quinta-feira, 15 de maio de 2014

A MUTUALIDADE NA VIDA DA IGREJA

Todas as pessoas, inclusive você, necessitam de amparo, ajuda, apoio, abraço, aceitação, compreensão. Todos necessitamos de cuidado! A Bíblia possui uma palavra que é muito importante para todos nós: “apascentar”. De acordo com as Escrituras o apascentar é uma das atividades de nosso Senhor. São dele as seguintes palavras: “Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus.” [Ezequiel 34:15]. Uma importante realidade que devemos guardar em nosso coração é o fato de que, hoje, o Senhor apascenta o Seu rebanho por nosso intermédio.
Há um rebanho para ser apascentado: A igreja é este rebanho! Nós somos chamados para apascentar uns aos outros. Devemos, portanto, levar o rebanho a pastos verdejantes e a águas tranquilas, protegê-lo dos lobos vorazes e do inimigo. Apascentar é dar comida, água, proteção, cuidado e orientação ao rebanho, que é a igreja de Deus. A igreja é um ambiente onde o apascentar deve fluir em abundância.
No entanto, olhando para a nossa vida como igreja podemos perceber duas realidades. A primeira delas é que apenas alguns estão apascentando; e a outra, por outro lado, demonstra o fato de que muitos estão desejando ser apascentados. Porém, se continuarmos com estes dados, inquestionavelmente não será possível que todos sejam supridos com o apascentar. Quero, portanto, relatar o que está acontecendo conosco por causa desta forma com que a vida cristã tem sido vivenciada pelos cristãos de nossa era: Em primeiro lugar, percebemos que aqueles que assumem o compromisso de apascentar, não conseguem apascentar a todos. Por isso, estão sofrendo com um angustiante sentimento de culpa por acharem que não estão cumprindo sua tarefa no Corpo de Cristo. Noutra via, por causa do pequeno número de apascentadores, muitos daqueles que apenas desejam ser apascentados, não recebem o cuidado que precisam. Por isso, estão sofrendo com um sentimento de abandono e de solidão, sentindo-se desvalorizados como pessoas.
O quê está faltando então? A MUTUALIDADE. O Novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define mutualidade como: Qualidade ou estado do que é mútuo, reciprocidade, permutação, troca. Embora não seja fácil de praticar, tudo é muito simples: Devemos dar e receber. Assim, se todos estiverem dispostos a apascentar, todos serão cuidados mutuamente. Esta é a única forma que temos para, efetivamente, experimentar a mutualidade!
A. M. Cunha