sábado, 22 de dezembro de 2018

A MORTE JAMAIS SERÁ O ÚLTIMO ATO DA HISTÓRIA HUMANA


“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”
João 11:25-26

Aos olhos de Cristo, e à luz da eternidade, a morte jamais será o último ato da história humana! Sob uma perspectiva terrena, temporal e, portanto, limitada, a morte encerra a biografia humana deste lado da eternidade. Porém, sob uma perspectiva eterna, sua força é absolutamente ineficaz para sequer provocar ranhuras na história humana, de modo que, aquele que crê em Cristo, “ainda que morra, viverá”! A fé em Cristo faz com que os céus declarem àqueles que creem: Tudo vai acabar bem!
A. M. Cunha

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

AQUELE QUE CONFESSA QUE JESUS COMO FILHO DE DEUS PERMANECE NO AMOR DE DEUS


“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.”
I João 4:15-17

O apóstolo João estabelece uma importante conexão entre “confessar que Jesus é o Filho de Deus” e “permanecer no amor”. Em ambas as circunstâncias a consequência é a mesma: Permanecer em Deus e Deus, nele! É possível discernir, portanto: Confessar que Jesus é o Filho de Deus é uma extraordinária e singular maneira de permanecer no amor de Deus!
A. M. Cunha

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MATEUS - Capítulo 15


Minhas diárias leituras no Evangelho de Mateus conduziram-me ao capítulo 15. O versículo 11 constrói uma importante advertência quanto ao modo como devemos avaliar e usar nossas palavras, pois “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem”. Assim, o conteúdo daquilo que falamos tem o poder de revelar o nível de contaminação que existe em nossa vida! Consideremos as palavras de Nosso Senhor: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” [Mateus 15:19].Em Mateus 15:20, com precisão cirúrgica, Jesus conclui Suas palavras a esse respeito: “São estas as coisas que contaminam o homem”. Tenhamos especial cuidado, pois “de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo” [Mateus 12:36]. A Escritura adverte-nos: “Evitem o linguajar sujo e insultante. Que todas as suas palavras sejam boas e úteis, a fim de dar ânimo àqueles que as ouvem.” [Efésios 4:29 – NVT - Nova Versão Transformadora].
A. M. Cunha

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

BUSCAR O SENHOR É UMA EFICAZ DEMONSTRAÇÃO DE CONFIANÇA


“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.”
Salmo 9:10

Sentir-se seguro em Deus e, por conta disso, manter-se em estado de despreocupação, este é o sentido do vocábulo hebraico בטח [batach], traduzido como “confiam”. Tal confiança, porém, está intimamente conectada ao fato de que aquele que a exerce, o faz porque conhece o nome do Senhor, e isto motivado pela seguinte razão: Os que buscam o Senhor jamais serão desamparados!

É importante, ademais, destacar a extraordinária conexão que o salmista promove entre confiar e buscar, pois, buscar o Senhor é uma eficaz demonstração de confiança!
A. M. Cunha

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

EM TUDO CRISTO DEVE SER GLORIFICADO


“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”
Colossenses 1:15-18

Assentir ao fato de que tudo foi criado por Jesus Cristo não é tudo o que está reservado para aqueles que abraçam a seara da fé cristã. O versículo 16 de Colossenses 1 apresenta-nos a seguinte ideia adicional à revelação de que “tudo foi criado por meio de Cristo”: O texto bíblico afirma que “Tudo foi criado [...] para Ele”!

Consequentemente, melhor caminho percorrerá aquele que em tudo busca glorificar a Jesus Cristo. Crer que Jesus é o criador é uma importante postura, crer que Ele deve ser glorificado em todas as coisas é outra postura incomparavelmente superior!
A. M. Cunha