domingo, 13 de novembro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 13

O primeiro versículo do capítulo 13 do Evangelho Segundo Marcos contém uma expressão muito interessante: “Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos”. Uma espiritualidade superficial poderá ser capaz de nos preparar para sabermos o que devemos fazer quando entramos no templo. Contudo, uma importante, crucial e instigante pergunta deve ser cuidadosamente enfrentada pelos discípulos de Cristo: Realmente sabemos o que devemos fazer quando saímos do templo?

Os versículos de 3 a 36 do capítulo 13 do Evangelho Segundo Marcos contém um conjunto de revelações proféticas que foram proferidas quando Jesus saiu do templo. O que se espera, como uma condição de normalidade da vida espiritual, é a existência de revelações que são proferidas quando entramos no templo! O texto de hoje, contudo, mostra que um importante conjunto de revelações proféticas foi proferido por Jesus assim que Ele saiu do templo. A narrativa do capítulo 13 do Evangelho Segundo Marcos possui um conteúdo profético muito interessante, cujo propósito era preparar os discípulos para o que eles haveriam de enfrentar no futuro. Naquela ocasião, Jesus anunciou aos Seus seguidores que os últimos dias seriam o palco para os seguintes acontecimentos:

 

[Em primeiro lugar] O surgimento de falsos mestres, cujo propósito será enganar sorrateiramente os seguidores de Cristo, fazendo com que eles se desviem do caminho reto e sejam dominados pelo erro e pelo pecado [versículos 6, 21 e 22];

[Em segundo lugar] O surgimento de guerras e rumores de guerras, terremotos e fome [versículos 7 e 8];

[Em terceiro lugar] O surgimento de uma implacável perseguição contra os seguidores de Cristo, inclusive no ambiente familiar [versículos 9, 11 a 13];

[Em quarto lugar] O surgimento de sinais extraordinários nos céus [versículos 24 e 25]; e, por fim;

[Em quinto lugar] O retorno de Cristo! Isto mesmo, Cristo voltará novamente [versículos 26 e 27]!

 

Todas estas coisas foram profeticamente anunciadas por Jesus. O evangelista Marcos registra as seguintes palavras de Jesus: “Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito” [Marcos 13:23].

Voltemo-nos, agora, à pergunta anteriormente formulada: Realmente sabemos o que devemos fazer quando saímos do templo? O texto bíblico responde de forma contundente: “vigiai e orai” [Marcos 13:33]. Oração e vigilância espiritual não são tarefas que devem ser praticadas unicamente quando estamos no templo. Também devemos praticá-las quando estamos fora do templo, e isso, com mais intensidade e com um acurado sentimento de perseverança!

Há, porém, algo revelado nas entrelinhas deste precioso capítulo que revela algo mais que devemos fazer: Mas é necessário que primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações.” [Marcos 13:10]. Assim, temos uma magnífica revelação acerca do que devemos fazer quando saímos do templo: pregar, orar e vigiar! Esta prática promoverá um extraordinário impacto em nossa geração!

Contudo, devemos ter especial atenção, pois pregar envolve muito mais do que falar; envolve viver o que é pregado, tão intensamente quanto possível e nas mais variadas circunstâncias da vida! As verdades do evangelho de Jesus Cristo devem ser o objeto de nossa pregação e o modelo a partir do qual nós devemos expressar a vida cristã!

Assim, sob a luz das Escrituras, nós devemos viver conforme as diretrizes do Evangelho de Jesus Cristo, de modo que possamos afirmar: Nós vivemos como vivemos porque o Evangelho aponta o caminho, ele inspira o nosso estilo de vida! Quem vive conforme o fluxo do Evangelho, nada pode pregar senão o próprio Evangelho, pois o Evangelho de Jesus Cristo é, a um só tempo, o marco teórico da nossa pregação e a diretriz final para o nosso estilo de vida!

A. M. Cunha