sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

(29) Conexões bíblicas – Luz que brilha nas trevas.

Comentário
Deus é a luz eterna que sempre brilhou. A Escritura assim afirma a respeito de Deus: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. (I João 1:5)(I João 1:5). No ato da criação Deus disse: Haja luz” (Gênesis 1:3). Num certo sentido podemos dizer que Aquele que é a Luz não criada, quando do Seu ato criador, chamou à existência outra luz para este universo, a luz criada. O universo em criação ia obedecendo à voz do Criador, por isso se diz: e houve luz” (Gênesis 1:3). Nunca é demais lembrar o ambiente no qual esta nova luz veio a existir é descrito na Escritura com as seguintes palavras: “havia trevas sobre a face do abismo” (Gênesis 1:2). Que maravilhosa lição nos dá o ato criador de Deus! A luz pode surgir mesmo no império das trevas.
O Novo Testamento, após conectar o império das trevas com o coração humano, lança-nos a seguinte palavra de esperança: “Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”   (II Coríntios 4:6). Esta palavra de esperança pode ser compreendida como o novo ato criador de Deus, por meio do qual ele nos faz novas criaturas em Cristo Jesus (II Coríntios 5:17). Esta novo ato criador é um ato de libertação, pois a Bíblia nos diz que “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). Uma nova vida surge para os que estão em Cristo Jesus, de modo que, assim como a primeira luz criada brilhou no meio das trevas, igualmente possamos brilhar ainda que vivamos num ambiente de densas trevas. A Bíblia assim se pronuncia acerca daqueles que possuem uma nova vida em Cristo: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, (Filipenses 2:15).

Textos Conexos
“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:3


“para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Filipenses 2:15
A. M. Cunha

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

(28) Conexões bíblicas – Procura conhecer o estado das tuas ovelhas.

Comentário
Uma significativa parte da narrativa das Escrituras destina-se a estabelecer diretrizes quanto ao cuidado que se deve ter para com os rebanhos. O povo de Deus reunido é tido como um rebanho que pertence ao Senhor. Deus, no entanto, conferiu a determinadas pessoas a atribuição de apascentarem o Seu rebanho. Percebendo que muitos poderiam desviar-se no exercício desta tarefa, o texto sagrado, com veemência, coíbe o auto apascentar, nos seguintes termos: “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!” (Ezequiel 34:2). A esta exortação acrescenta-se a seguinte indagação: “Não apascentarão os pastores as ovelhas?”. O foco da atividade pastoral é a ovelha. Pensando nisto é que a Bíblia transmite aos pastores a seguinte orientação: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos,” (Provérbios 27:23). Conhecer e cuidar são duas importantes palavras que não devem ser uma raridade entre aqueles que são chamados ao exercício do ministério pastoral. Conhecer requer aproximação e cuidar requer entrega, compromisso, cumprindo assim o que o apóstolo Paulo nos deixou como legado em I Tessalonicenses 2:8, ao relatar o seguinte quanto ao seu ministério pastoral: “assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.”. Um exemplo vívido desta entrega pode ser visto, e deve ser seguido, na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele afirma o seguinte: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:11). Ele é a referência de bondade na prática do ministério pastoral, por isso os pastores devem segui-Lo de perto. Do contrário, correm o risco de, apascentando a si mesmos, deixarem o rebanho esquecido.

Textos conexos
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?”
Ezequiel 34:2

“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos,”
Provérbios 27:23

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
João 10:11
A. M. Cunha

Gravura extraída de: https://mscamp.files.wordpress.com/2010/10/pastor.jpg.

domingo, 11 de janeiro de 2015

(27) Conexões bíblicas – Cristo, o grande libertador.

Comentário
Quando as angústias da servidão egípcia intensificaram-se, Deus levantou um homem para tornar-se o grande libertador do povo de Israel, Moisés. Eis as palavras divinas em Sua aparição a Moisés: “Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:7-8). A aflição de Israel não passou despercebida ante os olhos divinos e o alarido que brotava de um coração angustiado também não. Deus ergueu o Seu braço poderoso para libertar e conduzir. O braço divino de libertação e condução teria um instrumento humano, Moisés. Diz-nos o texto sagrado: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êxodo 3:10).
O livro de Atos dos Apóstolos repete a narrativa do chamamento de Moisés, destacando o fato de que Moisés sabia que um “novo profeta” estava para surgir: “Foi Moisés quem disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim.” (Atos 7:37). Este “novo profeta” é Cristo. A Seu respeito assim se pronuncia o texto sagrado: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.” (Gálatas 5:1). Cristo, o grande libertador, ergue Sua confortadora voz para anunciar o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).

Textos conexos
“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel”
Êxodo 3:7-8

“Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo. Vem agora, e eu te enviarei ao Egito.”
Atos 7:34
A. M. Cunha
Gravura extraída de: http://creationwiki.org/pt/Ficheiro:Christ_on_the_Cross.jpg.