domingo, 16 de dezembro de 2018

UMA JORNADA PARA A ETERNIDADE


“Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia. Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade.”
Salmo 25:4-6

O salmista estava plenamente convencido de que o Senhor era o Deus da sua salvação, e por conta dessa convicção ele esperava em Deus todo o dia [Salmo 25:5]! As súplicas contidas no Salmo 25:4-6 podem ser assim classificadas:

[1] Súplica por direção e ensinamento para sua jornada espiritual. As seguintes palavras do salmista demonstram essa súplica: Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me” [Salmo 25:4-5]. A vida é uma jornada espiritual que deve ser cuidadosamente percorrida pelos fieis. Para que isso ocorra com grande aproveitamento. É necessário, portanto, que aquele que percorre sua jornada, busque em Deus saber, com segurança, qual é esse caminho e como se deve percorrê-lo;

[2] Súplica por proteção durante a jornada. Essa súplica pode ser vista nas seguintes palavras do salmista: “Lembra-te, Senhor, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade” [Salmo 25:6]. Sendo a jornada espiritual uma jornada com consequências eternas para a alma humana, é natural que se enfrentem perigosos obstáculos ao longo do caminho. Por conta disso, o peregrino deve suplicar que Deus o proteja durante a jornada.

Das palavras do salmista extrai-se o seguinte princípio: Não há jornada mais segura para a eternidade do que andar pelo caminho que o Senhor nos ensinou! Enquanto percorremos esse caminho, devemos concentrar todo a nossa atenção Naquele que caminha conosco, o próprio Deus, e não em nosso próprio desempenho ao caminhar.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: