terça-feira, 10 de novembro de 2009

EM BUSCA DA UNIDADE


Hoje me perguntaram se eu conhecia alguma oração na Bíblia que não foi respondida. Do outro lado da linha pude perceber um ar de surpresa com minha resposta. Sim, conheço uma oração sem resposta. Não se trata de uma oração qualquer. Não se trata de uma oração proferida por lábios manchados pelo pecado, por um coração egoísta, por uma mente tirana ou despótica. Esta oração não foi acompanhada por mãos sanguinárias sendo erguidas aos céus. Na verdade, esta oração foi proferida pelo Rei do Universo! Aqueles lábios acostumados a destilar o amor divino, agora sopravam ao céu uma súplica pelos muitos filhos de Deus que seriam gerados a partir da obra da cruz. Em sua súplica, o Senhor Jesus proferiu as seguintes palavras:

"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;"
João 17.20-22

No entanto esta súplica ainda não foi respondida. Basta olharmos para a cristandade espalhada pela terra para percebermos este angustiante fato. Sim, é lamentável como os cristãos são perseverantes na prática de condutas que violam a unidade. O apóstolo Paulo, compreendendo o valor da unidade e sua importância para o testemunho cristão, proferiu importantes recomendações aos discípulos de Cristo quando disse:

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.”
Efésios 4:1-6

Paulo fala de um andar humilde, manso e longânime. Ele apresenta o amor como suporte para a vida uns dos outros. A seguir, o apóstolo nos lança diante de uma importantíssima atividade: esforçar-se para preservar a unidade do Espírito. Em primeiro lugar, não se trata de nossa unidade. Não podemos falar em unidade de nosso gueto. A unidade é do Espírito. Ele dá a unidade e nós devemos preservá-la com diligência e esforço.

Sim, a oração de nosso Senhor não foi respondida. Não temos nos esforçado em preservar a unidade. Temos tudo para preservá-la, pois há um só corpo e um só Espírito. Fomos chamados numa só esperança. Oh! Temos tudo para preservar a unidade, pois há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus! Este Deus é Pai de todos, é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. Por que insistimos na quebra da unidade?

Talvez os céus precisem bradar com inigualável fervor: A oração de Cristo que ainda não foi respondida é aquela em que Ele suplica que sejamos um. E esta resposta depende unicamente de nós!

A. M. Cunha