sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TABERNÁCULO: SOMBRAS E REALIDADES


TABERNÁCULO: SOMBRAS E REALIDADES

“os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.” Hebreus 8:5
“Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.” Hebreus 10:1

Quando o Senhor manifestou o desejo de habitar entre o seu povo, ele constituiu o tabernáculo. "E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis." Êxodo 25:8 e 9. Posteriormente a estas coisas, o Senhor Jesus veio habitar entre nós. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" João 1:14. É glorioso perceber que o Senhor fez morada entre nós! Depois de ter escolhido os seus seguidores, o Senhor Jesus, após o lavar dos pés aos seus discípulos, após a instituição da ceia, após a saída de Judas (João 13:30 - o traidor não poderia tomar parte das palavras tão gloriosas que o Senhor passaria a ministrar aos seus seguidores), após todas estas coisas, o Senhor Jesus expressa algumas revelações:

1) A REVELAÇÃO DO NOVO MANDAMENTO"que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." João 13:34. Este mandamento é fundamento para que todos conhecessem que ele eram discípulos de Jesus - João 13:35.

2) A REVELAÇÃO DA CASA DO PAI: "Na casa de meu Pai há muitas moradas." João 14:2. O Senhor Jesus revelou que Ele mesmo prepararia um lugar para nós. Manifestou, ainda: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." João 14:3. Onde o Senhor está? Eis a grande pergunta! O Senhor mesmo responde: "Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim;" João 13:11.

3) A REVELAÇÃO DO CONSOLADOR: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco," João 14:16. Continuando, o Senhor diz: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros." João 14:18. Oh! O Senhor voltaria para nós e o Consolador ser-nos-ia dado! Isto é glorioso! O Senhor continua: "Naquele dia (no dia da volta), vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu em vós." João 14:20. O que temos? O Pai, o Senhor Jesus e o Consolador! Maravilhoso! Maravilhoso!

Vejam as palavras seguintes do Senhor: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14:21. O Senhor estava falando de uma manifestação. Então, Judas, não o traidor, mas o discípulo fiel, pergunta: "Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?" João 14:22. Qual é a resposta de nosso Senhor? É a centralidade da habitação de Deus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14:23. Esta é a história da habitação de Deus entre os homens.

OS ESTÁGIOS DA HABITAÇÃO DE DEUS ENTRE OS HOMENS

São três os estágios desta habitação:
1º) O TABERNÁCULO;
2º) O VERBO HABITOU ENTRE NÓS; e
3º) SOMOS O TABERNÁCULO - O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO HABITAM EM NÓS.

O texto de Hebreus 8:5 nos ensina que os sacerdotes da Velha Aliança "ministram em figura e sombra das cousas celestes,". Em Hebreus 10:1, temos "que a lei tem sombra dos bens vindouros," Hebreus 9:23 em "figuras das cousas que se acham nos céus". Assim, o tabernáculo é sombra de algo glorioso.

Em certa ocasião, eu ministrava a um irmão acerca das sombras e realidades das coisas celestiais expressadas no tabernáculo. Algo glorioso aconteceu durante aquele ministração. Vejam o que aconteceu na narrativa a seguir:

"Irmão, o Velho Testamento é uma sombra de algo que é manifestado no Novo Testamento. Assim também é com o tabernáculo: ele é uma sombra de algo glorioso! Enquanto eu falava estas coisas, os meus olhos foram conduzidos a uma cadeira de metal que estava exposta ao calor do sol. Naquele momento, recomendei ao irmão que fôssemos para perto daquela cadeira. Chegando lá, o Espírito nos conduziu ao seguinte diálogo: - Irmão, você vê a sombra da cadeira? - Sim. Respondeu Ele. - Por quê ela existe? Perguntei. - Porque tem luz! Ele respondeu. Continuei: - Ela existe apenas porque tem luz? Ao que ele me respondeu: - Sim! Então eu lhe disse: - Irmão, a sombra existe não apenas porque existe luz. Ela existe, porque existe a cadeira. Somente com a luz e sem a cadeira, não existiria sombra. A sombra é uma combinação da luz e da cadeira. O que é a cadeira? Ela é uma substância. Veja irmão, Deus um dia direcionou sua luz sobre Cristo. Como resultado, tivemos o tabernáculo. O tabernáculo é a sombra de Cristo. Cristo é a substância. Por isso, o tabernáculo revela Cristo para nós. Então eu lhe perguntei: - Irmão, quando você olha para alguém, você vê apenas a cabeça? - Não, vejo todo o corpo! Respondeu-me. Então eu lhe disse: - Sempre que vemos Cristo, não devemos vê-lo apenas, devemos ver o seu corpo: a igreja. Assim, o tabernáculo é também a sombra da igreja. O Pai direcionou a sua luz sobre a igreja, o corpo de Cristo. Como resultado, tivermos o tabernáculo. O tabernáculo revela Cristo e a igreja. Então, eu lhe fiz um pedido: - Irmão, coloque a sua mão na sombra. Ele colocou. Perguntei: - Você pode sentir o calor? Não! Respondeu-me. - Agora, coloque a mão sobre a cadeira. Está quente? Ele me respondeu: - Sim! E muito! Então eu concluí, dizendo: A Palavra nos diz que quando o tabernáculo foi concluído, "a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo." Êxodo 40:34. Se a glória do Senhor encheu a sombra, que é incapaz de reter o calor, qual não deve ser a Glória de Cristo e da Igreja?"

Por isso, amados, vejo que o tabernáculo é a sombra de uma realidade gloriosa: Cristo e a Igreja. O Senhor desejou habitar entre os homens. Como transmitir aos homens esta realidade? Por intermédio de uma sombra, por isso, o Senhor determinou a edificação do tabernáculo. Êxodo 25:8 e 9. A sombra era o produto da luz divina sobre duas substâncias: Cristo e a igreja. A primeira substância foi manifestada conforme João 1:14 - "o Verbo se fez carne". A segunda substância foi manifestada e é continuamente manifestada sempre que o homem passa a amar o Senhor Jesus e a guardar a sua Palavra, sendo constituído, desta forma, em morada do Eterno, casa de Deus, conforme João 14:23. A conclusão gloriosa de tudo isto pode ser percebida pela grande voz vinda do trono que diz: "Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus está com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles." Apocalipse 21:3

Em Cristo e por seus interesses.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.