terça-feira, 19 de agosto de 2014

O PADRÃO DE ENSINO DO NOVO TESTAMENTO

O padrão de ensino no Novo Testamento foi modificado pelo Senhor Jesus. Observemos que o padrão de ensino do Velho Testamento podia ser resumido na seguinte sentença: “estas minhas palavras [...] Ensinai-as a vossos filhos”. O Novo Testamento, porém, apresenta um novo padrão, que pode ser resumido com as seguintes palavras: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.”

A diferença dos padrões é significativa, embora se nos apresente de forma muito sutil. No Velho Testamento, buscava-se ensinar a Palavra anunciada por Deus. No Novo Testamento, porém, o foco foi modificado para, não apenas ensinar as coisas ordenadas pelo Senhor Jesus, mas para ensinar a “guardar” as coisas que o Senhor ensinou. Não se trata de meramente reproduzir os ensinos de Jesus, mas de apontar caminhos pelos quais os discípulos possam “guardar” todas as coisas que Jesus ensinou.

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.”
Deuteronômio 11:18-19

“ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Mateus 28:20

A. M. Cunha