sábado, 13 de junho de 2020

PASTORES: HOMENS DONS QUE DEUS CONCEDEU AO SEU POVO


“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”
Jeremias 3:15

A expressão “segundo o meu coração” aparece duas vezes nas Escrituras. Uma em cada um dos Testamentos. No Novo Testamento, essa expressão foi usada para se referir a Davi, filho de Jessé, conforme Atos 13:22. Porém, no Velho Testamento, a mesma expressão usada para se referir àqueles que seriam responsáveis pelo pastoreio do povo de Deus!

O segundo domingo de Junho, que nesse ano será no dia 14 de Junho de 2020, é o dia do pastor! Quero aproveitar essa data para homenagear estes “homens dons” que, incansavelmente, apascentam o rebanho do Senhor! O texto é claro ao expressar a ideia de que o pastor não se faz a si mesmo, mas, ao contrário, ele é dado por Deus ao Seu povo, por isso se diz: “Dar-vos-ei pastores”! Eles, portanto, são estabelecidos pelo Senhor!

É claro que eles são de “carne e osso”: eles gemem, choram e sofrem! Seus dias são marcados por preocupações focadas, não apenas em si mesmos, mas no rebanho que Deus lhes concedeu! Eles vivem com o rebanho, para o rebanho e em função do rebanho, e é pelo rebanho, que eles, incansavelmente, buscam o aperfeiçoamento! E porque as coisas são assim com esses homens? Porque eles, como “homens dons”, vivem, agem, falam e pensam segundo o coração de Deus!

Parabéns a todos os pastores que, com amor e dedicação, honram o chamado que receberam do Senhor! Feliz dia do Pastor!
A. M. Cunha