quarta-feira, 17 de julho de 2019

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE JOÃO – Capítulo 16


É extremamente importante desenvolver um adequado relacionamento com a verdade e com Cristo e um apropriado afastamento para com o pecado! Mas, será se existe em nós, e a partir de nós, alguma habilidade natural que nos capacite e habilite a nos relacionarmos adequadamente com a verdade e com Cristo e um apropriado afastamento para com o pecado? A resposta é um sonoro e eloquente não! Nenhuma habilidade inata poderá capacitar-nos e habilitar-nos a desenvolvermos um adequado relacionamento com a verdade e com Cristo e um apropriado afastamento para com o pecado! Jesus, no entanto, nos aponta o caminho, ou melhor, a Pessoa responsável por nos conceder tais capacidades e habilidades: O Espírito Santo! Ele já fora apresentado no Capítulo 14 do Evangelho Segundo João. Agora, no capítulo 16, Jesus novamente anuncia a pessoa do Espírito Santo, desta vez para apresentar Sua missão, da qual extraímos três aspectos: O primeiro deles dá-se quanto ao pecado [João 16.8-11]; o segundo, quanto à verdade [João 16.13] e o terceiro, quanto à pessoa de Cristo [João 16.14].

[1] Sua missão quanto ao pecado é assim descrita por Jesus: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado [...] porque não crêem em mim;” [João 16.8-9];
[2] Sua missão quanto à verdade possui a seguinte configuração: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” [João 16.13];
[3] Sua missão quanto à pessoa de Cristo é assim descrita: “Ele me [Jesus] glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” [João 16.14].

Nesta linha de argumentação, é possível afirmar que o modo adequado de nos relacionamos com a verdade e com Cristo e de nos afastarmos do pecado pode ser assim delineado:

[1] Pecado: Devemos estar convencidos, pela ação do Espírito Santo em nós, de que o pecado é terrivelmente cruel para a nossa vida espiritual, razão porque devemos nos manter seriamente afastados dele;
[2] Verdade: Devemos ser guiados, pelo Espírito Santo, a toda verdade no que diz respeito à vida espiritual;
[3] Cristo: Devemos, mediante a influência do Espírito Santo, assumir uma postura de glorificação a Cristo em todos os aspectos de nossa vida.

Percebemos, portanto, que o Espírito Santo é quem nos capacita e habilita a nos relacionarmos adequadamente com a verdade e com Cristo e nos afastarmos do pecado. Tudo o que se disse até agora pode ser resumido no seguinte mandamento apostólico: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” [Gálatas 5.25].
A. M. Cunha