quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

REINO DE DEUS: SEMENTE E FRUTO

TEMA: A TERRA POR SI MESMA FRUTIFICA
Mensagem liberada aos irmãos em Brasília na SGAS 915
“Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.” Marcos 4:26-29
O capítulo 4 de Marcos é um dos mais belos retratos do Reino de Deus. Sabemos que a semente é a PALAVRA DE DEUS.

I – QUATRO TIPOS DE PESSOAS (vv. 14-20):

a) Beira do caminho: Satanás rouba a mensagem;
b) Meio das pedras: Por não terem raízes, desistem quando vem o sofrimento e as perseguições;
c) Meio dos espinhos: A mensagem é sufocada pelas atrações do mundo;
d) A boa terra: Ouvem, crêem e frutificam.

II – ENTENDENDO O MILAGRE DA BOA TERRA (v. 22, 26-32):
A lamparina do Espírito é acesa para trazer revelação das coisas ocultas. QUE REVELAÇÃO NOS É TRAZIDA NESTE TEXTO, ACERCA DA BOA TERRA? É PRECISO COMPREENDER O REINO. COMO PODEMOS ENTENDÊ-LO: PELA SEMENTE E FRUTO.

ENTENDENDO O REINO PELA SEMENTE (vv. 26-29):
a) O REINO É UMA ATIVIDADE (v. 26): A semente é mesclada com a terra: A semente é a Palavra e a terra somos nós. Devemos mesclar a nossa vida com a Palavra. Somente assim seremos BOA TERRA.

b) A TERRA POR SI MESMA FRUTIFICA (v. 28): Não sabemos como, mas a semente germina. Ex. Luizito, Antônia.

c) O REINO É UM CAMINHO (v. 28-29): Somos chamados para crescer: planta, espiga e grãos. Caminhamos para a maturidade. Irmãos, é preciso amadurecer.

ENTENDENDO O REINO PELO FRUTO (vv. 30-32):
a) O REINO É O ABRIGO DOS MENORES (v. 31): O Reino é o seu lugar ideal. Os menores se sentem abrigados no Reino. Você está amargurado pela vida, ferido pelas adversidades, consumido pela frustração? O Reino é o seu lugar!

b) A FORÇA ACOLHEDORA DOS MENORES (v. 32): Quem é você? Você é uma pessoa vocacionada para ser um grande ramo. Deus fará de você um grande ramo. Para quê? Para acolher os que desejam ter uma família. Deus chama você para ser um grande ramo.

III – O QUE EU E VOCÊ PRECISAMOS PARA COMEÇAR A VIVER A VIDA DO REINO (vv. 35-39):
Precisamos da quietude do Senhor em nossas vidas. Quando estamos rodeados pela tempestade, quando ondas de morte nos cercam, não podemos perder a esperança de que Nosso amado Salvador há de se levantar para declarar: "Acalma-te". De acordo com o capítulo 4 do Evangelho de Marcos, o Reino começa com semente e conclui-se com quietude! Maravilhoso o Reino de Nosso Salvador Pessoal!

Em Cristo e por Seus interesses.

domingo, 4 de janeiro de 2009

O CAMINHO DAS NUVENS


O CAMINHO DAS NUVENS REVELA O PODER DA COMUNHÃO

Mensagem liberada aos irmãos em Brasília na SGAS 915

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.” [Salmos 133:1-3]

O Salmo 133 revela que o Senhor deseja ver sua igreja unida [João 17:11]. Este desejo é possível. Este desejo é viável. Este desejo é palpável. Este desejo é visível. Tudo porque ... existe o caminho das nuvens!

Pode-se definir nuvens como o aglomerado formado por gotas d’água, minúsculas partículas de gelo, unidas a partículas de pó e outras substâncias presentes na atmosfera. Geralmente posicionadas a grandes altitudes. As nuvens estão classificadas em três tipos: altas, médias e baixas. As nuvens são aglomerações elevadas: Todos aqueles que nasceram de novo também são assim. São mais do que criaturas, são seres elevados, são filhos de Deus! As nuvens podem provocar sombra, refrigério, chuva gostosa, ou podem provocar chuvas fortes, neve, granizo e até trovoadas: Os seres humanos também são assim. Podem trazer refrigério, sombra, chuva agradável ou podem trazer chuvas fortes, neve, granizo e trovoadas.

Davi compara a união do povo de Deus com o caminho das nuvens. Não nos esqueçamos de que Sião simboliza a igreja, o povo de Deus – o ambiente onde o Senhor ordena a Sua Bênção para sempre [v. 3]. Num certo sentido, pode-se dizer que a igreja é um lugar de bênção. Nós somos os agentes de Deus na promoção da bênção. Tudo porque nós somos como que as nuvens que Deus coloca em Sião.

Nosso Deus faz gerar a vida em Sião [v. 3]. Como esta bênção é produzida? A Bíblia diz que o orvalho do Hermom desce sobre os Montes de Sião. O texto bíblico pode passar despercebido caso não se atente para o seguinte fato: O Monte Hermom está distante dos Montes de Sião por aproximadamente 180 km. Como então é possível que o orvalho do Monte Hermom desça sobre os Montes de Sião? A resposta é uma só: Nosso Deus, pelo força de uma corrente de vento que parte para o sul, “arranca” as nuvens do Monte Hermom e gentilmente as conduz aos Montes de Sião! Somente assim, a vida chega aos desertos de Sião. Que maravilhosas lições podem ser apreendidas por nós a partir dessa ação geográfica que, de forma poética, foi utilizada por Davi para expressar a unidade do povo de Deus?

O QUE MOTIVOU O SENHOR A ARRANCAR AS NUVENS DE MONTE HERMOM?

I – DEUS SABE QUE CADA NUVEM TEM EM SI ALGO QUE É VITAL PARA SIÃO. A nuvem só existe porque existem gotas d’água dentro de si. Se não fosse assim não existira nuvem. Cada um de nós tem orvalho, e é isso que devemos transmitir aos nossos irmãos. Deus sabe que cada um de nós tem algo que é vital para os nossos irmãos!

II – A EXISTÊNCIA DO VENTO VOLTADO PARA SIÃO: O vento sopra em direção a Sião, e a nuvem não tem vontade própria, mas nasceu para deixar-se conduzir pela força do vento. Portanto, é o vento que conduz a nuvem para os Montes de Sião. O vento é um símbolo do Espírito Santo, e é Ele que nos conduz para os terrenos áridos da existência humana, onde teremos condição de transmitir a vida do Reino de Deus para aqueles que sofrem por estarem distante de Deus!

III – DEUS TEM CONSCIÊNCIA DE QUE UMA NUVEM QUE CAMINHA É UMA NUVEM PRODUTORA DE ORVALHO. A direção certa de uma nuvem que caminha é um lugar aquecido capaz de gerar orvalho. Os montes de Sião extraem o melhor das nuvens que saem das regiões do Monte Hermom. E uma vez estando na região dos Montes de Sião, aquelas nuvens, imprestáveis e inservíveis no Hermom, agora tornam-se valiosas dádivas

A. M. Cunha