sábado, 28 de novembro de 2009

O Que É Necessário Para A Prática Da Revelação Bíblica - Parte Quatro


A Confissão Que Nos Reaproxima Do Pai


O Espírito de Deus tem uma poderosa obra a realizar em nós. O Apóstolo João nos mostra dois aspectos desta obra: 1) Convencer o mundo da justiça, do pecado e do juízo (João 16:8-11); 2) Guiar a toda a verdade (João 16:13). Como o Espírito atua em nossa vida para nos reaproximar do Pai Celestial? Ele revela a Palavra, nos concede graça para expormos a nossa vida diante das Escrituras e revela o nosso pecado. Desta forma, somos convencidos pelo Espírito de que precisamos urgentemente da confissão. A obra da confissão é o instrumento do perdão e da purificação (I João 1:9). Se o pecado nos distancia do Pai, a confissão nos reaproxima dEle. Este passo é maravilhoso! Assim, considerando o texto de Efésios 5:21, devemos nos prostrar diante do Senhor e confessar. Nosso único remédio é a confissão. É o momento de clamarmos: “Contra ti, contra ti somente, pequei, e fiz o que é mau diante dos teus olhos;” Salmo 51:4. Nossa confissão nos conduzirá à purificação - “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.” Salmo 51:2.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Que É Necessário Para A Prática Da Revelação Bíblica - Parte Três

A Revelação Do Nosso Pecado
Este é um momento muito importante. Sem este passo não teremos a confissão e muito menos o arrebatamento(1). Não estamos falando em Revelação da Palavra, mas na revelação do pecado. No texto sugerido na parte dois desta série de mensagens, a Palavra revelou um padrão de vida marcado pela sujeição uns aos outros no temor de Cristo – Esta é a Revelação da Palavra. Muitos podem ler esse texto e alcançar a Revelação da Palavra, mas nunca poderão experimentar uma mudança pessoal, a menos que tenham suas vidas expostas diante da Palavra.
Quando a nossa vida é profundamente exposta à Palavra, o caminho mal é revelado (Salmo 139:23-24), ou seja, o pecado é manifestado. Devemos perceber a seriedade do momento em que alcançamos esta revelação e o pecado é desmascarado em nossa vida. O pecado faz separação entre nós e o nosso Deus (Isaías 59:1-2). Na verdade, a revelação do nosso pecado é a revelação de nossa separação. Oh! Isto deveria causar arrepios em nós! Quando a nossa vida é confrontada com o texto de Efésios 5:21, podemos ser surpreendidos com o fato de que o nosso relacionamento com os irmãos está desprovido da sujeição biblicamente recomendada. Esta constatação demonstra que há pecado em nós. Este pecado nos separa do Pai Celestial! Isto é tremendamente sério para a vida do Corpo de Cristo. Assim, o Espírito de Deus, mediante o confronto de nossa vida com a Palavra, revela o caminho mal. No entanto, nossa jornada em busca da prática da revelação bíblica não termina aqui, carecemos de penetrar no próximo passo para recuperarmos a nossa comunhão com nosso Senhor!

(1) A expressão “arrebatamento”, usada aqui, não se refere ao rapto da igreja quando da segunda vinda de Cristo, mas ao cumprimento de Romanos 6:14 na vida do cristão, quando o cristão é arrebatado do domínio do pecado. A revelação deste texto é experimentada quando conhecemos a verdade - João 8:32. Devemos conhecer a verdade objetiva e a verdade subjetiva. Verdade objetiva é a experiência da Palavra, como livro que expressa a Vida Divina e a Verdade subjetiva é a experiência de Cristo em nós (Colossenses 1:27), Cristo como a Palavra Viva, o verbo divino (João 8:32, 14:6 e 17:17).