domingo, 27 de outubro de 2013

AS MARCAS DE UMA IGREJA QUE SE ENCONTRA COM CRISTO


24 Grande multidão o seguia, comprimindo-o. 25 Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26 e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27 tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? 31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? 32 Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. 33 Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.”
Marcos 5:25-34

INTRODUÇÃO: Os evangelhos são um vigoroso relato da vida e obra de Jesus. Se desejarmos conhecer sobre Cristo é muito importante que leiamos várias vezes os evangelhos. O evangelho de Marcos é, dos quatro evangelhos, o relato mais antigo que possuímos sobre a vida e a obra de Jesus. O começo deste evangelho é simplesmente maravilhoso! Ele diz:

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.”
Marcos 1:1

Este evangelho não se ocupa com notas biográficas acerca de Jesus, tanto é assim que não vemos neste evangelho nenhuma narrativa acerca do nascimento e da infância de Jesus. No entanto, vemos uma abundância de narrativas voltadas a descrever os atos de Jesus. O evangelho de Marcos dedica-se, muito mais, aos atos de Jesus do que aos discursos que Ele proferiu. Neste sentido, este evangelho parece transmitir-nos a seguinte mensagem: Queres conhecer Jesus? Observe atentamente o que Ele realizou!


NOTA: Quando Marcos nos apresenta a pessoa de Jesus, à medida que descreve Seus atos terrenos, ele nos faz perceber que todos os atos de Jesus foram praticados a partir de Sua interação com muitas pessoas. O texto que lemos nos apresenta um importante exemplo dos vários tipos de pessoas com os quais Cristo se relacionava.

Quatro tipos de personagens interagem com Cristo no texto que lemos:

a)     O primeiro tipo está representado pela multidão;
b)    O segundo tipo está representado pela mulher;
c)     O terceiro tipo está representado pelos discípulos;
d)    O quarto tipo está representando ..... bem, deste tipo falaremos depois.

Nossa atenção se voltará, nesta noite, sobre que tipo de personagem está representado pela mulher relatada no texto.

As Escrituras nos apresentam a seguinte realidade: A mulher é amplamente apresentada como uma figura da igreja. Assim, a partir do texto que lemos, podemos identificar quais tipos de pessoas integram a igreja de Cristo.

I – A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS QUE SURGEM DA MULTIDÃO (v. 24). No meio da multidão podemos ver todo tipo de pessoas: boas – más, violentas – pacíficas, saudáveis – doentes, com a alma em descanso – com a alma em angústia. Isto significa que Jesus está à procura de todos. Não existe uma única pessoa que não seja alvo do amor de Deus;

II – A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS QUE ENCONTRAM NAS DIFICULDADES UMA OPORTUNIDADE PARA SE ENCONTRAREM COM CRISTO (v. 25). No entanto, em que pese Jesus voltar-se para todo tipo de pessoas, vemos naquela mulher um importante exemplo para nós: Ele utilizou suas angústias e suas dificuldades como ponte para encontrar-se com Cristo;

III – A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS QUE NÃO DESISTEM APESAR DE TEREM TOMADO DECISÕES QUE NÃO FORAM BEM SUCEDIDAS (v. 26). O texto deixa evidente que aquela mulher “muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior”; Padecera – (do grego Pascho: “ser afetado, ter sido afetado, sentir, ter uma experiência sensível, passar por”). Despendido – (Significa, não apenas dissipar, gastar, consumir, tem também o sentido de fazer despesas). Esta mulher poderia achar que suas expectativas se foram, que não havia mais esperança. No entanto, é para tais pessoas que Cristo se move em santa expectativa!

IV – A IGREJA É FORMADA POR PESSOAS QUE APROVEITAM AQUILO QUE OUVEM ACERCA DE CRISTO (v. 27). Aquela mulher ouvir falar de Jesus! Todas as coisas que ela ouviu a respeito de Cristo foram como o gatilho para a sua fé. Ela se aproveitou de cada detalhe! Tudo o que nos diz respeito a Cristo é importante para nossa vida. Tudo nEle e dEle é boa notícia: Por isso que Marcos nos diz no início deste livro: “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” (Marcos 1:1). Isto nos transmite a seguinte mensagem: Em Cristo, estamos apenas no princípio das boas novas. Isto é apenas o começo! Em Cristo nós vivemos um eterno: Tem mais!
13 Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. 14 Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.”
Salmos 27:13-14


Mas existe um quarto tipo de pessoa que interage com Cristo nesta passagem. Não estou falando da multidão, da mulher ou dos discípulos. Refiro-me a Jairo. Ele tem uma virtude: continuou perto de Cristo, mesmo quando parecia que Cristo o havia esquecido. Qual a vantagem de Jairo: Ele presenciou tudo o que Jesus fez com a mulher e tudo o que Jesus falou com ela. Todas aquelas palavras foram encorajadoras para ele.