terça-feira, 11 de novembro de 2014

(13) Frutos da Palavra – Movendo-se para formar discípulos

Oração
Senhor! Dá-me um coração sereno e obediente, simples o suficiente para submeter-se à Tua ordem de formar discípulos. Introduza em mim a fé necessária para mover-me nesta direção, tendo como convicção o fato de que Tu tens toda a autoridade terreno-celestial. Ajuda-me a crer que o que faço para Ti, não o devo fazer na minha força, mas sob a influência do poder celestial.

Texto semente
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:18-20
Comentário
A terra é o ambiente onde a tarefa de fazer discípulos deve acontecer, porém, o efetivo exercício dá-se nos moldes do governo divino que existe no céu. Assim, a formação de discípulos é uma tarefa que se efetiva na terra sob a influência do poder celestial. A toda autoridade terreno-celestial de Cristo é a inicial motivação e singular justificativa para empreendermos a tarefa de fazer discípulos, por isso se diz: “Ide, portanto, fazei discípulos”.

Porém, não nos é suficiente sabermos que devemos “ir”, mas devemos mergulhar nas entranhas desta “Grande Comissão” para discernimos “como ir”, ou, em outras palavras, “como discipular”.

Os versículos 19 e 20 aponta o caminho, que pode ser assim apontado:

1) O alvo do discipulado é “todas as nações”;
2) A conduta prática dos discipuladores é dupla: a) Batizar sob a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo; e b) Ensinar os discípulos a guardarem todas as coisas que Jesus ordenou;
3) A convicção pessoal é a presença de Cristo para com aqueles que se engajam na tarefa de formar discípulos.

A. M. Cunha

Nenhum comentário: