sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NONA SEÇÃO – SALMO 119:67

Salmo 119:67 – “Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” O salmista, não apenas entendia o poder pedagógico da aflição, mas também entendia que, por vezes, a aflição era consequência dos caminhos errados que havia trilhado. O diploma do seu aprendizado na escola da aflição era a convicção de que deveria obedecer aos Mandamentos divinos! Quando o salmista afirma “mas agora guardo a tua palavra”, ele está fazendo uma veemente declaração de que, não apenas corrigiu os erros que lhe causaram aflição, mas aprendeu a trilhar os caminhos da obediência aos mandamentos divinos.
A. M. Cunha

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

NONA SEÇÃO – SALMO 119:66

Salmo 119:66 – “Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos.” Quão extraordinária fonte de bom juízo e conhecimento é a Palavra de Deus! O Espírito Santo, lançando mão das verdades reveladas nas Escrituras Sagradas, equipa o homem com juízo e conhecimento! Este versículo afirma que o acesso ao juízo e conhecimento opera-se mediante a fé, por isso se diz “pois creio nos teus mandamentos”! Portanto, o que se requer dos filhos de Deus para que se apropriem destas duas importantes virtudes cristãs é “crer nos mandamentos divinos”. Assim, de acordo com este Salmo, a fé introduz os filhos de Deus na virtuosa escola que lhes ensinará o bom juízo e o conhecimento!
A. M. Cunha

NONA SEÇÃO – SALMO 119:65

Salmo 119:65 – “Tens feito bem ao teu servo, Senhor, segundo a tua palavra.” Feliz é o homem que pode olhar para sua jornada e, com serenidade em seu coração, pode concluir que Deus marcou sua jornada com o bem! O Salmo 33:5 afirma que “a terra está cheia da bondade do Senhor”. O que nos falta, por vezes, é a sensibilidade para percebermos os abundantes rastros da bondade divina em nossa vida! O salmista, não apenas reconhecia a bondade do Senhor em sua vida, mas também percebia que esta bondade era fruto das promessas divinas contidas na Palavra de Deus!
A. M. Cunha