quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

DÉCIMA SEXTA SEÇÃO – SALMO 119:121

Salmo 119:121 – “Tenho praticado juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.” De acordo com o Salmo 33:5, Deus “ama a justiça e o direito”. O Salmo 89:14, por sua vez, anuncia que “a justiça e o direito são o fundamento” do trono de Deus. Estes dois versículos constituem uma pequena demonstração do caráter de Deus, que ama a justiça e o juízo, e faz deles o fundamento do Seu glorioso trono! O Salmo 119:121, por outro lado, revelam algo que o salmista diz de si mesmo: “Tenho praticado juízo e justiça”. A palavra hebraica traduzida por “juízo” é מִשְׁפָּ֣ט [mispat] no Salmo 119:121, é a mesma traduzida por “direito” nos Salmos 33:5 e 89:14. Assim, aquilo que Deus ama e é o fundamento do Seu trono, é o que o salmista declara que tem praticado em sua vida. Conclui-se, portanto, que o caráter de Deus estava sendo reproduzido na vida do salmista. Pautado nesta surpreendente afirmação, o salmista suplica ao Senhor que se interponha no seu caminho para protegê-lo dos seus opressores.
A. M. Cunha

segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

SEMENTES DO GÊNESIS [3]

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” [Gênesis 1.3]

O falar divino é um ato criador! Como afirma Timothy Ward em seu livro Words of life: “De acordo com a Bíblia, Deus cria falando”. O texto bíblico afirma: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” [Gênesis 1.3]. De acordo com o texto, o falar divino foi suficiente para que a luz viesse a existir. O autor da carta aos Hebreus concorda com este pensamento ao afirmar que “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus [...] [Hebreus 11.3]. Prosseguindo sua narrativa o autor revela que Deus lançou Sua Palavra sobre aquilo que era invisível. Observemos suas palavras: [...] o visível veio a existir das coisas que não aparecem” [Hebreus 1.3]. A Palavra de Deus é suficiente para criar, mesmo quando lançada sobre aquilo que é invisível!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: A Palavra de Deus é suficiente para trazer à existência aquilo que é invisível! Ainda que você atualmente se sinta “invisível”, este não será seu estado final, caso você viva sob a luz da Palavra de Deus! Que o Espírito de Deus desperte em você a firme convicção de que Deus, por Sua Palavra, é poderoso para trazer à existência aquilo que é necessário para que você obtenha uma vida espiritual de qualidade!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha

domingo, 24 de dezembro de 2017

SEMENTES DO GÊNESIS [2]

“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.” [Gênesis 1.2]

Uma “terra [...] sem forma e vazia”, repleta de “trevas sobre a face do abismo”, esta foi a matéria-prima utilizada por Deus no Seu ato criador. Todo artista faz uso dos melhores materiais para realizar o seu ato criador, pois materiais de qualidade duvidável podem ser facilmente descartados. Para Deus, porém, não existem materiais descartáveis. Seu Espírito, com precisão cirúrgica, identifica as águas sobre as quais pode pairar para liberar o Seu poder criador, mesmo fazendo uso de uma “terra [...] sem forma e vazia”! O caos não possui e jamais possuirá o poder de impedir o ato criador de Deus!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: O Deus criador está pairando o Seu Espírito sobre o caos e o Seu poder criador fará surgir um novo tempo que impactará a sua biografia para sempre! Prepare-se para contemplar o Deus criador escrevendo novas páginas na história da sua vida!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha

SEMENTES DO GÊNESIS [1]

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” [Gênesis 1.1]

A narrativa bíblica de Gênesis 1.1 apresenta a seguinte ordem dos acontecimentos: “Deus criou os céus e a terra”! Primeiro são citados “os céus”, depois, “a terra”. Essa ordem prevalece como princípio espiritual para as nossas vidas, pois devemos buscar em primeiro lugar o que é espiritual! Um destaque, porém, merece ser mencionado aqui: “a terra” também foi criada por Deus tanto quanto “os céus”. Isso significa que não podemos ser descuidados pensando que muitas das nossas conquistas “terrenas” não têm o dedo divino. Deus, na verdade, é a origem de muitas dessas conquistas!

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Que Deus dê a você o firme propósito de buscar em primeiro lugar aquilo que é espiritual [“os céus”], sem ser descuidado em cooperar com Ele na conquista daquilo que é “terreno”, com o propósito de glorificá-lo em todas estas conquistas!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha

SEMENTES DO GÊNESIS - INTRODUÇÃO

A expressão “bênçãos genesíacas” provoca-me muitas reflexões. Não, não se trata de um neologismo, pois a vocábulo “genesíaco” já existe! Seu uso é mais corriqueiro na genética, porém, seu significado compreende também o sentido de origem ou princípio, sendo, portanto, uma alusão a algo relativo ao Gênesis. O que quero dizer ao fazer uso da expressão “bênçãos genesíacas”? Refiro-me às bênçãos extraídas do livro de Gênesis! Tenho aprendido a ver o livro de Gênesis como o livro das sementes, pois nele estão presentes preciosas sementes, as quais são autênticos princípios bíblicos que são desenvolvidos ao longo de toda a narrativa das Escrituras Sagradas. Muitos desses princípios são maravilhosas bênçãos! Sendo assim, procurarei, nesta nova série de postagens, extrair alguns desses princípios para reproduzi-los como bênçãos para a presente geração. Meu desejo quanto a esta nova série de publicações era designá-la como “Bênçãos Genesíacas”, porém, optei por denominá-la de “Sementes do Gênesis”.
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha