sexta-feira, 14 de novembro de 2014

(17) Frutos da Palavra – Novos rumos para a vida

Oração

Querido Pai Celestial, a minha alma carece de um poder transformador. Ajuda-me a perceber que os novos rumos para a vida somente podem ser encontrados em Ti. Não será possível alcançar tal benção, não antes de entrar no lugar onde Tu podes ser encontrado.

Texto semente
Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.
Mateus 2:12
Comentário
Não raro encontramos pessoas que estão à procura de Deus. No entanto, o fazem no lugar errado. Aqueles magos foram até Herodes, talvez porque pensassem que o reino do Rei que fora anunciado pela estrela no Oriente, fosse uma continuidade do reinado de Herodes.
O Reino de Jesus não é uma continuidade de um reinado terreno, mas é o início terreno de um reinado celestial. Herodes nada tem com este reino, pois ele é peculiar para aqueles que nasceram de novo.
Os magos aprenderam que muito melhor do que apenas olhar para a estrela, é descobrir onde ela repousa. O versículo 9 anuncia esta descoberta e o 10 revela sua consequência: “grande e intenso júbilo”.
Aquele que vivencia esta descoberta e assim se alegra, não se contém até entrar no lugar onde o Autor da estrela pode ser encontrado, por isso se diz no versículo 11: “Entrando na casa, viram o menino (...) o adoraram (...) entregaram suas ofertas”.
O encontro com o Autor da estrela é transformador e modifica os rumos da vida. É isto o que anuncia o versículo 12 que nos diz: regressaram por outro caminho a sua terra”.

A. M. Cunha

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

(16) Frutos da Palavra – Valorizando a presença do Senhor

Oração
Meu Deus, que o meu coração não se contente em ficar longe de Ti. Ajuda-me a amar e valorizar a Tua presença! Que eu me assente aos Teus pés e atentamente ouça os Teus ensinamentos!

Texto semente
“Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.”
Lucas 10:39
Comentário
Nem sempre aquele que hospeda o divino mestre será o mesmo que se aquedará aos Seus pés, para ouvir-lhe os ensinamentos. A inquietação e a preocupação com muitas coisas retiram da alma anelante o desfrute pela presença de Jesus Cristo. É uma questão de escolha estar aos pés do divino mestre. Melhor do que hospedá-lo em casa é hospedá-lo no coração para ouvir-lhe os ensinamentos! Foi isto o que Maria fez: Sua escolha foi a boa parte que jamais lhe seria tirada.


A. M. Cunha

(15) Frutos da Palavra – Deus transforma as circunstâncias

Oração
Senhor meu Deus, o mal pode até ser intentado contra mim, mas Tu tens o poder de transformá-lo em bem. Que a minha alma receba uma infusão do Teu amor, de modo que eu não tenha reservas de fazer o bem ainda que seja para quem intentou o mal contra mim.

Texto semente
“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.
Gênesis 50:20
Comentário
Como é rica e singular esta passagem da Escritura! A vida de José foi marcada por inúmeras situações de dificuldade, todas desencadeadas pelo maléfico plano de seus irmãos contra ele. O Deus de José, porém, transformou o mal em bem. Esta transformação veio acompanhada com a dádiva do amor, pois José foi desafiado a amar aqueles que intentaram o mal contra ele. O desfecho final do amor praticado por José foi a conservação da vida. Como é generoso o nosso Deus: Ele transforma e distribui amor, tudo com o propósito de perpetuar a vida!

A. M. Cunha

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

(14) Frutos da Palavra – Obtendo consolo mesmo em tempos de tribulação

Oração
Pai Celeste! Preciso crer que Tu estás comigo nas tribulações! Tua presença basta-me a mim: Ela é consoladora! Senhor, faça-me ir além de meramente ser confortado. Desperta-me para consolar outras pessoas que estiverem em qualquer angústia.

Texto semente
“É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”
II Coríntios 1:4

Comentário
Ainda que nossa alma relute em crer, Deus sempre nos conforta em toda a nossa tributação. Há, porém, um caráter propositado para este consolo divino nas tribulações: Somos convocados a consolar os que estiverem em qualquer angústia. Em que medida devemos praticar este consolo? Com o mesmo consolo com que somos consolados por Deus. A vida cristã nos oferece a benção de servir outras pessoas. Quanto ao sofrimento extraímos a seguinte dinâmica espiritual: somos consolados para consolar.
A. M. Cunha

terça-feira, 11 de novembro de 2014

(13) Frutos da Palavra – Movendo-se para formar discípulos

Oração
Senhor! Dá-me um coração sereno e obediente, simples o suficiente para submeter-se à Tua ordem de formar discípulos. Introduza em mim a fé necessária para mover-me nesta direção, tendo como convicção o fato de que Tu tens toda a autoridade terreno-celestial. Ajuda-me a crer que o que faço para Ti, não o devo fazer na minha força, mas sob a influência do poder celestial.

Texto semente
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:18-20
Comentário
A terra é o ambiente onde a tarefa de fazer discípulos deve acontecer, porém, o efetivo exercício dá-se nos moldes do governo divino que existe no céu. Assim, a formação de discípulos é uma tarefa que se efetiva na terra sob a influência do poder celestial. A toda autoridade terreno-celestial de Cristo é a inicial motivação e singular justificativa para empreendermos a tarefa de fazer discípulos, por isso se diz: “Ide, portanto, fazei discípulos”.

Porém, não nos é suficiente sabermos que devemos “ir”, mas devemos mergulhar nas entranhas desta “Grande Comissão” para discernimos “como ir”, ou, em outras palavras, “como discipular”.

Os versículos 19 e 20 aponta o caminho, que pode ser assim apontado:

1) O alvo do discipulado é “todas as nações”;
2) A conduta prática dos discipuladores é dupla: a) Batizar sob a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e b) Ensinar os discípulos a guardarem todas as coisas que Jesus ordenou;
3) A convicção pessoal é a presença de Cristo para com aqueles que se engajam na tarefa de formar discípulos.

A. M. Cunha

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

(12) Frutos da Palavra – Mesmo na angústia o Senhor nos ouve

Oração
Obrigado Pai Celestial, pois Tu ouves a oração dos Teus filhos, mesmo no dia da angústia. Sou grato a Ti, pois a angústia não tem o poder de privar-nos da prática da oração. Mesmo com a alma em choro, ainda assim podemos orar! Obrigado porque estamos sob a proteção do Teu nome.

Texto semente
“O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.”
Salmo 20:1

Comentário
O salmo 20 pode ser dividido em três partes. A primeira compreende os versículos de 1 a 6, e pode ser chamada de “Uma declaração de bênçãos para com o rei”. A segunda parte está contida nos versículos de 7 e 8, e pode ser denominada de “Um testemunho do povo acerca da sua confiança no Senhor”. A terceira parte, por fim, está contida no versículo 9, que expressa uma simples e contundente oração em favor do rei: “Ó Senhor, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.”.

A oração contida no versículo 9 é tipicamente intercessora e decorre das duas partes anteriores deste Salmo. Isto pode ser visto como um importante sinal de que a intercessão requer duas poderosas condições na vida de um intercessor:

[1] Um profundo amor por aquele que é alvo da oração, de tal modo que o coração se encha de desejos de vê-lo abençoado;

[2] Uma profunda fé que expressa uma inabalável confiança no Senhor, na certeza de que Ele é quem detém o poder de abençoar e de dar estabilidade espiritual ao Seu povo.

Pensemos nisso.
A. M. Cunha

domingo, 9 de novembro de 2014

A IGREJA, O ENTRETENIMENTO E O CAMINHO

O acesso instantâneo ao entretenimento tem aberto diante da igreja uma larga porta pela qual ela tem se afastado de Deus e dos homens. O desamor é a mais contundente forma de separação. Qualquer mecanismo que nos afaste de Deus e das pessoas é, na verdade, uma larga porta de desamor. A estreita porta, porém, é o caminho do amor que nos conduz a estarmos próximos de Deus e dos homens.
O supremo mandamento, não é apenas um, mas dois: Amar a Deus e amar ao próximo. Não nos esqueçamos, porém, que, por amarmos a Deus, adquirimos a condição necessária para amarmos as pessoas.
O amor que devemos nutrir para com as pessoas tem como modelo e paradigma o amor que Deus tem por nós. E onde podemos saber sobre o amor que Deus tem por nós? Encontramos um vislumbre deste amor quando lemos I Coríntios 13:4-8, que nos diz:

4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba;”
I Coríntios 13:4-8

O caminho que se contrapõe aos danos mortais do entretenimento é o caminho estreito, que nada mais é do que um caminho para cima, ou seja, um caminho para Deus.

Oração
Deus, clamo pela igreja e suplico que ela seja inundada por Teu amor. Destrua a força do entretenimento que tem feito com que a igreja se afaste de Ti e dos homens. Que a Tua igreja mergulhe profundamente no modelo de amor descrito em I Coríntios 13:4-8.
Eu peço que seja assim, em nome de Jesus!

A. M. Cunha