domingo, 15 de maio de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 11

Todo discípulo de Jesus é uma pessoa vocacionada ao aprendizado da oração. Feliz é aquele que suplanta os obstáculos que surgem no caminho de todo discípulo que deseja aprender a orar! Felizes os discípulos que, uma vez conscientes de que sua biografia existencial precisa trilhar os caminhos da oração, procuram diligentemente por alguém que os ensine a praticá-la!

O capítulo 11 do Evangelho Segundo Lucas mostra-nos uma pessoa que, tendo sido anonimamente descrita como um dos seguidores de Jesus, abriu os seus lábios para clamar, não apenas para si, mas em favor de todos os seguidores de Cristo que o acompanhavam, dizendo: “Senhor, ensina-nos a orar” [Lucas 11:1].

O aprendiz da oração necessita de uma inspiração, de um mentor que lhe desperte qual o melhor caminho a ser percorrido na maravilhosa jornada desse importantíssimo aprendizado. Com aquele discípulo de Cristo não foi diferente, pois o seu desejo de aprender a orar foi despertado, muito provavelmente, após ter presenciado Jesus praticando a oração. Isto pode ser confirmado com o que está escrito no texto de Lucas 11:1, que nos diz o seguinte: “estava Jesus orando em certo lugar”. Muito possivelmente, essa não foi a única vez que aquele discípulo viu Jesus orando!

Qual teria sido a oração que Jesus praticou naquele momento que, por seu singular conteúdo, despertou naquele discípulo o desejo de fazer aquele oportuno pedido: Senhor, ensina-nos a orar? Que palavras Jesus usou naquela oração? Que súplicas Ele apresentou ao Pai? Não sabemos ao certo! Contudo, existe algo que podemos concluir: O convívio de Jesus com os Seus discípulos foi o elemento catalizador que despertou neles o desejo de aprender a praticar a oração!

Oremos persistentemente para que sejamos exímios praticantes da oração e para que sigamos os passos do divino mestre e nos tornemos em catalizadores, que despertam nos outros o desejo de aprender a orar de forma mais verdadeira, significativa e relevante!

A. M. Cunha