sábado, 14 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (39)

Versículo:
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”
Provérbios 4.18

Leitura sugerida: Provérbios 4.1-27

Breve análise:
O andar dos justos produz uma expansiva luz, que de tanto expandir-se enche de  perfeição, não a si mesma, mas o dia para o qual direciona o seu brilho. Quando o dia declina a luz dos justos não morre, simplesmente passa a brilhar em outro lugar.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho buscado em Deus a benção de fazer expandir a luz que está em mim? Estou consciente de que sempre que um dia declina estou sendo convidado para brilhar em outro lugar?

Oração:
Querido Deus, que seja expansiva a luz que Tu colocas em mim! Faça-me perceber que, a cada declinar do dia, a luz que está em mim não pode morrer, ela simplesmente deve brilhar em outro lugar!

A. M. Cunha

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (38)

Versículo:
“Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.”
I João 2.11
Leitura sugerida: I João 2.1-29

Breve análise:
Uma comunidade espiritual deve ser um ambiente de mútuo amor. A existência do ódio manifesta a existência das trevas. Aquele que odeia a seu irmão, não apenas está nas trevas [suporta a influência das trevas em sua vida], mas também anda nas trevas [pratica atos que promovem as trevas com o seu modo de viver]. Estar e andar nas trevas torna errante a alma humana, pois não lhe permite saber para onde vai.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho habitualmente investigado o meu coração à procura de quaisquer indícios da existência de ódio, por menores que sejam? Minhas ações têm sido influenciadas pelas trevas?

Oração:
Não permita, ó Deus, que o ódio encontre abrigo em meu coração! Que a Tua luz brilhe em minha alma desfazendo quaisquer trevas! Que os meus passos sejam influenciados por Tua luz!


A. M. Cunha

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (37)

Versículo:
“Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”
I João 1.6
Breve análise:
Nossas palavras podem até anunciar que mantemos comunhão com o Senhor Jesus Cristo, mas elas estarão carregadas de um venenoso engano caso, simultaneamente ao que anunciamos com nossos lábios, o nosso modo de viver revele que andamos nas trevas e não praticamos a verdade.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Tenho procurado fazer com que meu modo de viver seja coerente com a espiritualidade que meus lábios anunciam? Estou convencido de que, caso tenha andado em trevas e não tenha praticado a verdade, as palavras de espiritualidade serão um venenoso engano para a minha alma?

Oração:
Oh! Senhor! Não permita que eu seja enganado praticando uma espiritualidade doentia! Livra-me de andar nas trevas! Livra-me de não praticar a verdade! Que minha vida seja coerente com a espiritualidade que meus lábios anunciarem!

Leitura sugerida: I João 1.1-10
A. M. Cunha