sábado, 14 de março de 2015

UM VISLUMBRE DA CASA DE CORNÉLIO


O poder de uma reunião está Naquele que está presente: Jesus Cristo! A Bíblia diz: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mateus 18:20). Esta presença é o que se pode denominar de presença em manifestação, o que significa dizer que o Senhor Jesus Cristo, que sempre está presente por ser onipresente, agora tem Sua presença tornada conhecida pelos que estão em reunião em torno do Seu nome. Estar reunido em torno do nome de Cristo é estar reunido em torno de um chamado, o chamado feito por Ele!
Vejamos a narrativa bíblica da conversão de Cornélio que ocorreu numa reunião onde estavam Pedro e a família de Cornélio. Aquela não foi uma reunião qualquer, mas uma reunião a partir de um chamado.
A Bíblia diz que Pedro, após ter tido uma visão, foi chamado para acompanhar algumas pessoas. Veja o que a Bíblia diz: “Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.” (Atos 10:19-20). Pedro discerniu tão claramente que Deus o estava chamando, a ponto de declarar o seguinte, assim que chegou a Casa de Cornélio: “por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: por que razão me mandastes chamar? Como se pode ver, Pedro declara que estava presente naquela casa porque foi chamado.
Deus também moveu o coração de Cornélio, e o fez com tal intensidade a ponto de deixá-lo inquieto. Esta inquietação somente cessou quando ele e toda a sua família reuniram-se com Pedro. Observe suas palavras: “Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor. (Atos 10:33).
E o que aconteceu naquela reunião? Não quero estender-me muito, mas apenas recomendar que você leia todo o capítulo 10 do livro de Atos dos Apóstolos. Tenha, porém, especial atenção para o versículo que diz: “Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. (Atos 10:44).
Toda reunião em nome do Senhor Jesus é, e deve ser, uma reunião onde pessoas chamadas se encontram para dar e receber algo mui precioso: A presença de Deus!
A. M. Cunha


Gravura extraída de http://www.editoriallapaz.org/cornelio-recursos.html

sexta-feira, 13 de março de 2015

AS DUAS DÁDIVAS DO AMOR

O apóstolo João compreendia como poucos o efeito multiplicador do amor. De acordo com este apóstolo, conhecemos o amor, não apenas quando contemplamos o “ato de amar” na vida de alguém, mas quando percebemos que este “ato de amar” desperta na vida daquele que é amado o desejo de também praticar “atos de amar”. Tal princípio pode ser visto nas seguintes palavras do apóstolo João: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. (I João 3:16).

O amor, na teologia do apóstolo João, é manifestado a partir de duas importantes dádivas promovidas por aquele que ama, a saber, 1) dar a própria vida; e 2) dar vida.

A primeira dádiva do amor impele aquele que ama a dar “a própria vida” pelo amado, ou seja, dar a si mesmo, oferecendo, voluntaria e graciosamente, toda a energia da vida em favor daquele que é amado, mediante a prática de intensos e profundos atos de bondade. Os textos a seguir expressam este importante aspecto do amor: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. (João 10:11) e “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. (João 15:13).

A segunda dádiva do amor impele aquele que ama a “dar vida ao mundo”, ou seja, dar vida àquele que não a possui. Este “dar vida ao mundo” refere-se a conceder ao mundo a aptidão para desfrutar a plenitude da vida que pertence a Deus, significando, portanto, dar a vida de outro, no caso Deus, para aquele que não a possuía. São estas as palavras do apóstolo: “Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. (João 6:33).
A. M. Cunha


Gravura extraída de http://www.semeandovida.org/2008/05/2-joao_26.html

quinta-feira, 12 de março de 2015

ORANDO DIANTE DO ESPELHO

Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face.

I Coríntios 13:12

O espelho dos tempos bíblicos não possuía o mesmo poder de reflexão dos espelhos modernos. Por serem geralmente feitos de bronze polido, seu poder de reflexão era limitado, de modo que a imagem nele refletida não era muito nítida. É exatamente por isso que o texto bíblico diz: “vemos (...) em espelho, obscuramente”.
Atualmente, os espelhos promovem um exato reflexo da nossa imagem. Mas os espelhos não são capazes de refletir o nosso interior. No entanto, é possível aproveitar a imagem refletida no espelho para pensarmos cuidadosamente sobre quem éramos, quem somos e em quem estamos nos tornando.
Quero sugerir um exercício espiritual para você praticar nesta semana:
  • Separe um momento especial para ficar diante de um espelho. Feche os seus olhos e faça uma breve oração, pedindo a Deus para que você, assim que abrir os olhos, possa ver quem você realmente é.
  • Olhe firmemente para a imagem refletida, procurando penetrar nos seus próprios olhos e pensar um pouco sobre sua vida. Após, ainda olhando para o espelho, ore a Deus apresentando sua própria vida diante de dEle.
  • Faça uma oração de gratidão a Deus, sabendo que um dia você verá a Deus face a face. Peça que Ele o ajude a ser a pessoa que você deve ser e a fazer o que você deve fazer como representante de Deus na terra.

A. M. Cunha
Para ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=qiDkEMQBfWI

ADORAÇÃO EM UNIDADE


VENCENDO A IRA SUSCITADA POR PALAVRAS DURAS