sábado, 3 de janeiro de 2009

A IGREJA EM ANTIOQUIA


A IGREJA EM ANTIOQUIA
“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” Atos 13:1-3

ASPECTOS PRÁTICOS DO VIVER CRISTÃO

Há uma igreja invisível de Deus: não há cadastro humano capaz de catalogar os membros desta igreja. Nesta igreja, eu posso ser membro juntamente com Paulo, com Moisés, ou com irmãos que nunca vi, seja na África do Sul ou mesmo em Brasília.
Entretanto, esta igreja invisível tem uma expressão prática, local. E é sobre esta expressão prática e local da igreja que o texto de Atos acima transcrito se refere. Neste sentido vejamos como era a Igreja em Antioquia.

I) UMA IGREJA FRUTO DA PERSEGUIÇÃO (At. 11:19-21):
O Corpo de Cristo (a igreja) é evidenciado quando a Palavra é anunciada ainda que as coisas sejam adversas. Trata-se da Palavra gerando a vida do corpo. No mesmo dia em que Estevão foi apedrejado e morto, levantou-se uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém (Atos 8:1). Quais os irmãos que foram dispersos? Todos, exceto os apóstolos. Este grupo de irmãos, na sua maioria, desconhecidos por nós, foi responsável pela propagação do evangelho em Antioquia. No meio da adversidade, estes irmãos não encontraram oportunidade para murmuração. Ele anunciavam a Jesus. Fazemos nós o mesmo? A Bíblia diz que a mão do Senhor era com eles, e por causa do seu falar, muitos se converteram ao Senhor (Atos 11:21). É maravilhoso notar que Deus transformou o mal em bem: Da perseguição o Senhor fez surgir o seu corpo: a igreja. Glória ao Senhor! Pois Ele transforma o mal em bem (Gênesis 50:20)

II) UMA IGREJA COMPOSTA POR PESSOAS QUE TERMINAM O SEU TRABALHO (At. 12:25)
O trabalho realizado por Barnabé e Paulo é fruto de revelação. Um irmão chamado Ágabo trouxe uma revelação do Espírito que uma grande fome viria por todo o mundo. Quando a fome veio, os discípulos enviaram Barnabé e Saulo com o propósito de socorrer os irmãos da Judéia. Foi este trabalho, fruto de revelação e do cumprimento da revelação, que Paulo e Barnabé concluíram. Oh! amados, as revelações do Senhor devem ser levadas até o fim. Deus deseja que sua igreja seja composta de pessoas persistentes, que concluam o seu trabalho. O Senhor tem uma revelação para cada um de seus filhos e cada um deles deve cumprir a sua missão.

III) UMA IGREJA COMPOSTA POR UM CORPO PROFÉTICO (At. 13:1)

A igreja em Antioquia possuía muitos irmãos. A igreja do Senhor é composta por muitos irmãos. Jesus é o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8:29)

a) Barnabé: “Aquele que dá coragem” At. 4:37 (At. 9:26-28)
Barnabé era um irmão que dava coragem. Quando Saulo tornou-se discípulo de Jesus, os irmãos o rejeitaram, porque o temiam e não acreditavam que Saulo fosse um discípulo de Jesus. O espírito de Paulo foi agredido pela falta de aceitação. Saulo poderia desistir de continuar a buscar a unidade com os irmãos. Muitas vezes somos assim, queremos desistir de buscar a unidade com os irmãos. Mas glória ao Senhor, porque na busca pela unidade, Ele sempre levanta um Barnabé! Barnabé, então, encorajou Saulo a continuar na busca da unidade com os irmãos em Jerusalém. Barnabé, igualmente, encorajou a igreja em Jerusalém a receber Saulo. Pelo Serviço de Barnabé, a unidade foi estabelecida entre Saulo e a igreja. A igreja em Antioquia possuía um irmão como Barnabé.

b) Simão (Negro) e Lúcio de Cirene (Norte da África)
A igreja em Antioquia possuía, no seu corpo profético, irmãos que, aos olhos humanos, não tinham muita expressão. Poderiam ser alvos de preconceito. No entanto, aquela igreja os aceitou no corpo profético. Somos como Simão e como Lúcio de Cirene: não temos expressão, mas somos aceitos pela igreja. Glória ao Senhor! A igreja estende os seus ramos para abrigar os filhos de Deus!

c) Manaém: Irmão de criação de Herodes, o tetrarca. Aquele que matou João Batista. (Mc. 6:14-16) – um milagre de Deus.
Vejam! Aos nossos olhos, esse homem, Manaém, poderia ser tudo, menos um discípulo de Jesus. Imaginem! Um irmão de criação de Herodes! Discípulo de Jesus??? Isto mesmo! Ele foi transformado em discípulo de Jesus. Esse homem tinha tudo para ser tão mal quanto Herodes. No entanto, ele foi alcançado por Jesus que o transformou. Glória ao Senhor! A igreja é composta por pessoas transformadas.

d) Saulo: Judeu nascido em Tarso, instruído por Gamaliel, um perseguidor implacável da igreja – um milagre de Deus.
Saulo foi um perseguidor da igreja. O seu objetivo era matar os irmãos. Agora, Ele pertencia à igreja em Antioquia. O seu objetivo não era mais matar os irmãos. O seu alvo era a vida. Antes, para perpetuar a religião, Saulo provocava a morte dos irmãos. Agora, destruindo a religião, Ele preserva a vida dos irmãos anunciando que o caminho da vida é a morte com Cristo na cruz. Glória ao Senhor Jesus! A igreja é composta por irmãos que estão crucificados com Cristo e vivem em novidade de vida.

IV) UMA IGREJA ABERTA AOS FALAR DO ESPÍRITO (At. 13:2-4)
Esta igreja oportunizou o falar do Espírito Santo. O Espírito quando fala à sua igreja, pede o que ela tem de melhor: Barnabé e Saulo – A igreja necessita estar disposta a dar o que tem de melhor para o Senhor. O Espírito sempre nos pedirá o que há de melhor. E o que há de melhor em nós? Cristo é o nosso melhor. Devemos dar Cristo, devemos expressar Cristo, devemos viver Cristo. É isto o que o Espírito Santo nos pede: CRISTO!!!

Em Cristo e por Seus interesses.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TABERNÁCULO: SOMBRAS E REALIDADES


TABERNÁCULO: SOMBRAS E REALIDADES

“os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” Hebreus 8:5
“Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.” Hebreus 10:1

Quando o Senhor manifestou o desejo de habitar entre o seu povo, ele constituiu o tabernáculo. "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis." Êxodo 25:8 e 9. Posteriormente a estas coisas, o Senhor Jesus veio habitar entre nós. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" João 1:14. É glorioso perceber que o Senhor fez morada entre nós! Depois de ter escolhido os seus seguidores, o Senhor Jesus, após o lavar dos pés aos seus discípulos, após a instituição da ceia, após a saída de Judas (João 13:30 - o traidor não poderia tomar parte das palavras tão gloriosas que o Senhor passaria a ministrar aos seus seguidores), após todas estas coisas, o Senhor Jesus expressa algumas revelações:

1) A REVELAÇÃO DO NOVO MANDAMENTO"que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." João 13:34. Este mandamento é fundamento para que todos conhecessem que ele eram discípulos de Jesus - João 13:35.

2) A REVELAÇÃO DA CASA DO PAI: "Na casa de meu Pai há muitas moradas." João 14:2. O Senhor Jesus revelou que Ele mesmo prepararia um lugar para nós. Manifestou, ainda: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." João 14:3. Onde o Senhor está? Eis a grande pergunta! O Senhor mesmo responde: "Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim;" João 13:11.

3) A REVELAÇÃO DO CONSOLADOR: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco," João 14:16. Continuando, o Senhor diz: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." João 14:18. Oh! O Senhor voltaria para nós e o Consolador ser-nos-ia dado! Isto é glorioso! O Senhor continua: "Naquele dia (no dia da volta), vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu em vós." João 14:20. O que temos? O Pai, o Senhor Jesus e o Consolador! Maravilhoso! Maravilhoso!

Vejam as palavras seguintes do Senhor: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14:21. O Senhor estava falando de uma manifestação. Então, Judas, não o traidor, mas o discípulo fiel, pergunta: "Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?" João 14:22. Qual é a resposta de nosso Senhor? É a centralidade da habitação de Deus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14:23. Esta é a história da habitação de Deus entre os homens.

OS ESTÁGIOS DA HABITAÇÃO DE DEUS ENTRE OS HOMENS

São três os estágios desta habitação:
1º) O TABERNÁCULO;
2º) O VERBO HABITOU ENTRE NÓS; e
3º) SOMOS O TABERNÁCULO - O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO HABITAM EM NÓS.

O texto de Hebreus 8:5 nos ensina que os sacerdotes da Velha Aliança "ministram em figura e sombra das cousas celestes,". Em Hebreus 10:1, temos "que a lei tem sombra dos bens vindouros," Hebreus 9:23 em "figuras das cousas que se acham nos céus". Assim, o tabernáculo é sombra de algo glorioso.

Em certa ocasião, eu ministrava a um irmão acerca das sombras e realidades das coisas celestiais expressadas no tabernáculo. Algo glorioso aconteceu durante aquele ministração. Vejam o que aconteceu na narrativa a seguir:

"Irmão, o Velho Testamento é uma sombra de algo que é manifestado no Novo Testamento. Assim também é com o tabernáculo: ele é uma sombra de algo glorioso! Enquanto eu falava estas coisas, os meus olhos foram conduzidos a uma cadeira de metal que estava exposta ao calor do sol. Naquele momento, recomendei ao irmão que fôssemos para perto daquela cadeira. Chegando lá, o Espírito nos conduziu ao seguinte diálogo: - Irmão, você vê a sombra da cadeira? - Sim. Respondeu Ele. - Por quê ela existe? Perguntei. - Porque tem luz! Ele respondeu. Continuei: - Ela existe apenas porque tem luz? Ao que ele me respondeu: - Sim! Então eu lhe disse: - Irmão, a sombra existe não apenas porque existe luz. Ela existe, porque existe a cadeira. Somente com a luz e sem a cadeira, não existiria sombra. A sombra é uma combinação da luz e da cadeira. O que é a cadeira? Ela é uma substância. Veja irmão, Deus um dia direcionou sua luz sobre Cristo. Como resultado, tivemos o tabernáculo. O tabernáculo é a sombra de Cristo. Cristo é a substância. Por isso, o tabernáculo revela Cristo para nós. Então eu lhe perguntei: - Irmão, quando você olha para alguém, você vê apenas a cabeça? - Não, vejo todo o corpo! Respondeu-me. Então eu lhe disse: - Sempre que vemos Cristo, não devemos vê-lo apenas, devemos ver o seu corpo: a igreja. Assim, o tabernáculo é também a sombra da igreja. O Pai direcionou a sua luz sobre a igreja, o corpo de Cristo. Como resultado, tivermos o tabernáculo. O tabernáculo revela Cristo e a igreja. Então, eu lhe fiz um pedido: - Irmão, coloque a sua mão na sombra. Ele colocou. Perguntei: - Você pode sentir o calor? Não! Respondeu-me. - Agora, coloque a mão sobre a cadeira. Está quente? Ele me respondeu: - Sim! E muito! Então eu concluí, dizendo: A Palavra nos diz que quando o tabernáculo foi concluído, "a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo." Êxodo 40:34. Se a glória do Senhor encheu a sombra, que é incapaz de reter o calor, qual não deve ser a Glória de Cristo e da Igreja?"

Por isso, amados, vejo que o tabernáculo é a sombra de uma realidade gloriosa: Cristo e a Igreja. O Senhor desejou habitar entre os homens. Como transmitir aos homens esta realidade? Por intermédio de uma sombra, por isso, o Senhor determinou a edificação do tabernáculo. Êxodo 25:8 e 9. A sombra era o produto da luz divina sobre duas substâncias: Cristo e a igreja. A primeira substância foi manifestada conforme João 1:14 - "o Verbo se fez carne". A segunda substância foi manifestada e é continuamente manifestada sempre que o homem passa a amar o Senhor Jesus e a guardar a sua Palavra, sendo constituído, desta forma, em morada do Eterno, casa de Deus, conforme João 14:23. A conclusão gloriosa de tudo isto pode ser percebida pela grande voz vinda do trono que diz: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus está com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." Apocalipse 21:3

Em Cristo e por seus interesses.

O TAPECEIRO



STÊNIO MARCIUS - O POETA DE CRISTO



A veia poética de Stênio Marcius pode ser claramente visualizada em sua canção "O Tapeceiro". O sopro do criador parece permear cada verso. Não distante disto tudo está a voz do poeta:

Suavidade, singeleza, sonoridade poética .. voz de algodão, macia como a neve, suave como as nuvens. Sua voz tem cheiro, sabor e tato.

"O Tapeceiro" é o canto de nossa história, não o triunfo nosso, mas o triunfo do tapeceiro - que não se engana, pois conhece o fim ao começar o seu tear. A canção nos convida a olharmos a vida pelo lado certo. Oh! Como olhamos pelo avesso! Mas, quando a luz divina nos conduz ao lado certo, experimentamos a transfiguração de nossa face! Tudo faz sentido! Tudo dignifica o Tapeceiro. Magnífica canção!

Chega de prosa e passemos à poesia. Desfrute a letra deste cântico do espírito regenerado de Stênio Marcius.


O TAPECEIRO

Tapeceiro
Grande artista vai fazendo o seu trabalho
Incansável, paciente no seu tear
Tapeceiro não se engana
Sabe o fim desde o começo
Trança voltas, mil desvios sem perder o fio

Minha vida é obra de tapeçaria
É tecida de cores alergres e vivas
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes

Se você olha do avesso nem imagina o desfecho
No fim das contas tudo se explica
Tudo se encaixa tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo
Muda-se logo a expressão do rosto
Obra de arte pra honra e glória do Tapeceiro

Quando se vê pelo lado certo
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo - O Tapeceiro.


ÁUDIO DA MÚSICA "O TAPECEIRO"
Interpretada por João Alexandre


quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

OS TRÊS ASPECTOS DA COMUNHÃO

Esboço de mensagem liberada aos irmãos em Brasília - SGAS Quadra 915 Sul

“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Romanos 6.4

Deus nos chama para vivermos em novidade de vida. No entanto, esta novidade somente pode ser alcançada quando vivemos em comunhão. Gostaria de enfocar os três aspectos da comunhão. Podemos experimentar a comunhão em três níveis ou aspectos: Comunhão com pessoas, comunhão por alguém e comunhão com Deus.

Estes três aspectos da comunhão são poderosos para proporcionar uma revisão de nossa vida. Se analisarmos com cuidado cada momento de comunhão que temos, compreenderemos onde nossa vida necessita de uma revisão.

COMUNHÃO COM ALGUÉM – PARTICIPAÇÃO – COMPARTILHAR

“Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu.”
Esdras 8.21-23

COISAS QUE A COMUNHÃO COM ALGUÉM PRODUZ:

1. Humilhação coletiva [v. 21]
2. Proteção coletiva [v. 21-22]
3. Confirmação de nossa palavra [v. 23]

COMUNHÃO POR ALGUÉM – INTERCESSÃO – REPRESENTAR

“Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele. Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.”
João 11.20-33

COISAS QUE A COMUNHÃO POR ALGUÉM PRODUZ:

1. Um diálogo com Cristo [v. 20-34]
2. Um chamamento para o serviço [v. 39]
3. O surgimento da ressurreição [v. 44]

COMUNHÃO COM DEUS – DEVOÇÃO – MEDITAR

“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”
Jó 42.1-5

COISAS QUE A COMUNHÃO COM DEUS PRODUZ:

1. Reconhecimento do poder de Deus [v. 2]
2. Reconhecimento de quem nós somos: [v. 3-5]
O conteúdo de nossas palavras
O nível de nosso conhecimento