sábado, 7 de janeiro de 2017

SÉTIMA SEÇÃO – SALMO 119:55

Salmo 119:55 – “Lembro-me, Senhor, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei.” Este precioso versículo possui três magníficas expressões: [a] “Lembro-me, Senhor, do teu nome”; [b] “durante a noite”; e [c] “observo a tua lei”. A primeira destas expressões, “Lembro-me, Senhor, do teu nome”, é uma descrição do hábito de lembrar-se dos feitos do Senhor e dos Seus extraordinários atributos, tais como: bondade, misericórdia, soberania, santidade, amor, etc. Na cultura hebraica, o nome é uma descrição da própria personalidade da pessoa, composta pelo que ela é [seus atributos] e pelo que ela faz [seus feitos]! A segunda das expressões, “durante a noite”, descreve o momento em que o salmista exercia o privilégio de lembrar-se do Nome do Senhor: Esta tarefa acontecia durante a noite! A noite, com valiosas exceções, faz a humanidade temer, pois é nela que se concentram os atos de violência e a humanidade entrega-se às paixões carnais. O salmista, porém, seguindo um curso contrário às inclinações da humanidade caída, fazia da noite o momento no qual se empenhava na prática da atividade de meditar na personalidade divina! Por fim, a terceira das expressões, “observo a tua lei”, é uma importante declaração de que a prática de meditações acerca de quem Deus é e do que Ele faz estimula o fiel a observar os mandamentos do Senhor! Isto significa que, quanto mais conhecemos a Deus, mais nos sentiremos motivados a observar a Sua Palavra!
A. M. Cunha

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

SÉTIMA SEÇÃO – SALMO 119:54

Salmo 119:54 – “Os teus decretos são motivo dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação.” Oh! Que doce expressão é esta contida neste Salmo! Os Decretos Divinos devem ser a inspiração dos cânticos do povo de Deus! Isto significa que os cânticos do povo de Deus devem ser essencialmente motivados e inspirados pela Palavra de Deus! O aguilhão da Palavra constantemente impulsionava o salmista a cantar ao Senhor da sua vida! A expressão “na casa da minha peregrinação” muito provavelmente faz referência à transitoriedade da vida humana. Por isso, o salmista, percebendo quão transitória era a sua vida nesta terra, intensificava seu conhecimento das Escrituras, fazendo delas a fonte inspiradora para os seus cânticos! Os servos de Deus não devem apenas ler ou estudar a Palavra de Deus, devem fazer Dela a inspiração para o seus cânticos!
A. M. Cunha

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

SÉTIMA SEÇÃO – SALMO 119:53


Salmo 119:53 – “De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei.” Quanto o salmista amava o Senhor! Sua alma envolvia-se em santa indignação ao contemplar as pessoas afastando-se da Lei do Senhor! Este tipo de indignação não era e jamais será um ato de julgamento, mas de angústia da alma ao contemplar a forma como as pessoas estavam tratando o seu destino eterno! A alma que assim se indigna suporta uma mistura de sensações, de um lado entristece-se pelos pecados que sorrateiramente vão dominando os que se afastam da Lei do Senhor, e de outro, suporta uma veemente apreensão por saber que o juízo de Deus é implacável para com aqueles que desprezam os Estatutos Divinos.
A. M. Cunha

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

SÉTIMA SEÇÃO – SALMO 119:52

Salmo 119:52 – “Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó Senhor.” A expressão “juízos de outrora” é uma referência aos registros bíblicos acerca das ações e ensinos de Deus na história do Seu povo! O zelo de Deus por Seu povo sempre será uma segura fonte de conforto para os Seus filhos. O consolo divino ultrapassa os limites do tempo, pois, no exato momento em que Deus ensina ou pratica ações em favor do Seu povo, já é possível desfrutar do consolo celestial! E não apenas isto, mas este mesmo consolo poderá ser desfrutado quando as gerações futuras lerem a respeito do que Deus ensinou ou praticou em favor do Seu povo! Assim, o divino consolo pode ser desfrutado, no tempo presente, pela geração atual e no tempo futuro, pelas próximas gerações! O apóstolo Paulo, compreendendo este importante princípio espiritual afirmou que “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” [Romanos 15:4].
A. M. Cunha

domingo, 1 de janeiro de 2017

SÉTIMA SEÇÃO – SALMO 119:51

Salmo 119:51 – “Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da tua lei.” São notáveis o empenho e a dedicação do salmista à Lei de Deus, mesmo tendo que enfrentar a zombaria das pessoas arrogantes! Observe que a zombaria não é esporádica, mas contínua! Quanto sofrimento e angústia o salmista estava suportando? Ainda assim preferiu manter-se firme no propósito de não se afastar da Lei do Senhor! Poderia até afastar-se dela e, com isso, evitar a zombaria, mas o seu amor pela Lei do Senhor não lhe permitiria tamanho ato de traição!
A. M. Cunha