sexta-feira, 17 de abril de 2015

[9] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA CIMA: MEDITANDO NA ESCRITURA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS
John Sttot entendia a meditação como uma combinação de estudo e oração. É, portanto, algo superior à leitura pura e simples da Escritura. O salmista parece sugerir que a meditação na Escritura é uma expressão do prazer que a alma humana desfruta ao encontrar-se com a Bíblia Sagrada: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” [Salmo 1.2]. Meditar de dia sugere envolver-se com a Escritura mesmo durante os afazeres diários, ao passo que meditar de noite aponta para um intencional contato com a Escritura após a lida diária. Isto significa que tudo o que a alma realiza, ela o faz sob a influência da Escritura.

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Durante esta semana procure desfrutar da Bíblia Sagrada, não apenas com uma leitura pura e simples. Selecione um texto para meditação, lembrando-se que a meditação sugere uma combinação de estudo e oração. Como nos ensinou John Sttot, Dê a si mesmo tempo para meditar. Não corra para pegar os comentários cedo demais. Faça a sua meditação própria, com a Bíblia aberta, de joelhos, usando a iluminação do Espírito”.
A. M. Cunha

quinta-feira, 16 de abril de 2015

NOTAS SOBRE A SALVAÇÃO PELA GRAÇA: EFÉSIOS 2:1-10


2.5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos,
[Aqui ocorre um reforço da ideia anunciada no versículo 1, qual seja, recebemos vida quando ainda estávamos mortos em nossos delitos e pecados]
2.6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
[A graça de Deus, descrita como possuindo “suprema riqueza” no versículo 7, não é apenas propositada, ou seja, tem o propósito de conceder-nos vida, mas é também posicional, na medida em que nos faz “assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”]
2.7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.
[Os efeitos duradouros da suprema riqueza da graça de Deus são demonstrados na expressão “para mostrar, nos séculos vindouros”. A graça divina, capaz de compartilhar a bondade celestial para conosco, não encontra sua origem em nós mesmos, mas “em Cristo Jesus”]
2.8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
[Toda a “bondade para conosco”, como dito versículo 7, tem sua origem “em Cristo Jesus”. Apropriamo-nos desta salvação, que é a vida divina em nós, “pela graça” “mediante a fé”. Esta tão grandiosa graça e a salvação dela decorrente não vem de nós mesmos, “é dom de Deus”!]
2.9 não de obras, para que ninguém se glorie.
[A expressão “não de obras” destaca a realidade de que o mérito humano não é responsável por atrair a graça divina e a salvação dela decorrente]
2.10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
[Muito embora as obras não tenham qualquer serventia para atrair a salvação, elas são extremamente úteis para demonstrar o caminho a ser percorrido por aquele que é salvo pela graça mediante a fé, por isso se diz “as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”]
A. M. Cunha

Gravura extraída de:


http://somenteacredite.blogspot.com.br/2012/04/pela-graca-sois-salvos.html

[1] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA CIMA: ABRINDO A ALMA PARA DEUS

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Os Salmos possuem expressões muito marcantes. Entre estas expressões podemos citar: “Na minha angústia, clamo ao Senhor” [Salmo 120.1]; “Os meus olhos desfalecem de aflição” [Salmo 88.9]; “de tristeza os meus olhos se consomem [Salmo 31.9]; “Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta [Salmo 69.3]; “Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, [Salmo 55.2]. Os Salmos são, muitas vezes, o registro das aflições da alma humana. A segurança da alma está em saber que pode recorrer ao Senhor, pois “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra.” [Salmo 34.19].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Escolha um dia nesta semana para abrir a sua alma diante de Deus. No entanto, você não o fará apenas orando. Quero encorajá-lo a escrever, a compor um Salmo. Faça deste salmo uma composição que expresse os seus sentimentos diante de Deus. Algum tempo depois de tê-lo escrito, uma semana por exemplo, faça uma cuidadosa leitura do salmo que você escreveu. Que Deus o abençoe!
A. M. Cunha

quarta-feira, 15 de abril de 2015

[2] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA CIMA: CONFIANDO EM DEUS


SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Quando o sofrimento alcança a alma, uma série de sentimentos e pensamentos negativos surge para sufocá-la. A angústia produzida por este sufocamento torna-se mais cruel quando a alma percebe que seu sofrimento tem origem nas pessoas que fazem parte do seu círculo íntimo de relacionamentos. José viveu esta nefasta experiência [Gênesis 37.27], porém, sua confiança em Deus conferiu-lhe a proteção que sua alma necessitava. Ele reconheceu que Deus era o grande arquiteto de sua jornada para o Egito, transformando, poderosamente, o mal em bem, com o propósito de conservar muita gente em vida [Gênesis 45.5 e 50.20]!

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Procure praticar uma atitude de contemplação espiritual quando estiver enfrentando situações de sofrimento. Isto significa que você deve procurar ver a beleza de Deus em todas as coisas [na natureza, nas circunstâncias, nas pessoas e até mesmo, no sofrimento]. Ver a beleza de Deus no sofrimento pode soar estranho aos nossos olhos. No entanto, lembre-se de que a maior demonstração de sofrimento foi experimentada por Cristo, quando da Sua crucificação. Porém, esta demonstração de sofrimento foi, também, a maior e mais profunda demonstração do amor divino para conosco. Assim, a beleza divina pode ser contemplada até mesmo no sofrimento. Portanto, deposite em Deus toda sua confiança, louvando a Deus por Ele ser o grande arquiteto de sua jornada espiritual. Aproveite para agradecer a Deus por todas as ocasiões em que Ele transformou o mal em bem.
A. M. Cunha

terça-feira, 14 de abril de 2015

[5] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA BAIXO: RESISTÊNCIA INTENCIONAL


SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Não nos enganemos, todo filho de Deus possui um adversário sagaz. Este adversário é ardiloso, pois ele constrói um emaranhado de ciladas contra os filhos de Deus [Efésios 6.11b]. Ele procura com sagacidade alguém para devorar [I Pedro 5.8b]. O servo de Deus, portanto, precisa trilhar um duplo caminho para derrotar tão ardiloso adversário: Sujeitar-se a Deus e resistir ao diabo. Esta dupla conduta provocará a fuga do adversário [Tiago 4.7].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Promova a intencional atitude de guardar a sua alma contra as ciladas do adversário. Aproveite cada dia para dedicadamente sujeitar-se a Deus em todas as suas atitudes, palavras e pensamentos. Diariamente, ao levantar-se, diga para si mesmo: Hoje, com a graça do Espírito Santo, disporei o meu coração para, intencionalmente, tornar-se aberto para a ação do Espírito Santo que me capacitará a resistir aos ataques e ciladas do meu adversário. Procure experimentar as atitudes do salmista descritas no Salmo 101: Disponha-se a viver cada dia para o Senhor, trilhando, na dependência do Espírito Santo, o caminho da perfeição; tenha coração sincero e não ponha coisa injusta nos seus olhos; afugente qualquer inclinação perversa do seu coração e não alimente qualquer desejo de conhecer o mal; não calunie o seu próximo, não alimente um olhar altivo e não estimule a soberba em seu coração.
A. M. Cunha


segunda-feira, 13 de abril de 2015

[7] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA DENTRO: INVESTIGANDO O AMOR PARA COM OS INIMIGOS

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

O senso de preservação e proteção da alma humana faz com que ela se afaste de determinadas pessoas às quais ela considera “inimigas”. A Escritura, apontando caminho profundamente oposto, ao ordena à alma que ore pelos que a perseguem e ame os seus inimigos. Observe o seguinte mandamento da Escritura quanto a este assunto: “Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar” [Provérbios 24.17]. A Escritura conduz a alma humana a praticar atos de bondade para com os seus inimigos ao dizer: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” [Romanos 12.20].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
Por mais difícil que possa ser, esforce-se por reconhecer pessoas em relação às quais você, secretamente, nutre um desejo de se alegrar ao vê-las em ruína ou tropeço. Tal sentimento esmaga a alma humana e a introduz em trevas mortais. Dedique-se à oração, suplicando ao Espírito Santo que derrame o amor de Deus em seu coração, para que você verdadeiramente ame esta pessoa.
A. M. Cunha