segunda-feira, 13 de abril de 2009

DESENVOLVENDO A NOSSA SALVAÇÃO

TEXTO: Filipenses 2:12-16
TEMA: DESENVOLVENDO A NOSSA SALVAÇÃO
INTRODUÇÃO: O Tema proposto possui 03 (três) pontos básicos:

I - CONTINUIDADE: “desenvolvendo” – Esta expressão transmite a idéia de processo. Revela-nos uma ação contínua, ininterrupta, etc;
II - COLETIVIDADE: “nossa salvação” – Esta expressão transmite a idéia de corpo. Veja que o conteúdo revelado pressupõe um grupo de pessoas e não apenas um indivíduo. Neste expressão, temos a revelação de que a salvação é vista dentro de um contexto coletivo. Não se pode restringir o seu alcance, apenas, ao aspecto individual. O Alvo revelado aqui não é o indivíduo e sim o corpo de Cristo;
III - REVISÃO DE CONCEITOS: “desenvolvendo a salvação” – O tema em si, aponta a necessidade de revisão de conceitos. Por quê? Pelo simples fato de que somos tendentes a perceber a salvação como uma situação definida na vida do cristão. É como se pensássemos o seguinte: Entreguei a minha vida a Jesus e Ele completou a Sua obra em minha vida. Tenho a plenitude da Salvação em minha vida. É neste sentido que precisamos rever conceitos.

À vista destes três pontos básicos, o tema faz convergir o conteúdo da mensagem para o seguinte ponto central

O HOMEM É UM SER TRIPARTIDO: POSSUI ESPÍRITO, ALMA E CORPO. I Ts 5:23

Segundo a Palavra de Deus, o homem foi criado à imagem, conforme a semelhança de Deus. Deus mesmo formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (Gn2:7). Após este sopro, o homem passou a ser alma vivente. O pecado trouxe prejuízo às três partes do homem. O seu espírito perdeu o contato com Deus, a sua alma rebelou-se contra Deus e tornou-se continuamente má (Gn 6:3 e 5) e o seu corpo, criado para ser o templo do Espírito de Deus, transformou-se num agente do pecado.

O SENHOR JESUS VEIO A MUNDO PARA REALIZAR O CONSERTO, OU SEJA, RESTAURAR O HOMEM À SUA POSIÇÃO ORIGINAL.


Neste sentido, a salvação não é meramente destinada à alma. Este é o propósito desta mensagem: mostrar os três aspectos da salvação. Em linhas gerais: o espírito, a alma e o corpo precisam ser salvos.
Vejamos o texto de I Coríntios 13:13:
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. Que relação estes textos têm com a salvação? Vejamos o seguinte quadro compartivo:


PARTE DO HOMEM - NOME DO PROCESSO - INSTRUMENTO DO PROCESSO
ESPÍRITO REGENERAÇÃO FÉ

ALMA TRANSFORMAÇÃO AMOR

CORPO EXALTAÇÃO ESPERANÇA

SALVAÇÃO DO ESPÍRITO – REGENERAÇÃO - FÉ


A salvação do espírito se dá com a regeneração = gerar de novo. (Jo 3:3)
OS ELEMENTOS DA REGENERAÇÃO
I - ARREPENDIMENTO (mudança de mente): (At 2:37, 38 e Mt 4:17). Pedro é um exemplo de arrependimento: Pecado grave (Mt 10:33) - Mt 26:34,70, 72 e 74. A mudança tornou-se visível não no choro (Mt 26:75), mas numa Palavra específica de Deus direcionada a Pedro - (Mc 16:7)
II - CRER: (Jo 3:16, 36);
III - REDENÇÃO: (Adquirir de novo) (Ef 1:7);
IV - PERDÃO DE PECADOS: (Remissão) (At 10:43);
V - RECONCILIAÇÃO: (Rm 5:10).
Com o Espírito em salvação podemos clamar “ABA PAI” (Rm 8:15 e 16)
Ressurge a capacidade de falar com o Pai. Isto é profundamente glorioso! Aleluia, podemos entrar em contato com o nosso Pai. Fomos transportados da terra onde desejamos a comida dos porcos para a terra onde nos deleitamos com os manjares celestiais. Isto é uma profunda comunhão com o nosso Pai. Isto é nascer de novo!
Como se alcança o nascer de novo? Mediante a fé (Efésios 2:8). No reino espiritual crer é igual a receber (João 1:12).

SALVAÇÃO DO CORPO – EXALTAÇÃO - ESPERANÇA

Sofremos no corpo as conseqüências do pecado. Não me refiro aqui a pecado pessoal, e sim à presença do pecado no mundo, pois com o pecado veio a morte e todos morrem, por isso todos pecaram (Romanos 5:12). Esta é a mancha que carregamos no corpo, em função do pecado: é o desgaste da vida; é a corruptibilidade do corpo. Mas temos um garantia na Palavra do Senhor (Rm 8:11; 17-18). A Palavra nos garante que o nosso corpo há se revestir da incorruptibilidade e da imortalidade. Quando isto acontecer, a morte haverá sido tragada pela vitória (I Coríntios 15:54). A morte e tudo o que dela advém será tragada pela vitória (vida). Assim, o nosso corpo, quando do regresso de Cristo há de ser salvo. Esta é a salvação do corpo. Esperamos esse dia. Neste dia, ocorrerá a EXALTAÇÃO, o nosso corpo será alcançado pela salvação do Senhor (I Coríntios 15:50-54 e I Tessalonicenses 4:13, 16 - 18)

SALVAÇÃO DA ALMA – TRANSFORMAÇÃO - AMOR

É sobre esta salvação que Paulo fala em Fp 2:15. Essa é a nossa salvação, é a salvação coletiva (Mt 16:25).
A nossa alma está manchada por muita coisa: nossas opiniões, conceitos, tradições, autoconfiança, ambições, sentimentos ruins, torpe cobiça, etc. Necessitamos da salvação da nossa alma.
COMO ISTO SE PROCESSA?
I - Com a continuidade: a vida toda;
II - Com a coletividade: ajuda entre os irmãos, tutela espiritual. A tutela espiritual é o preservar da vida dos nossos irmãos, como fez a mãe de Moisés quando o ocultou de Faraó e construiu um cesto para preservar a sua vida (Êxodo 2:2-3). O contrário disso, a revolta de Caim (Gn 4:9), resultará na morte de nosso irmão.


O QUE PRECISA EXISTIR EM NÓS PARA DESENVOLVERMOS A SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA?


O texto de Filipenses 2, nos revela isso:
I – Exortação (conforto) em Cristo (v. 1)
II - Consolação de amor (v. 1)
III - Comunhão no Espírito (v. 1)
IV - Entranháveis afetos e misericórdias (compaixão) (v. 1)
V – Vida de unidade (v. 2): Neste versículo Paulo fala de completar o gozo. Devemos completar o gozo uns dos outros. É nos dito para sentir a mesma coisa. Somos exortados a vivermos o mesmo amor. O amor não pode ser outro, senão o amor de Deus. Devemos conviver com o mesmo ânimo.
VI – Viver motivados pela humildade (v. 3): Os nossos atos devem ser fundamentados na humildade. Devemos nos afastar das contendas e da vanglória. O que é vanglória? Lançando mão de um jogo de palavras, podemos concluir que vanglória é uma glória vã. Toda a glória que buscamos para nós é vã. Não tem valor. Toda a glória deve ser direcionada ao Senhor. A Ele toda a Glória para todo o sempre, amém! A nossa vida deve ser marcada pela submissão aos irmãos, para isso, devemos considerar os outros superiores a nós. Isto é tomar a tolha para lavar os pés dos irmãos. Nosso Senhor fez isso, devemos fazer o mesmo.
VII – Visar o bem de todos (v. 4): Somos motivados a objetivar, também, o que é dos outros. É a vida corporativa da igreja.
VIII - O Hino de Cristo (v. 5-11): Este hino precisa estar em nossa vida. Precisamos vivê-lo intensamente em nós. Esta é a experiência do Cristo crucificado (v. 6-8): Precisamos permitir a nossa condução à cruz para morrermos. Esta é, também, a experiência do Cristo exaltado (v. 9-11): Devemos viver em novidade de vida, uma vida de ressurreição, e isto acontece mediante a Glória e o Poder do Pai em nossa vida (Romanos 6:4). O Hino de Cristo nos fala de morte e vida. Como nos disse o irmão C. A. Fox: “A igreja necessita de duas coisas: mais morte e mais vida. Mais morte a fim de viver e mais vida para que possa morrer.”
VI – Preservação da (retendo a) Palavra da Vida (v. 16): A Palavra do Senhor é uma palavra de vida.
Esta maneira de viver pode ser sintetizada numa única palavra: AMOR. Quando a igreja viver plenamente na dimensão do amor, haverá a salvação da alma: A morte do “EU” para que Cristo reine em nós. Isto é transformação.
Vivendo nesta dimensão, alcançaremos o propósito de Deus para nós, conforme mencionado pelo ir. Paulo em Romanos 8:29:
a) Ter uma família;
b) De muitos filhos;
c) Semelhantes a Jesus.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Romanos 8:29