quarta-feira, 14 de abril de 2010

A HISTÓRIA DO BOM SAMARITANO


PENSANDO NA HISTÓRIA DO BOM SAMARITANO

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.” Lucas 10:30-37

Havia um homem que descia de Jerusalém seguindo para Jericó. Jerusalém simboliza o centro da vontade de Deus e Jericó simboliza o mundo. Aquele homem que descia é uma representação de todos nós. Esta passagem é um alerta, para que não desçamos do “centro da vontade de Deus”. Quais são as profundas lições que aprendemos nesta preciosa passagem?

I – QUANDO SAIMOS DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS ENCONTRAMOS A DESTRUIÇÃO

O versículo 30 possui uma clara advertência. Assim que saiu de Jerusalém com destino a Jericó, aquele homem “caiu” em mãos de salteadores. O ladrão vem para roubar, matar e destruir (João 10.10a). Estejamos atentos sempre que a alegria da salvação estiver desaparecendo de nossa vida. Estejamos atentos, sempre que feridas estiverem surgindo em nosso coração. Este é um sinal de alerta! Isto pode significar que estamos descendo do centro da vontade de Deus. Vigiemos nosso coração.

II – OS RELIGIOSOS NÃO TÊM NADA A OFERECER PARA AQUELES QUE SAEM DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Após ser atacado pelos salteadores, aquele homem foi abandonado pela religião. O sacerdote e o levita – representantes da religião judaica – abandonaram o homem à sua própria sorte. As ofertas religiosas do mundo são assim. Cartomantes, búzios, horóscopo, videntes, nada disto poderá saciar o sedento coração do homem que sai do centro da vontade de Deus.

III – CRISTO, O BOM SAMARITANO, É A MELHOR RESPOSTA PARA AQUELE QUE SAI DO CENTRO DA VONTADE DE DEUS

Sempre que saímos do centro da vontade de Deus nos encontramos com o mundo (salteadores) e com a religiosidade (sacerdote e levita). Nada disso poderá suprir o sedento coração. Nossa vida não está fadada a terminar no versículo 32. Existe um versículo 33 na vida de cada pessoa. Cristo, o bom samaritano, surgirá como único caminho de vida. Quando o samaritano vem, Ele não apenas vê, mas Ele se compadece (versículo 33). Oh! Maravilhoso! E não apenas isso, Ele se aproxima, cuida das feridas e providencia uma hospedaria para que sejamos cuidados. Esta hospedaria é um símbolo da igreja. Cristo nos conduz à Sua igreja. A igreja recebe a seguinte ordem: “Cuida deste homem” (versículo 35). O bom samaritano, Cristo, vive hoje por intermédio de Sua igreja. Aqui também temos um desafio: cuidar de todos os nossos irmãos!

Amados irmãos, guardemos o precioso conteúdo desta história em nosso coração.

2 comentários:

Valéria disse...

Olá. Li apenas o primeiro parágrafo da história do bom samaritano e me detive numa questão: o que é o "centro da vontade de Deus"? Estou em reflexão a respeito... para depois terminar de ler o texto... O que vc pensa acerca disso?

arimarinho.blospot.com disse...

O centro da vontade de Deus! Eis uma pergunta formidável. Estive pensando e orando a respeito de sua pergunta. Muitas vezes as palavras, simplesmente destilam de nossos lábios no frescor da revelação divina. Quando os irmãos nos perguntam sobre elas, somos conduzidos ao rio da oração e da meditação. Como tenho me enriquecido com tais questionamentos! A história de Lázaro possui lampejos nos evangelhos de forma muito sutil. No entanto, é o evangelho de João que apresenta uma narrativa mais densa sobre a vida de Lázaro. A doença, a morte e ressurreição de Lázaro é apresentada no capítulo 11. Mas é no início 12 do capítulo 12 que encontramos algo que pode ser apresentado como um resumo do que se pode chamar de “centro da vontade de Deus”. Esta é a vida pós-ressurreição. Nesta vida, temos 03 (três) importantes aspectos: 1) o serviço de Marta; 2) a adoração de Maria; e 3) o testemunho de Lázaro. Estes três aspectos parecem sugerir o centro da vontade de Deus. No serviço de Marta, vemos o amor aos outros. Na adoração de Maria, vemos o amor a Deus. No testemunho de Lázaro, vemos o chamamento para que outros se juntem ao rio do amor a Deus e aos outros. Este é o centro da vontade de Deus. Cristo é visto no amor aos outros, no amor a Deus e no testemunho. Assim, o centro da vontade de Deus é Cristo! A vontade de Deus foi manifestada em Cristo e por Cristo. Ele mesmo disse que o maior mandamento de Deus é “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 12.37-39. Esse amor a Deus e aos outros é o amor de Deus que foi derramado em nossos corações pelo Espírito santo que nos foi dado (Romanos 5.5). Eis o centro da vontade de Deus: Cristo em nós, manifestando o amor a Deus, aos outros e conduzindo nosso testemunho para introduzir muitos outros nesta jornada de vida. A Jerusalém terrena é apenas uma figura da vontade de Deus. No entanto, João 12.1-3 é uma bela abordagem de uma Jerusalém que vai da Jerusalém terrena, uma Jerusalém que se torna o centro da vontade de Deus. Esta abordagem pode ser melhor observada nas mensagens “Liberando os irmãos para o serviço” disponíveis neste blog. Um grande abraço. Obrigado por sua pergunta: ela me proporcionou uma rica oportunidade para reflexão.