sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DÉCIMA QUARTA SEÇÃO – SALMO 119:105

Salmo 119:105 – “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Este é, muito provavelmente, o versículo mais conhecido do Salmo 119. A Palavra de Deus é lâmpada para os pés e luz para o caminho. Isto significa que Ela é auxílio indispensável para o “andar” do cristão. Neste sentido, a Escritura é fundamental para revelar “onde estamos” [lâmpada para os meus pés] e “por onde e para onde estamos caminhando” [luz para os meus caminhos]. Este Salmo, portanto, descreve a Palavra de Deus como o grande guia da vida humana.
A. M. Cunha

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DÉCIMA TERCEIRA SEÇÃO – SALMO 119:104

Salmo 119:104 – “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.” A Palavra de Deus era para o salmista, não apenas a origem do seu entendimento, mas o meio pelo qual sua natureza era poderosamente transformada, de modo que sua alma não sentia qualquer espécie de prazer no caminho da falsidade. A expressão “Por meio dos teus preceitos”, sugere que o salmista possuía um sério compromisso com a Palavra de Deus, o que nos permite dizer que o salmista lia, estudava e meditava na Palavra de Deus.
A. M. Cunha

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

DÉCIMA TERCEIRA SEÇÃO – SALMO 119:103

Salmo 119:103 – “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.” O salmista já havia declarado no Salmo 19:10 que os divinos decretos “são mais doces do que o mel e o destilar dos favos”. Ao afirmar que os mandamentos divinos são doces ao seu paladar, o salmista deixava claro que ele já havia experimentado os efeitos da Palavra de Deus em sua vida! Somente quando verdadeiramente experimentamos a Palavra de Deus é que podemos claramente perceber a Sua doçura! Nenhum, absolutamente nenhum, dos prazeres que estão disponíveis ao homem pode ser comparado ao deleite que a Palavra de Deus oferece àquele que a experimenta!
A. M. Cunha