sábado, 15 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (19)

Versículo:
“olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus."
Hebreus 12:2

Oração:
Oh, Senhor! Dá-me um olhar firme em Ti, pois Tu és o Autor e Consumador da fé. Nada é tão seguro como olhar para Ti.

Comentário:
Um olhar firme é um olhar não vacilante, mas um olhar firme em Jesus é um olhar não vacilante e indestrutível, pois Ele é o Autor e Consumador da fé. Nada é tão seguro quanto este olhar, não pelos méritos de quem olha, mas pela todo-suficiência daquele para quem se olha.


A. M. Cunha

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (18)

Versículo:
“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu."
João 1:10

Oração:


Senhor Jesus, sou duplamente grato a Ti, pois compreendo que eu fui criado por Ti e que, unicamente por Teus méritos, foi-me permitido conhecer-Te.



Comentário:
O Verbo divino, Jesus Cristo, é o criador de todas as coisas. Ter sido criado por Ele, porém, não é garantia de conhecê-lo, muito embora para conhecê-lo é necessário ter sido criado por Ele! Pela graça mediante a fé [isto é o que se chama de salvação] o homem adquire uma nova vida [uma vida com natureza espiritual], por intermédio da qual se torna possível conhecer a Jesus Cristo. Tal conhecimento ocorre unicamente pelos méritos dEle!


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (17)

Versículo:
“Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo!”
Marcos 1:41

Oração:
Oh! Jesus! Tu és maravilhoso! Tua mão me é estendida, não apenas para curar-me, mas para tocar-me! Meu coração carece do Teu toque, assim como o meu corpo anseia por Tua cura! Tudo isto está à minha disposição, bastando apenas que Tu estendas a Tua mão para mim.

Comentário:
A lepra, nos tempos bíblicos, implicava, não apenas numa sentença de morte, mas de total isolamento do convívio social. Antes de matar o corpo, a lepra matava o coração! Aquele leproso precisava de cura, tanto quanto precisava de um toque. Jesus, atento às duas necessidades, cura o leproso, porém, não antes de tocá-lo! Corpo e coração restaurados pelo mestre da vida!

A. M. Cunha

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (16)

Versículo:
“E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?       
Lucas 24:32

Oração:
Senhor! Ajuda-me a não permitir que minha percepção espiritual seja embotada, a ponto de fazer-me assumir uma postura indiferente diante da exposição dos Teus ensinamentos. Faça do meu coração um órgão sensível ao ardor gracioso dos Teus mandamentos!

Comentário:
A morte de Jesus não foi adequadamente compreendida pelos discípulos que caminhavam para a aldeia de Emaús. Sua percepção espiritual estava tão embotada que, mesmo diante do Cristo ressurreto, eles não foram capazes de percebê-lo, muito embora o seu coração tenha ardido diante das Palavras proferidas pelo ressurreto Senhor.

A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (15)

Versículo:
“E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.”
Lucas 15:20

Oração:
Obrigado Senhor, pois quando eu ainda estava longe, Teu olhar contemplou o meu regresso e Tua compaixão abraçou-me com amor eterno! Ainda hoje sinto o Teu beijo perdoador! Obrigado, Senhor!

Comentário:
O registro do vibrante regresso do filho pródigo à casa do pai coloca-nos diante da visão paternal, que pode ver o filho quando ainda estava longe. Além disso, a narrativa bíblica revela-nos a compaixão paternal que, com profunda expectativa, aguardava o regresso do filho. Mesmo quando o filho ainda estava longe, a profunda visão do pai foi capaz de percebê-lo retornando. A compaixão paterna conduz o pai a abraçar e beijar o filho que retornou.

A. M. Cunha

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (14)

Versículo:
“Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.”
Atos 2:12

Oração:
Senhor Jesus, desperte em meu coração o desejo de ver-Te. Que meu encontro contigo seja intensamente real, a ponto de fazer-me andar pelo caminho por Ti designado, sem temer ou vacilar.

Comentário:
O nascimento de Jesus despertou o desejo de alguns magos do Oriente em adorá-lo. Após o encontro com Jesus, a Escritura é enfática ao afirmar que os magos regressaram para sua terra por outro caminho. Os que se encontram com Jesus sempre adquirem um novo caminho em suas vidas.


A. M. Cunha

terça-feira, 11 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (13)

Versículo:
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”
Jeremias 29:13

Oração:
Oh! Deus, que a Tua graça envolva a minha alma para que eu Te busque de todo o coração, adquirindo a visão espiritual necessária para ver-Te! Obrigado, Senhor, pois é Teu desejo ser encontrado por aqueles que Te buscam! Que eu seja contado entre os que Te buscam.

Comentário:
Deus, detentor de sublime majestade, estando infinitamente acima de todo ser, pode ser encontrado por aquele que O busca! Ele é, portanto, o Deus que se deixa encontrar! A busca, no entanto, deve ser empreendida com todo o coração, pois esta é a única forma para obtenção da visão espiritual necessária para encontrar-se com Deus.


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (12)

Versículo:
“Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.”
Colossenses 4:2

Oração:
Oh! Deus! Ajuda-me a perceber a importância de ser perseverante em oração! Conceda-me a benção de nutrir gratidão em meu coração, pois este é um seguro caminho pelo qual poderei combater o desânimo que pretende repetidamente interromper minha vida de oração.

Comentário:
O desânimo, quando não combatido com uma atitude de gratidão, adquire forças para espancar a perseverança que a alma devota deve ter quanto à oração. E porque é tão importante perseverar em oração? Um dos motivos é porque é pela oração que a alma humana pode sentir a brisa da presença divina a lhe soprar vida abundante. Aquele que mantém uma constante atitude de gratidão protege tão firmemente a sua alma a ponto de conceder-lhe a disposição necessária para perseverar em oração.


A. M. Cunha

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (11)

Versículo:
“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.”
Gênesis 50:20

Oração:
Deus! Livra-me de uma visão estreita que não me permita ver o Teu propósito oculto em cada acontecimento. Faz-me perceber a Tua intervenção à medida que a minha história pessoal segue o seu curso ao longo da vida. Que eu me veja sempre sendo guiado pela Tua boa mão.

Comentário:
A perseguição e o sofrimento suportados por José, filho de Jacó, adestraram a sua alma concedendo-lhe a habilidade de interpretar os acontecimentos a sua volta como uma intervenção divina em sua história. José, cuja morte tentou beijá-lo fatalmente repetidas vezes, recebe o beijo da vida, não somente para si, mas para todo o seu povo.


A. M. Cunha

domingo, 9 de agosto de 2015

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (10)

Versículo:
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;”
João 1:12

Oração:
Como é doce e agradável poder chamar-te, ó Deus, de Pai! Igualmente agradável e doce é saber que minha transformação em filho de Deus decorre única e exclusivamente da graça de Jesus em minha vida! Fui mergulhado na graça de Jesus, mediante a qual fui transformado em filho de Deus! Oh, insondável riqueza! Obrigado Pai Celeste pelo direito-honra de ser chamado Teu filho!

Comentário:
Sem dúvida a paternidade é um dos mais dóceis milagres da vida. Que se dirá, então, da paternidade divina? Jesus Cristo possui o poder de nos conectar com a paternidade divina, pela graça mediante a fé. Tornamo-nos filhos de Deus pelos méritos exclusivos de Cristo. Nossa parcela é, mediante uma poderosa infusão da graça de Deus, exercermos a fé que nos transforma em filhos de Deus.


A. M. Cunha

A PALAVRA DE DEUS - COMBUSTÍVEL DA ORAÇÃO (9)

Versículo:
"As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos."
Salmos 119:73

Oração:
Minha vida, ó Deus, não se sustenta sem Ti! Existo porque fui criado por Ti! Qualquer ganho espiritual que eu tenha, sempre será fruto do Teu aperfeiçoamento em minha vida. Oh, Deus! Ensina-me os Teus mandamentos, pois eles são fôlego de vida para a minha alma!

Comentário:
Neste Salmo a soberania de Deus é enaltecida, à medida em que o salmista reconhece uma tripla ação de Deus sobre sua vida: 1) Ele é criação de Deus; 2) Ele é aperfeiçoado por Deus; e 3) Somente Deus é a fonte do verdadeiro aprendizado espiritual.


A. M. Cunha