quarta-feira, 14 de abril de 2010

A HISTÓRIA DO BOM SAMARITANO


PENSANDO NA HISTÓRIA DO BOM SAMARITANO

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.” Lucas 10:30-37

Havia um homem que descia de Jerusalém seguindo para Jericó. Jerusalém simboliza o centro da vontade de Deus e Jericó simboliza o mundo. Aquele homem que descia é uma representação de todos nós. Esta passagem é um alerta, para que não desçamos do “centro da vontade de Deus”. Quais são as profundas lições que aprendemos nesta preciosa passagem?

I – QUANDO SAIMOS DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS ENCONTRAMOS A DESTRUIÇÃO

O versículo 30 possui uma clara advertência. Assim que saiu de Jerusalém com destino a Jericó, aquele homem “caiu” em mãos de salteadores. O ladrão vem para roubar, matar e destruir (João 10.10a). Estejamos atentos sempre que a alegria da salvação estiver desaparecendo de nossa vida. Estejamos atentos, sempre que feridas estiverem surgindo em nosso coração. Este é um sinal de alerta! Isto pode significar que estamos descendo do centro da vontade de Deus. Vigiemos nosso coração.

II – OS RELIGIOSOS NÃO TÊM NADA A OFERECER PARA AQUELES QUE SAEM DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Após ser atacado pelos salteadores, aquele homem foi abandonado pela religião. O sacerdote e o levita – representantes da religião judaica – abandonaram o homem à sua própria sorte. As ofertas religiosas do mundo são assim. Cartomantes, búzios, horóscopo, videntes, nada disto poderá saciar o sedento coração do homem que sai do centro da vontade de Deus.

III – CRISTO, O BOM SAMARITANO, É A MELHOR RESPOSTA PARA AQUELE QUE SAI DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Sempre que saímos do centro da vontade de Deus nos encontramos com o mundo (salteadores) e com a religiosidade (sacerdote e levita). Nada disso poderá suprir o sedento coração. Nossa vida não está fadada a terminar no versículo 32. Existe um versículo 33 na vida de cada pessoa. Cristo, o bom samaritano, surgirá como único caminho de vida. Quando o samaritano vem, Ele não apenas vê, mas Ele se compadece (versículo 33). Oh! Maravilhoso! E não apenas isso, Ele se aproxima, cuida das feridas e providencia uma hospedaria para que sejamos cuidados. Esta hospedaria é um símbolo da igreja. Cristo nos conduz à Sua igreja. A igreja recebe a seguinte ordem: “Cuida deste homem” (versículo 35). O bom samaritano, Cristo, vive hoje por intermédio de Sua igreja. Aqui também temos um desafio: cuidar de todos os nossos irmãos!

Amados irmãos, guardemos o precioso conteúdo desta história em nosso coração.