domingo, 12 de junho de 2022

EVANGELHO SEGUNDO LUCAS - CAPÍTULO 15

Quem já perdeu uma prova, o horário de um voo, um compromisso muito importante ou uma festa sabe, muito bem, quão desagradável é ter esta sensação. Algumas pessoas são tão competitivas que não admitem perder nem mesmo quando estão apenas brincando com os amigos. Há, porém, uma perda muito grave, que vai muito além da mera competitividade que alguns alimentam: Refiro-me à perda da própria alma. A Bíblia diz: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” [Marcos 8:36].

O capítulo 15 do Evangelho Segundo Lucas contém a narrativa de três parábolas que abordam o tema da perda. Neste capítulo, um cenário de perdas é cuidadosamente descrito por Jesus, de onde podemos extrair as seguinte narrativas: [a] Em primeiro lugar, vemos a narrativa acerca de um homem que possuía cem ovelhas e perdeu uma delas [Lucas 15:1-7]; [b] Em segundo lugar, encontramos a parábola acerca de uma mulher que possuía dez dracmas e perdeu uma delas [Lucas 15:8-10]; e [c] e em terceiro lugar, encontramos a narrativa acerca de um homem que possuía dois filhos e um deles abandonou sua casa até achar-se totalmente perdido em sua vida, enquanto o outro achou-se perdido dentro da própria casa [Lucas 15:11-32].

Sem dúvida, o cenário das perdas contido nestas parábolas é muito triste, principalmente se o nosso foco estiver centrado na dor da perda que dilacera a alma e é capaz de lhe afugentar quaisquer esperanças de reencontro. Porém, o cenário dessas parábolas foi cuidadosamente preenchido com o maravilhoso recheio da alegria do reencontro! O texto possui três versículos que comprovam o que acabamos de afirmar: [a] em primeiro lugar encontramos a seguinte afirmativa: “Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.” [Lucas 15:6]; [b] em segundo lugar, podemos ler o seguinte: “Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.” [Lucas 15:9]; e [c] e, por fim, o texto apresenta a seguinte declaração: “era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” [Lucas 15:32]. Todas estas parábolas são, a um só tempo, uma representação da dor sentida quando se perde uma alma e da alegria desfrutada quando a alma perdida é reencontrada!

O encontro da alma que se perdeu com o Cristo que a encontrou é uma maravilhosa interrupção na escalada da alma que perigosamente galopava para uma eternidade sem Deus e sem esperança. Esse maravilhoso encontro é uma demonstração da missão de Jesus Cristo, por isso o texto bíblico afirma: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” [Lucas 19:10]. Uma vez que esta é a missão de Cristo, isso significa que toda vez que um perdido é encontrado por Cristo, sua alma foi salva e ele começará a trilhar o mais fascinante projeto de vida: Viver a partir de Cristo, com Cristo e para Cristo, todos os dias da sua vida!

A. M. Cunha