quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (12)

Versículo:
“Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.”
Habacuque 3.2

Leitura sugerida: Habacuque 3:1-19

Breve análise:
O clamor de Habacuque por avivamento ecoou quando suas entranhas alarmaram-se com as declarações do Senhor acerca da iniquidade do Seu povo! Este avivamento envolveria duas realidades: A realidade da obra de Deus no meio dos homens e a realidade da misericórdia divina para com os perdidos!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho ouvido as declarações de Deus a respeito da iniquidade do meu coração? A ira de Deus tem provocado em minha alma o desejo por Sua misericórdia?

Oração:
Oh, Deus! Aviva a Tua obra e lembra-te da Tua misericórdia! Que a Tua graça faça do meu braço uma constante cooperação com a Tua obra e que o meu temor diante da Tua ira faça-me desejar ardentemente a Tua misericórdia!

A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (11)


Versículo:

“com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,”
Efésios 6:18
Leitura sugerida: Efésios 6:1-24

Breve análise:
Todo filho de Deus está vocacionado a ser um soldado cristão. Torna-se necessário, porém, que este soldado revista-se de toda a armadura de Deus. Para tanto, o filho de Deus deve empreender uma jornada de oração em todo tempo e, simultaneamente, deve envolver-se numa atitude de cuidadosa vigilância.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estando ciente de que sou um soldado cristão, tenho sido persistente na prática da oração? Sabendo que o esfriamento espiritual é algo que pode atingir-me gravemente, tenho protegido minha alma adotando uma postura de cuidadosa vigilância?

Oração:
Meu Pai Celestial, obrigado por fazer de mim um soldado cristão! Devo honrar-Te nesta missão. Ajuda-me a ser fiel na oração e na vigilância. Que não haja um dia sequer em que, ao deitar-me para o descanso noturno, eu venha a constatar que durante aquele dia eu não tenha orado ou sido vigilante.

A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (10)

Versículo:

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.”
Josué 3:5
Leitura sugerida: Josué 3:1-17

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Como é feliz o povo cujo líder ergue sua voz para dizer: “Santificai-vos”! Observe o aspecto temporal das palavras de Josué – A santificação é mandamento para hoje e as maravilhas são promessas para o amanhã! A santificação não é apenas individual, mas é mandamento que se requer de uma coletividade. Estou disposto a atender à voz que clama: “Santificai-vos”? Tenho obedecido aos mandamentos para hoje e crido nas promessas de maravilhas para o amanhã?

Oração:
Oh, Deus, livra-me de deixar para o amanhã a obediência aos Teus mandamentos: Hoje é o tempo da obediência! Ajuda-me a entender que a minha santificação não é uma condição para que as maravilhas ocorram em minha vida, mas uma segura forma de achar-me preparado para desfrutá-las! Que hoje eu me santifique preparando-me para as maravilhas do amanhã.

A. M. Cunha

terça-feira, 6 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (9)

Versículo:
“Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

I Coríntios 3:9
Leitura sugerida: I Coríntios 3:1-23

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
É maravilhoso perceber que Deus concedeu-nos a graça de cooperar com Ele! Seu cuidado paternal faz de nós Sua lavoura e Seu edifício. Em minha cooperação com Deus, tenho sido uma produtiva lavoura para Deus? Em minha cooperação com Deus, tenho sido um edifício que abriga os que a Deus se achegam?

Oração:
Somente por Tua graça, ó Deus, é que sou Teu cooperador! Que eu me torne uma fiel lavoura que produz frutos que dignifiquem o Teu nome! Que eu honre o Teu nome sendo um aconchegante edifício que abriga aqueles que se achegam a Ti!
A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (8)

Versículo:

“E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.” 
Atos 3:4
Leitura sugerida: Atos 3:1-26

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Aquele coxo de nascença estava junto à porta do templo chamada formosa, porque o haviam carregado até lá (Atos 3:2). O texto bíblico sugere que ele sentia-se indigno de olhar nos olhos daqueles que entravam no templo. Sua vida era, portanto, sem formosura. Pedro e João, no entanto, o encorajam a erguer os olhos, dizendo: “Olha para nós.”. Em que medida a minha vida expressa o desejo de olhar o outro com compaixão? Tenho adotado a postura de olhar para os que se sentem indignos para encorajá-los a erguerem os olhos com dignidade?

Oração:
Poderoso Deus! A indiferença para com o próximo é uma cegueira cruel! Que eu não me sinta em paz para entrar no templo sem antes ter atentamente olhado para os que estão assentados a sua porta. Que os meus olhos repousem sobre o próximo e lhe transmitam a inconfundível linguagem do amor divino.
A. M. Cunha

domingo, 4 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (7)

Versículo:
“Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,”
Efésios 3:14

Leitura sugerida: Efésios 3:1-21

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Paulo compreendeu o papel da igreja como escolhida para propagar e tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus. Reconhecendo a importância desta tarefa, o apóstolo continuamente se colocava de joelhos diante de Deus. Minha vida está comprometida com a propagação da obra de Deus? Tenho o compromisso de constantemente orar por esta obra? A obra de Deus é uma causa em relação à qual estou verdadeiramente comprometido?

Oração:
Querido Pai Celestial, que a minha vida esteja tão comprometida com a Tua obra, de modo que, por esta causa, eu me coloque de joelhos diante de Ti. Que eu jamais me descuide de orar por Tua obra!
A. M. Cunha