quinta-feira, 28 de maio de 2020

PEDRO, UM HOMEM QUE SE LEVANTAVA


A Escritura apresenta quatro relatos de Pedro se levantando:

Em primeiro lugar, Pedro levantou-se para contemplar a ressurreição: Após a ressurreição de Cristo, Pedro levantou-se para ir ao sepulcro e conferir a ressurreição de Cristo, conforme Lucas 24:12;

Depois, vemos Pedro levantando-se para recompor o grupo dos apóstolos: Quando os discípulos estavam no cenáculo, reunidos em oração, Pedro levantou-se no meio dos irmãos para requisitar o cumprimento da Escritura quanto à escolha do sucessor de Judas, conforme Atos 1:15-26;

Em seguida, somos apresentados ao momento em que Pedro levantou-se para proclamar o Evangelho às multidões: Logo após o pentecostes, Pedro, interpretando a história quanto ao cumprimento da profecia do profeta Joel, levantou-se para anunciar ousadamente o evangelho de Cristo com autoridade, de modo que quase três mil pessoas converteram-se a Cristo, conforme Atos 2:14-41;

Por fim, Pedro levantou-se para proclamar o Evangelho a uma família: Ele levantou-se para anunciar ousadamente o evangelho a Cornélio e a toda a sua família, conforme Atos 10:23-48.

Levantar-se, em última análise, transmite-nos a ideia de sair do repouso, sair de um lugar para outro, preparar-se para uma jornada e estar a ponto de iniciar algo novo. Portanto, esta palavra pode significar abandonar um estado de letargia e repouso, iniciando um processo de mudança de atitude, promovendo uma efetiva modificação de uma condição de vida para outra condição, sem temer a jornada necessária para experimentar esta nova condição, estando absolutamente preparado, disponível e resoluto em iniciar algo verdadeiramente novo.

Isso aconteceu com Pedro, quando foi apresentado à ressurreição de Cristo, quando compreendeu a necessidade de preencher a lacuna deixara por Judas, quando enfrentou a multidão para, destemidamente, anunciar o Evangelho de Cristo e quando, longe dos palcos da multidão, humildemente aceitou o desafio de fazer de uma casa, a casa de Cornélio, o púlpito de onde anunciaria o Evangelho para uma família!
A. M. Cunha

quarta-feira, 27 de maio de 2020

NENHUMA CONDENAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO


“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
Romanos 8:1-2

Grandes realidades são abordadas neste texto bíblico.

Em primeiro lugar, é anunciada a existência de uma sentença condenatória, que é o reflexo da escravidão decorrente da lei do pecado e da morte. Todos, conforme Romanos 3:10-12, estão sujeitos a esta sentença condenatória, pois não há um justo, “nem um sequer [...] não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

Em segundo lugar, o texto torna evidente que a sentença condenatória é definitivamente anulada em relação àqueles que estão em Cristo Jesus, os quais estão sob a égide de uma nova lei, “a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus”. Trata-se, portanto, de uma nova sentença aplicável apenas em relação àqueles que, por estarem em Cristo, tornaram-se nova criatura, de acordo com 2 Coríntios 5:17. A estes é destinada a mensagem do texto bíblico: “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”!
A. M. Cunha