domingo, 29 de janeiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 8

Servindo melhor a Deus com um crescimento social equilibrado

 

Quando esteve fisicamente entre nós, Jesus experimentou um maravilhoso e exemplar crescimento em quatro dimensões: Dimensão física, dimensão intelectual, dimensão social e dimensão espiritual!

A obra de Cristo proporcionaria a restauração da comunhão do homem com Deus e do homem com o seu semelhante! Portanto, numa certa medida, podemos perceber que a obra de Cristo foi eminentemente relacional.

Jesus havia proferido as seguintes palavras: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” [Mateus 22:37-39]. A natural consequência do amor é a construção e a manutenção de relacionamentos. É importante observar que Jesus não apenas falava de amor, Ele construía e mantinha os relacionamentos que naturalmente decorriam do amor.

Jesus vivenciou significativos relacionamentos com Deus [“Amarás o Senhor, teu Deus”] e com o próximo [“Amarás o teu próximo”].

Ele possuía um profundo relacionamento com o Pai Celestial: Jesus procurava estar em comunhão com o Pai, por meio da oração, e, em tudo o que Ele fazia e falava, Ele desejava honrar o Pai Celestial.

Além deste importantíssimo relacionamento com o Pai Celestial, Jesus também experimentou relacionamentos com as pessoas, e isto, por si só, já era uma forte evidência de que Ele experimentou um equilibrado crescimento social! Nestes relacionamentos com o próximo, Jesus era intencional e profundamente altruísta, pois Ele não construía relacionamentos com o propósito de receber algo em troca, porém, o Seu propósito era dar-se a Si mesmo ao próximo, objetivando tornar a vida do outro uma vida melhor!

O relacionamento de Jesus com as pessoas possuía duas importantes vertentes: instrução e transformação. A instrução decorria do intencional ensino que ele proporcionava quando estava vivenciado os Seus relacionamentos com o próximo. A transformação, por seu turno, era consequência dos milagres que Ele realizava em favor das pessoas!

Jesus, portanto, em Seu crescimento social, tocava a vida das pessoas fornecendo-lhes instrução e transformação! Ele foi intencionalmente estratégico em Seu crescimento social em relação aos Seus discípulos, pois, quando os escolheu, Jesus conviveu com eles algum tempo, preparando-os para que eles também construíssem relacionamentos com outras pessoas, sendo, desta forma Seus representantes nesta terra!

Noutras palavras, os discípulos de Jesus também devem ter um equilibrado crescimento social! E, igualmente como se deu com Jesus, o crescimento social dos discípulos de Cristo também deve possuir duas vertentes: instrução e transformação!

A. M. Cunha