]


“Então, subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó, seu pai, e lhe disseram: José ainda vive e é governador de toda a terra do Egito. Com isto, o coração lhe ficou como sem palpitar, porque não lhes deu crédito. Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, reviveu-se-lhe o espírito. E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; irei e o verei antes que eu morra.” [Gênesis 45:25-28]


“Partiu, pois, Israel com tudo o que possuía, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. Falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação. Eu descerei contigo para o Egito e te farei tornar a subir, certamente. A mão de José fechará os teus olhos. Então, se levantou Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram Jacó, seu pai, e seus filhinhos, e as suas mulheres nos carros que Faraó enviara para o levar.” [Gênesis 46:1-5]


INTRODUÇÃO: Domingo passado falamos sobre a renovação de uma vida. Nosso fundamento foi a vida de Moisés. Hoje falaremos sobre a evolução de uma vida. Nosso fundamento será a vida de Jacó.


A história de Jacó está associada ao uso de, pelo menos, três nomes:


1. O PRIMEIRO NOME está registrado em Gênesis 25.26 – Este foi o nome dado a Jacó quando do seu nascimento.


2. O SEGUNDO NOME está registrado em Gênesis 27.18-19 – Este foi o nome utilizado por Jacó quando ele enganou o seu pai por ocasião da bênção que Isaque daria a Esaú. Jacó, aproveitando-se da deficiência visual de seu pai, disse que era Esaú. Dessa forma, ele obteve a bênção proferida por Isaque.


3. O TERCEIRO NOME está registrado em Gênesis 32.24-28 – Após o encontro seu com Deus, no vau de Jaboque, Jacó recebeu um novo nome: Israel.


Outra importante curiosidade com relação à vida de Jacó está registrada em Gênesis 27.19-36 e em Gênesis 37.31-33. De acordo com estes textos, Jacó enganou seu pai usando as vestes do seu irmão e uma cabra morta. Posteriormente, o próprio Jacó seria enganado por seus filhos que lhe apresentam as vestes de José e o sangue de um cabrito morto.


Ditas estas coisas iniciais, entremos na vida de Jacó – um dos personagens bíblicos que experimentou uma grande evolução em sua vida. Inicialmente enfocaremos a divisão na vida de Jacó.


A DIVISÃO DA VIDA DE JACÓ


A vida de Jacó pode ser dividida em três períodos distintos.


Um período em que ele praticara trapaças

Um período em que suportara trapaças

Um período de grande despojamento


Ao final de cada período Jacó evolui em sua vida aprendendo novos valores espirituais


PRIMEIRO PERÍODO: TRAPAÇAS E ENGANOS PRODUZIDOS POR ELE.


a) Lutava com o irmão desde o ventre da mãe (Gn. 25:22);

b) Provocava desavenças entre os seus pais (Gn. 25:27-28);

c) Aproveitava a fragilidade de seu irmão para levar vantagem (Gn. 25:30-31);

d) Enganou o pai para obter uma bênção (Gn. 27:23);

e) Tornou-se um fugitivo pois seu irmão Esaú passou ter o desejo mortal de matá-lo (Gn. 27:41).


Como podemos ver, neste primeiro período de vida, Jacó era um homem extremamente aprisionado às coisas materiais. Sua vida era a terra. Jacó era um homem rasteiro. Ao final deste período, Jacó tornou-se um fugitivo. Nesta época Jacó morava em Berseba. É sempre assim amados irmãos. Quando nos apegamos às coisas terrenas, tornamo-nos fugitivos. No entanto, durante esta fuga, Jacó, deixando para trás a cidade de Berseba, experimentou um poderoso encontro com Deus em Betel. Como consequência deste encontro, Jacó aprendeu uma importante lição:


A PRIMEIRA LIÇÃO APRENDIDA: JACÓ APRENDE A SONHAR COM O CÉU – Gênesis 28.12-17


“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus. “ [Gênesis 28:12-17]


SEGUNDO PERÍODO DE SUA VIDA: TRAPAÇAS E ENGANOS PRODUZIDOS POR SEU SOGRO.


a) trabalhou 7 anos por Raquel, mas casou-se com Lia (Gn. 29:18-20);

b) trabalhou mais 7 anos por Raquel (Gn. 29:27);

c) trabalhou para Labão por 6 anos numa sociedade profundamente desigual (Gn. 31:41);


Durante o período em que trabalhou para e com Labão, Jacó foi vítima das trapaças e enganos do seu sogro. Como podemos ver, nesse segundo período, Jacó já estava experimentando uma evolução em sua vida. Ele passou a trabalhar para conquistar o que era seu. Jacó não mais se utilizava de trapaças e enganos. No entanto, ele sofria com as trapaças de Labão, seu sogro. Ao final destes dias Jacó começou a retornar para a sua terra natal. Mas ele não fez isso como um fugitivo. Ele o fez obedecendo à ordem divina, pois Deus, em sonho falou com Jacó: “Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.” [Gênesis 31.13]No entanto, Neste retorno, Jacó precisaria resolver um problema sério com seu irmão Esaú. E isto lhe causava temor. Conforme Gênesis 32.9-11, Jacó ora a Deus pedindo um livramento das mãos de Esaú: “E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui! Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo. Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.” [Gênesis 31:11-13].


Quando Jacó obedece à ordem de Deus e começa a retornar para a sua terra natal, ele tem um novo encontro com Deus, desta vez, no vau de Jaboque. Como conseqüência deste encontro com Deus, Jacó aprende mais uma importante lição:


A SEGUNDA LIÇÃO APRENDIDA: JACÓ APRENDE A SUPLICAR A BÊNÇÃO DE DEUS – Gênesis 32:26-31


“Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa." [Gênesis 32:26-31]


TERCEIRO PERÍODO DE SUA VIDA: O GRANDE DESPOJAMENTO


a) perdeu sua mulher, Raquel (Gn. 35:16-20);

b) perdeu seu filho José (Gn. 37:31-35);

c) ameaça de perder seu filho Benjamim (Gn. 42:4 e 34);


Como podemos ver, neste terceiro período de vida, Jacó aprende a suportar o despojamento. Tudo o que lhe era mais caro começa a ser arrancado de suas mãos. Jacó fica só, tendo apenas Deus como único apego.


No entanto, ao final deste período, Jacó recebe a notícia de que seu filho José estava vivo. Ele parece esquecer-se de tudo o que aprendeu durante o período de despojamento. Então, Ele toma a seguinte decisão: “Basta; ainda vive meu filho José; irei e o verei antes que eu morra.” Seu filho é muito importante. Ele tem pressa! O tempo urge! Então ele decide correr para se encontrar com seu filho antes que morra. No entanto, Deus não é consultado. Seria da vontade de Deus retornar para o Egito? José seria tão importante para Jacó a ponto de fazê-lo correr para o Egito? Mas no caminho, o novo Jacó se revela. Ele então decide parar em Berseba. Berseba foi o lugar onde Jacó começou sua jornada como fugitivo. Berseba produz em Jacó as mais profundas lembranças com respeito à sua vida. Quando ele se recorda de tudo, ele decide oferecer um sacrifício ao Senhor. Amados, existem momentos em nossa vida em que devemos parar um pouco e oferecer sacrifícios ao Deus da nossa vida. Pois Ele nos dará o esclarecimento necessário para tomarmos decisões seguras. Jacó então aprendeu uma última lição nesta fase de evolução da sua vida.


A TERCEIRA LIÇÃO APRENDIDA: JACÓ APRENDE A SER GUIADO POR DEUS – Gênesis 45.25-46.4


“Então, subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó, seu pai, e lhe disseram: José ainda vive e é governador de toda a terra do Egito. Com isto, o coração lhe ficou como sem palpitar, porque não lhes deu crédito. Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, reviveu-se-lhe o espírito. E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; irei e o verei antes que eu morra. Partiu, pois, Israel com tudo o que possuía, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai. Falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito, porque lá eu farei de ti uma grande nação. Eu descerei contigo para o Egito e te farei tornar a subir, certamente. A mão de José fechará os teus olhos." [Gênesis 45:25-46:4]


Um fato muito importante na vida de Jacó merece destaque aqui. Quando ele encontrou-se com Esaú, Jacó foi alcançado pela bênção de Deus. Os irmãos se perdoaram e Jacó permaneceu vivo. Isto foi tão marcante em sua vida que Jacó, ao ver o semblante do seu irmão, expressou uma das mais importantes porções da Palavra de Deus: “Vi a sua face como se tivesse visto a face de Deus”!


VER A FACE DE DEUS NA VIDA DE NOSSOS IRMÃOS


Gênesis 33.10
A. M. Cunha