domingo, 17 de julho de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 20

A arte de fazer perguntas pode ser uma prática muito importante e quase indispensável para a aquisição de conhecimento, como também como pode ser uma mórbida e cruel prática, desde que possua como exclusivo propósito derrotar os adversários que se encontram em debate. Quem pergunta para aprender revela, a partir dos seus questionamentos, o tesouro de humildade que habita em seu coração. Quem, por outro lado, pergunta com o específico propósito de derrotar seu oponente revela quão amargo e cruel é o seu coração.

O capítulo 20 do Evangelho Segundo Lucas apresenta um episódio onde um grupo de sacerdotes e escribas, juntamente com os anciãos, aproximaram-se e fizeram a seguinte pergunta para Jesus: “Dize-nos: com que autoridade fazes estas coisas? Ou quem te deu esta autoridade?” [Lucas 20:2]. Jesus estava dentro da casa religiosa dos sacerdotes e escribas, o templo de Jerusalém, ensinando e evangelizando, quando Lhe fizeram esta pergunta [Lucas 20:1]! O contexto nos dá conta de que o propósito desses questionamentos não era a obtenção de conhecimento, mas uma mórbida tentativa de criar embaraços no caminho de Jesus, desafiando Sua autoridade.

O Evangelho Segundo Lucas torna evidente o fato de que a autoridade de Jesus já era largamente reconhecida em Israel, pois muitos “se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade” [Lucas 4.32]. O próprio Jesus, por exemplo, já havia demonstrado Sua autoridade curando um paralítico em Cafarnaum [Lucas 5.24]. O tipo de autoridade que Jesus possuía era celestial, e Ele a exercia, não com tirania ou crueldade, mas com mansidão e humildade de coração!

Quanto a Sua autoridade, Jesus não se preocupava em defendê-la, Ele simplesmente a exercia enquanto curava, ensinava, expulsava demônios, evangelizava e salvava os perdidos! Portanto, a autoridade de Jesus não precisava ser defendida, pois Ele simplesmente vivia Sua autoridade diante de todos! A atividade que Jesus estava desempenhando no templo na ocasião em que Lhe fizeram aquelas perguntas era uma atividade de dupla natureza. O texto de Lucas 20:1 afirma que Jesus estava no Templo ensinando o povo e evangelizando. Podemos classificar esta atividade como sendo uma atividade para dentro e uma atividade para fora. Na condição de atividade para dentro, Jesus estava ensinando o povo. Na condição de atividade para fora, Ele estava evangelizando. Afirmamos que o ensino era uma atividade para dentro, porque Jesus, com essa atividade, promovia a edificação do povo. Era, portanto, uma atividade interna, pois fazia o povo crescer em qualidade! Por outro lado, afirmamos que a evangelização era uma atividade para fora, porque Jesus, com essa atividade, promovia a expansão do Seu ministério. Era, portanto, uma atividade externa, pois promovia o crescimento quantitativo dos Seus seguidores!

Por estar unicamente focado em exercer Sua autoridade e não em defendê-la, Jesus, de acordo com a narrativa do capítulo 20 do Evangelho Segundo Lucas, não respondeu à pergunta que lhe havia sido feita! Ao contrário, Ele ofereceu outra pergunta aos seus questionadores, cujo propósito era tornar evidente o que estava no coração daqueles que lhe haviam feito a pergunta acerca da Sua autoridade. O evangelista Lucas narra a pergunta de Jesus com as seguintes palavras: “Também eu vos farei uma pergunta; dizei-me: o batismo de João era dos céus ou dos homens? Então, eles arrazoavam entre si: Se dissermos: do céu, ele dirá: Por que não acreditastes nele? Mas, se dissermos: dos homens, o povo todo nos apedrejará; porque está convicto de ser João um profeta. Por fim, responderam que não sabiam. Então, Jesus lhes replicou: Pois nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas” [Lucas 20.3-8].

A narrativa que acabamos de abordar, portanto, revela uma triste página da história humana. Quando o assunto é a autoridade de Cristo, muitos estão totalmente focados em tentar desacreditá-la, pois o seu propósito é viver uma vida sem ter que prestar contas Àquele que possui toda a autoridade no céu e na terra: Jesus Cristo! Aqueles, porém, que amam a Cristo, buscam viver em intimidade com Ele e estão muito à vontade com a Sua autoridade! Uma vez que Cristo possui toda a autoridade no céu e na terra, os verdadeiros discípulos procuram viver de acordo com tudo aquilo que Ele ensina. Os verdadeiros discípulos sabem que a autoridade de Cristo requer que os Seus seguidores tenham intimidade com Ele e Lhe prestem obediência!

A. M. Cunha