domingo, 28 de agosto de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 2

Surpresas indescritíveis continuam a fluir do Evangelho de Marcos!  Agora, somos apresentados à realidade de que ações são mais importantes do que nomes! É assim que se inicia o segundo capítulo do Evangelho Segundo Marcos: Algumas pessoas, “não identificadas” foram ter com Jesus, conduzindo um “anônimo” paralítico, que havia sido levado por quatro homens “desconhecidos”! O texto bíblico afirma que “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.” [Marcos 2:3].

A compaixão moveu aquelas pessoas na empreitada de conduzirem o paralítico até a presença de Jesus. Não há qualquer indício de que o foco daquelas pessoas era tornar os seus nomes célebres, ou quem sabe, até mesmo tornar famoso aquele paralítico! O que eles ansiavam, movidos por um incontrolável desejo, de acordo com o que o texto deixa transparecer, era promover o encontro daquele paralítico com Jesus!

É certo que eles enfrentariam alguns obstáculos em sua trajetória. Contudo, a força dessa compaixão não lhes permitiria parar diante das dificuldades que aparecessem! Ao contrário, aquela compaixão despertaria neles a coragem necessária para continuarem adiante! A genuína compaixão é ousada e destemida! E foi exatamente isso o que aconteceu com aqueles homens! Como não puderam, por causa da multidão que ali estava, entrar pela porta, eles criaram uma “nova porta”, uma inesperada abertura que eles fizeram no telhado daquela casa, e foi por esse novo acesso que eles desceram o leito onde estava o paralítico! E como consequência dessa destemida atitude, o almejado encontro entre Jesus e o paralítico aconteceu!

O texto não nos dá qualquer evidência de que Jesus tenha dito alguma coisa para aquelas pessoas que lhe haviam trazido o paralítico. Contudo, há um singular registro que não pode ser negligenciado! O texto bíblico diz: “Vendo-lhes a fé” [Marcos 2:5]! Não se trata da fé de apenas um, como se fosse unicamente a fé do paralítico, mas uma fé colegiada que, de mãos dadas com a compaixão, trouxe aquele paralítico até Jesus! Eles esperavam cura, Jesus, no entanto, concedeu ao paralítico a cura e o perdão dos pecados! É surpreendente o que pode acontecer quando alguém se encontra com Jesus, ainda que esse encontro tenha ocorrido como consequência da compaixão de outras pessoas!

A. M. Cunha


EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 1

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MARCOS – Capítulo 1

O Evangelho de Marcos apresenta uma abordagem extremamente intensa. Por exemplo, no primeiro capítulo, imediatamente após o anúncio de uma profecia a respeito de Jesus Cristo, o evangelista apresenta a seguinte narrativa: Jesus foi batizado, venceu a tentação no deserto, pregou o evangelho do Reino, escolheu discípulos, ensinou na sinagoga, curou enfermos e expulsou demônios. Registra-se ainda, que Jesus levantava-se alta madrugada para orar! Sem dúvidas, esse início está repleto de ação! 

Todas as realizações de Jesus, Suas palavras e Suas ações, O qualificavam para ser um inigualável modelo para a vida cristã, uma referência a ser seguida! E é exatamente nessa qualidade, como modelo e referência, que está fundamentado o chamado contido no versículo 17 do capítulo primeiro deste Evangelho, que nos diz o seguinte: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. 

O chamado “Vinde após mim” é, portanto, uma importante evidência de que Jesus Cristo é o modelo dos Seus discípulos. Essa expressão poderia muito bem ser assim reproduzida: Venham, observem o que estou fazendo, e assim como eu fizer, façam vocês também! Jesus, de fato, não apenas chamava os discípulos para fazerem algo, nem, tampouco, ficava inerte, apenas observando cada um deles enquanto eles realizavam alguma atividade espiritualmente relevante. Jesus chama com o propósito de que os Seus discípulos, ao verem o que Ele faz, saibam o que fazer, como fazer e em que tempo fazer! Jesus, o Mestre que chama para fazer, é, antes de tudo, o mestre que faz para poder chamar! Ele jamais chamará alguém para fazer o que Ele mesmo não tenha feito! O chamado de Jesus para que os Seus discípulos fizessem algo espiritualmente relevante, foi um chamado de alguém que, por ser um autêntico modelo e uma profunda referência para aqueles que foram chamados, era plenamente experimentado em fazer tudo aquilo que estava ordenando que os Seus discípulos fizessem! Sem dúvida, Jesus estava plenamente qualificado para dizer aos Seus discípulos: observem o que estou fazendo, e assim como eu fizer, façam vocês também!

A. M. Cunha