sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

DÉCIMA SEXTA SEÇÃO – SALMO 119:124

Salmo 119:124 – “Trata o teu servo segundo a tua misericórdia e ensina-me os teus decretos.”  A Bíblia diz que “todos pecaram” [Romanos 3.23], por isso, “Não há justo, nem um sequer” [Romanos 3.10]. O salmista não é exceção a essa regra, pois ele compreendia que se Deus o tratasse de acordo com seus próprios méritos, ele seria condenado. Sabendo disso, ele clama pela misericórdia do Senhor. Os benefícios da misericórdia do Senhor podem ser vistos nas seguintes palavras do profeta Jeremias: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos” [Lamentações de Jeremias 3.22]. Assim, se formos alcançados pela misericórdia do Senhor, não seremos condenados como nossos atos merecem, pois ela é o escape de segurança dos servos de Deus. O salmista, porém, não recorre apenas para a misericórdia do Senhor. Em sua súplica, ele deseja ser ensinado nos Decretos divinos, pois a Palavra de Deus é a mais preciosa orientação para os filhos de Deus.
A. M. Cunha

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Sementes do Gênesis – [8]

“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” [Gênesis 5.24]

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.” [Hebreus 11.5]

O texto de Gênesis 5.24, quando analisado sob a luz de Hebreus 11.5, revela-nos que ninguém poderá andar com Deus, senão mediante a fé. É exatamente por isso que o autor da Carta aos Hebreus afirma que “Pela fé, Enoque [...] obteve testemunho de haver agradado a Deus”. É possível, portanto, discernir que aquele que verdadeiramente pretende andar com Deus buscará agradá-Lo enquanto caminhar.

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Que cristãos se levantem em nossa geração com o propósito de, pela fé, andarem com Deus, agradando-O, em tudo, enquanto caminham!
A. M. Cunha

#sementesdogenesis #AMCunha

Sementes do Gênesis – [7]

“Porém Noé achou graça diante do Senhor” [Gênesis 6.8]

Quão triste é a narrativa de Gênesis 6.1-13! Em primeiro lugar, Deus afirma: “O meu Espírito não agirá para sempre no homem, poie este é carnal” [Gênesis 6.3]. Depois se diz que “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” [Gênesis 6.5]. Por fim, diz-se que “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência” [Gênesis 6.11] e que “todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra” [Gênesis 6.12]. Que quadro desastroso! Mas há esperança no meio do caos! O texto bíblico diz: “Porém [...]” [Gênesis 6.8] Há uma maravilhosa força nessa! Ela soa como uma luz no fim do túnel! O texto bíblico diz: “Porém Noé achou graça diante do Senhor” [Gênesis 6.8]! Qual foi a história desse homem que achou graça diante de Deus? A Bíblia responde: “Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” [Gênesis 6.9]!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Deus nos chamou para sermos como Noé! A graça de Deus nos alcançou, e a partir dela recebemos o poder para sermos luz em nossa geração!
A. M. Cunha

#sementesdogenesis #AMCunha

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

DÉCIMA SEXTA SEÇÃO – SALMO 119:123

Salmo 119:123 – “Desfalecem-me os olhos à espera da tua salvação e da promessa da tua justiça.” O texto declara que o salmista mantém seus olhos fixos na salvação e na promessa da justiça divina. O sentido do texto aponta para o fato de que ele, muito embora sinta os efeitos doloridos do que parece ser uma demora divina, não esmorece ainda que os seus olhos venham a desfalecer! Uma análise superficial deste versículo pode dar a impressão de que o salmista está enveredando pela seara da murmuração. Este, porém, não parece ser o propósito do salmista, que crê profundamente em Deus e nas Suas promessas! Com humildade e profunda reverência, o salmista exerce seu direito de dizer: Oh Deus! Está doendo! Mas a expressão “Desfalecem-me os olhos” pode ser entendida, não como um desabafo ou mesmo uma murmuração do salmista contra o seu Deus, mas como uma declaração de que ele se manterá perseverante, apesar da aparente demora divina! É como se o salmista afirmasse para o seu Deus: Ainda que a minha espera por Tua salvação e por Tua justiça pareça ser muito demorada, a ponto de fazer com que meus olhos fiquem profundamente exaustos com a espera, ainda assim permanecerei confiante em Ti, ó Deus!
A. M. Cunha