sábado, 8 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (8)

Versículo:
“Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos.”
Salmo 119:62

Oração:
Bondoso Deus! Dá-me um coração cheio de gratidão pelos Teus juízos. Faça-me descansar nos Teus juízos durante as horas da noite. Que meus olhos se abram para perceber que a minha alma alcançará verdadeiro descanso quando se tornar agradecida diante dos Teus mandamentos.

Comentário:
Este Salmo retrata a voluntária e consciente interrupção do sono do salmista com o propósito de render graças a Deus pelos Seus mandamentos. O salmista, ao contemplar os retos juízos divinos percebe que sua alma acha-se envolta num ambiente de gratidão. Eis o descanso da alma: Ser grato a Deus, não unicamente pelo que Ele fez, mas também pelos Seus retos juízos revelados nas Escrituras!


A. M. Cunha

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (7)

Versículo:
“O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.”
Salmo 119:50

Oração:
Oh! Deus! Tua Palavra é vivificadora, mesmo em tempos de angústia. Conduza-me a desfrutar deste consolo em todos os momentos de minha vida, mesmo naqueles em que minha alma seja duramente atingida pelas angústias da vida! Que minha alma ame a Tua Palavra e encontre nela a vivificação que me consola.

Comentário:
Há consolo plausível e experimentável em tempos de angústia, pois ela não nos destitui da aptidão para encontrá-lo. É certo, porém, que existem angústias cuja atrocidade sufoca tão intensamente a alma, a ponto de fazê-la sentir-se desfalecida. Mas graças a Deus, mesmo em tais circunstâncias, é possível experimentar uma vivificação consoladora. O salmista compreende que a origem desta vivificação está contida na Palavra de Deus! Portanto, o remédio para a angústia, seja ela tênue ou profundamente atroz, pode ser encontrado na Palavra de Deus!


A. M. Cunha

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (6)

Versículo:
“Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça.”
Salmo 119:36

Oração:
Oh! Jesus! Meu coração é indomável quando se distancia de Ti! Que o Teu poder promova a inclinação do meu coração aos Teus mandamentos!

Comentário:
O coração humano é, por natureza, indomável, não podendo ser domado pela força do próprio homem. Somente pela operação do poder de Deus é possível domesticar o coração humano, tornando-o inclinado para os mandamentos divinos. Do contrário, o coração humano estará irremediavelmente inclinado à cobiça.


A. M. Cunha

terça-feira, 4 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (5)

Versículo:
“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.”
Salmo 119:18

Oração:
Querido Jesus! Confesso minha incapacidade para ver, por mim mesmo, as maravilhas dos Teus mandamentos. Meus olhos são naturalmente obscurecidos. Tua graça, abundante em amor, pode remover a venda dos meus olhos. Oh! Senhor amado! Por Teu amor e bondade, promova esta remoção, pois não apenas quero ver Tuas maravilhas, mas desesperadamente preciso vê-las e prová-las!

Comentário:
Os mandamentos divinos estão repletos de maravilhas. O homem, porém, por sua própria força e habilidade, jamais poderá contemplar tais maravilhas, a menos que seus olhos sejam desvendados pela graça do Senhor.


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (4)

Versículo:
“Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos.”
Salmo 119:7


Oração:
Bondoso Senhor! Ensina-me os Teus mandamentos, pois desejo render-Te graças com integridade de coração. Isto não me será possível, a menos que as intenções do meu coração sejam domadas pelo conteúdo da Tua Palavra. Ajuda-me Senhor!


Comentário:
A Palavra de Deus adestra o coração humano, domando-lhe as intenções, de modo que o servo de Deus glorifique a Deus agindo com integridade de coração. O que se requer do servo de Deus, porém, é a atitude de aprender os retos juízos de Deus.


A. M. Cunha

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (3)


Versículo:

“Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos.”
Salmo 63:3-4


Comentário:
É impressionante quão elevada é a percepção do salmista com relação ao valor da graça de Deus! Ele a percebe como algo tão valioso, que nem mesmo a própria vida pode a ela equiparar-se. A vida é, aos olhos do salmista, um instrumento a serviço da graça de Deus para o louvor do Deus da graça.

Oração:
Senhor, quão sublime é a Tua graça! Nem mesmo a minha vida a ela se compara, pois e é infinitamente maior do que a vida! Que resposta eu poderia dar-Te? Nenhuma, a não ser bendizer-Te enquanto viver! Ajuda-me a honrar-Te com tão sublime compromisso!
A. M. Cunha