terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [22]

“José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui.”

Gênesis 50.25

Breve análise:
Este texto nos apresenta um terceiro olhar de José. Já vimos que ele aprendeu a olhar para além de si mesmo, com o propósito de contemplar a estado da alma daqueles que estavam a sua volta. Vimos ainda, que ele aprofundou o seu olhar, aprendendo a interpretar sua história. Mas agora, vemos José olhando para o futuro, pautado tão somente na promessa de Deus. Observemos suas palavras: “Certamente Deus vos visitará” (Gênesis 50.25).

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Moisés, o autor do livro de Gênesis, afirma que José, confiando na promessa de Deus e, portanto, na certeza de que Deus visitaria Seu povo e os faria subir para a terra que prometeu dar a Abraão, Isaque e Jacó, fez com que os filhos de Israel prometessem que levariam seus ossos para esta Terra Prometida (Gênesis 50.24-25).

Reflexão:
José estava convicto de que os israelitas deixariam o Egito para habitarem na Terra Prometida. Tal convicção estava pautada na promessa de Deus aos patriarcas. A promessa de Deus foi a base pela qual José aprendeu a olhar para o futuro. Meu olhar para o futuro está pautado na promessa de Deus? Não posso, no entanto, confundir a promessa de Deus com meus desejos pessoais. O que desejo pode não ser a promessa de Deus para mim. Tenho a convicção de que o local onde posso discernir a promessa de Deus é a Palavra de Deus?

Oração:
Querido Deus, conduza o meu olhar para o futuro, porém, não sem antes pautá-lo em Tua promessa. Que a minha vida esteja pautada em Tua Palavra, pois nela está a Tua promessa.

A. M. Cunha