domingo, 28 de agosto de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 1

MEDITAÇÕES NO EVANGELHO DE MARCOS – Capítulo 1

O Evangelho de Marcos apresenta uma abordagem extremamente intensa. Por exemplo, no primeiro capítulo, imediatamente após o anúncio de uma profecia a respeito de Jesus Cristo, o evangelista apresenta a seguinte narrativa: Jesus foi batizado, venceu a tentação no deserto, pregou o evangelho do Reino, escolheu discípulos, ensinou na sinagoga, curou enfermos e expulsou demônios. Registra-se ainda, que Jesus levantava-se alta madrugada para orar! Sem dúvidas, esse início está repleto de ação! 

Todas as realizações de Jesus, Suas palavras e Suas ações, O qualificavam para ser um inigualável modelo para a vida cristã, uma referência a ser seguida! E é exatamente nessa qualidade, como modelo e referência, que está fundamentado o chamado contido no versículo 17 do capítulo primeiro deste Evangelho, que nos diz o seguinte: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. 

O chamado “Vinde após mim” é, portanto, uma importante evidência de que Jesus Cristo é o modelo dos Seus discípulos. Essa expressão poderia muito bem ser assim reproduzida: Venham, observem o que estou fazendo, e assim como eu fizer, façam vocês também! Jesus, de fato, não apenas chamava os discípulos para fazerem algo, nem, tampouco, ficava inerte, apenas observando cada um deles enquanto eles realizavam alguma atividade espiritualmente relevante. Jesus chama com o propósito de que os Seus discípulos, ao verem o que Ele faz, saibam o que fazer, como fazer e em que tempo fazer! Jesus, o Mestre que chama para fazer, é, antes de tudo, o mestre que faz para poder chamar! Ele jamais chamará alguém para fazer o que Ele mesmo não tenha feito! O chamado de Jesus para que os Seus discípulos fizessem algo espiritualmente relevante, foi um chamado de alguém que, por ser um autêntico modelo e uma profunda referência para aqueles que foram chamados, era plenamente experimentado em fazer tudo aquilo que estava ordenando que os Seus discípulos fizessem! Sem dúvida, Jesus estava plenamente qualificado para dizer aos Seus discípulos: observem o que estou fazendo, e assim como eu fizer, façam vocês também!

A. M. Cunha

Nenhum comentário: