sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (25)

Versículo:
“Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens.”
Marcos 1.17
Leitura sugerida: Marcos 1.1-45

Breve análise:
O conteúdo missional sempre esteve presente no chamado de Jesus, mesmo nos primórdios do evangelho. Não se trata, portanto, de uma ideia de última hora da chamada "Grande Comissão". Seu chamado não era apenas “Vinde a mim”, como em Mateus 11.28, mas incluía um “Vinde após mim”, como se vê aqui, em Marcos 1.17. O chamado “Vinde a mim” pressupõe receber Dele o que pode nos dar vida e o chamado “Vinde após mim”, por outro lado, pressupõe trabalhar por Ele, como “pescadores de homens”, para que outros recebam Dele a vida que necessitam.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou ciente de que o chamado que tenho em Cristo é um chamado missional? O que tenho feito para “trabalhar por Ele” com o propósito de que outros recebam Dele a vida que necessitam?

Oração:
Obrigado, Senhor Jesus, pois o Teu chamado é um convite missional! Ajuda-me a honrar com tão maravilhoso convite. Que eu não apenas desfrute o chamado “Vinde a mim”, mas mergulhe e compreenda, tão intensamente quanto possível, o chamado “Vinde após mim”.

A. M. Cunha

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (24)

Versículo:
“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”
Daniel 3.17-18
Leitura sugerida: Daniel 3.1-30

Breve análise:
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego manifestaram uma consistente fé, firmada, não na certeza de um livramento divino, mas na certeza de que Deus já os havia intimamente cativado para Si, independentemente de garantir-lhes ou não o livramento.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho aprendido a firmar a minha alegria no caráter divino tanto quanto a tenho firmado nos Seus poderosos atos de livramento? Alegro-me no fato de Deus ter-me cativado para Si mesmo tanto quanto tenho me alegrado em Suas promessas de livramento para mim?

Oração:
Bondoso Deus! Torna-me um cativo do Teu caráter, tanto quanto tenho sido atraído por Tuas promessas! Que a minha decisão em Te servir permaneça firme e inabalável ainda que, em decorrência desta decisão, não me seja dada nenhuma promessa de livramento.


A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (23)

Versículo:
“Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam, pregando o reino de Deus e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.”
Atos 28.30-31
Leitura sugerida: Atos 28.1-31

Breve análise:
Paulo, mesmo estando sob sentença de morte, ainda que em regime de prisão domiciliar, desenvolvia suas atribuições cristãs em três perspectivas: [1] recebia todos que o procuravam; [2] pregava o reino de Deus; e [3] ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho permitido que meu estado emocional, provavelmente influenciado por circunstâncias adversas, impeça que eu desempenhe minhas atribuições cristãs? Tenho sido seletivo ao receber os que me procuram buscando auxílio, praticando acepção de pessoas, preferindo receber umas em detrimento de outras? Tenho pregado o Reino de Deus e ensinado coisas referentes ao Rei deste Reino: o Senhor Jesus Cristo?

Oração:
Oh! Deus! Guarda-me nos Teus braços! Que minhas emoções não sejam empecilho para o desempenho de minhas atribuições cristãs. Que o meu coração não abrigue qualquer tipo de acepção de pessoas. Guia minhas palavras para que eu fale sobre o Reino de Deus e sobre o maravilhoso Rei que este Reino possui: Jesus Cristo!
A. M. Cunha

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (22)

Versículo:

“Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.”

Atos 12.5

Leitura sugerida: Atos 12.1-25

Breve análise:
Pedro estava preso, mas não por muito tempo. A igreja, em sua unidade, ofereceu uma resposta à prisão: "oração incessante". Para cada circunstância contrária aos interesses do Reino de Deus, a igreja precisa oferecer como resposta a “oração incessante”. Observe que esta oração não foi e não poderia ter sido contra a pessoa de Herodes, o perseguidor da igreja, mas a favor de Pedro.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Qual tem sido o meu comportamento diante dos acontecimentos contrários ao Reino de Deus? Tenho oferecido como resposta minha “oração incessante”? Minhas orações têm sido contra as pessoas que se opõem ao Reino de Deus ou a favor daqueles que integram ou estão sendo chamados a integrarem este Reino?

Oração:
Querido Deus, minhas orações não me pertencem, pois elas pertencem a Ti. Sendo assim, ajuda-me a orar como Tu desejas e movido pelos interesses do Teu coração! Que para cada acontecimento contrário ao Teu Reino eu tenha como resposta a “oração incessante”. Que jamais eu me veja orando contra pessoas, mas a favor daqueles que integram ou estão sendo chamados a integrarem o Teu Reino!
A. M. Cunha

terça-feira, 20 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (21)

Versículo:
“Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.”
Atos 8.35
Leitura sugerida: Atos 8.1-40



Breve análise:
A pregação de Filipe estava fundamentada na Escritura Sagrada e tinha por objetivo anunciar Jesus Cristo para o Eunuco. Em sua pregação, Filipe adotou como ponto de partida, exatamente o texto que o Eunuco estava lendo. Isto revela que Filipe estava familiarizado com a Escritura e não ficava à procura de textos “prediletos” para promover sua pregação.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Estou consciente de que o objetivo da pregação é anunciar Jesus Cristo? Estou familiarizado com Escritura de modo que não me sinta dependente de determinados textos "prediletos" para pregá-la? Tenho assumido o compromisso de ler e estudar sistematicamente a Bíblia Sagrada?

Oração:
Amado Deus, ajuda-me a efetivamente anunciar Jesus Cristo sempre que estiver pregando Tua Palavra. Desperta em mim o compromisso de ler e estudar sistematicamente a Bíblia Sagrada, com tal seriedade que eu jamais me sinta dependente de determinados textos “prediletos” para pregá-la. Que, por Tua graça, eu ame todo o conteúdo da Escritura Sagrada e em toda Ela eu veja Jesus Cristo revelado!
A. M. Cunha

domingo, 18 de outubro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (20)

Versículo:
“e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.”
Atos 6.4

Leitura sugerida: Atos 6.1-15

Breve análise:
A prática da oração e do ministério da Palavra são duas importantes atividades espirituais que os filhos de Deus devem praticar. A expressão “nos consagraremos” revela a intensidade desta prática. Tanto a oração quanto a Palavra de Deus são atividades pelas quais edificamos nossa alma, honramos a Deus e serviços aos outros.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Qual a importância que tenho dado à prática da oração e do ministério da Palavra? Tenho edificado a minha alma, honrado a Deus e servido ao próximo praticando a oração e dedicando-me ao ministério da Palavra?

Oração:
Senhor Deus, não me deixe falhar na prática da oração e do ministério da Palavra! Ajuda-me a edificar minha vida, honrar a Ti e servir ao próximo com a oração e o ministério da Palavra.
A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (19)

Versículo:
“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.”
Salmo 143.10

Leitura sugerida: Salmo 143.1-12

Breve análise:
Nesta oração, o salmista não ora pedindo para aprender qual é a vontade de Deus, mas para aprender a praticá-la. É exatamente o fato de o Senhor ser o nosso Deus que deve nos motivar a fazermos a Sua vontade. O Espírito Santo adestra a nossa vontade, guiando-nos por caminho espiritualmente pavimentado, para que possamos praticar a vontade divina.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Está claro em meu coração que há uma diferença muito grande entre saber a vontade de Deus e praticá-la? Sabendo que o meu coração é naturalmente inclinado a rebelar-se contra a vontade divina, tenho orado persistentemente para que Deus me ensine a praticar Sua vontade? Estou convicto de que o Espírito Santo é quem conduzirá a minha alma nesta brilhante jornada para praticar a vontade divina?

Oração:
Espírito Santo, que o meu coração seja domado por Ti para que a minha jornada neste mundo tenha a marca de ter feito e continuar fazendo a vontade de Deus. Que o meu coração seja espiritualmente acionado para, não apenas conhecer a vontade de Deus, mas para praticá-la com atos de vontade voluntariamente submetidos a Deus!
A. M. Cunha