sexta-feira, 4 de novembro de 2016

TERCEIRA SEÇÃO – SALMO 119:19

Salmo 119:19 – “Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.”. A condição de peregrino, aqui destacada pelo salmista, revela que ele não percebe a si mesmo como sendo vocacionado a ter residência fixa nesta terra! Além de não possuir tal vocação, o salmista reconhece que não possui qualquer habilidade para, por si só, descobrir os mandamentos divinos. Ao clamar “não escondas de mim os teus mandamentos”, o salmista, ciente de que não possui  residência fixa neste lado da eternidade, está reconhecendo que, sem a Palavra de Deus, jamais conseguirá viver nesta terra com espiritualidade significativa.

A. M. Cunha

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

TERCEIRA SEÇÃO – SALMO 119:18

Salmo 119:18 – “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.”. A Lei do Senhor não é um conjunto de regras do tipo “pode e não pode”, Ela está repleta de maravilhas! O salmista, no entanto, reconhece que, a menos que o Senhor lhe desvende os olhos, tais maravilhas permanecerão inacessíveis diante de suas habilidades meramente naturais. Por mais vibrante que seja a luz natural ela é incapaz de dissipar as densas trevas que obscurecem a percepção espiritual do homem em sua natural condição. É a invisível mão do Espírito Santo que conduz o homem a contemplar as maravilhas da Lei do Senhor!

A. M. Cunha

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

TERCEIRA SEÇÃO – SALMO 119:17

Salmo 119:17 – “Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua palavra.”O salmista, ao se utilizar da expressão “Sê generoso para com o teu servo”, reconhece que precisa do favor de Deus, pois somente assim poderá viver e obedecer à Palavra de Deus. Observe que o salmista considera o dever de observar a Palavra de Deus como um grandioso propósito da vida. Assim, ele não deseja viver, apenas por viver, mas sua alma anela por viver para obedecer à Palavra de Deus! Feliz é a alma que contempla em sua existência a necessidade de viver para obedecer. E não apenas obedecer a um comando qualquer, mas aos imutáveis comandos da Palavra de Deus! O salmista reconhece que é a generosidade do Senhor que fará com que ele viva e observe a Palavra de Deus. Em outras palavras, o salmista estava afirmando que enquanto ele vivesse, sua dedicação seria concentrada em observar os mandamentos divinos.
A. M. Cunha

SEGUNDA SEÇÃO – SALMO 119:16

Salmo 119:16 – “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.”. À semelhança do versículo anterior, o salmista anuncia que sua alma encontra-se envolta com dois outros desejos: [1] ter prazer nos decretos divinos, e [2] não se esquecer da Palavra de Deus. Em outras palavras o salmista deseja alegrar-se e não se esquecer dos mandamentos do Senhor: alegrar-se e lembrar-se! Num ambiente caracterizado por alegrias decorrentes dos “prazeres da carne” [hedonista, portanto], o salmista manifesta uma contracultura, por meio da qual o seu prazer estará focado nos decretos divinos, por isso ele diz “Terei prazer nos teus decretos”! Num ambiente caracterizado por atividades mentais concentradas naquilo que somente aproveita ao homem [hedonista, portanto], o salmista manifesta uma contracultura, por meio da qual sua mente estará focada na Palavra de Deus, por isso ele diz: “não me esquecerei da tua palavra”!

A. M. Cunha

terça-feira, 1 de novembro de 2016

SEGUNDA SEÇÃO – SALMO 119:15

Salmo 119:15 – “Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.”. O salmista vê sua alma envolvida em dois preciosos desejos: [1] meditar nos preceitos divinos, e [2] respeitar as veredas do Senhor. Em outras palavras, ele desejava meditar e obedecer! O filho de Deus que se aproxima da Palavra de Deus deve fazê-lo em condição de vulnerabilidade. Esta condição de vulnerabilidade nada mais é do que adotar uma postura reflexiva diante das Sagradas Escrituras, ou seja, o discípulo de Cristo deve lê-la e deixar-se ser lido por Ela; deve investigá-la e deixar-se ser investigado por ela; deve nela meditar e deve observar os caminhos por ela apontados. Meditar e obedecer, eis os desejos que devem envolver nossa alma!
A. M. Cunha

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

SEGUNDA SEÇÃO – SALMO 119:14

Salmo 119:14 – “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.”. Observe a expressão “o caminho dos teus testemunhos”. É assim que o salmista descreve a Palavra de Deus! A palavra “caminho, do hebraico derek [דרךְ], além de referir-se a estrada, distância, jornada e direção, refere-se também a maneira, hábito. Nesta últimas acepções, este vocábulo pode ser empregado, como é o caso aqui, referindo-se “ao curso da vida” e ao “caráter moral”. Em outras palavras, o salmista percebia nas Escrituras a bússola capaz ditar-lhe o curso da vida e o caráter moral de sua conduta. E é exatamente nesta direção segura que o salmista ancorava sua alegria, por isso ele diz “mais me regozijo”! Enquanto muitos procuram estabilidade nas riquezas, o salmista encontra mansidão nos caminhos do Senhor, e isto lhe causa indescritível regozijo! O profeta Isaías comprova esta verdade ao dizer: “Os mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor” Isaías 29:19. Onde está posto o coração do salmista? A resposta ecoa retumbante: No caminho dos testemunhos divinos e não em todas as riquezas! O mestre da vida, Jesus Cristo, afirma: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Mateus 6:19-21.

A. M. Cunha