sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

(29) Conexões bíblicas – Luz que brilha nas trevas.

Comentário
Deus é a luz eterna que sempre brilhou. A Escritura assim afirma a respeito de Deus: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. (I João 1:5)(I João 1:5). No ato da criação Deus disse: Haja luz” (Gênesis 1:3). Num certo sentido podemos dizer que Aquele que é a Luz não criada, quando do Seu ato criador, chamou à existência outra luz para este universo, a luz criada. O universo em criação ia obedecendo à voz do Criador, por isso se diz: e houve luz” (Gênesis 1:3). Nunca é demais lembrar o ambiente no qual esta nova luz veio a existir é descrito na Escritura com as seguintes palavras: “havia trevas sobre a face do abismo” (Gênesis 1:2). Que maravilhosa lição nos dá o ato criador de Deus! A luz pode surgir mesmo no império das trevas.
O Novo Testamento, após conectar o império das trevas com o coração humano, lança-nos a seguinte palavra de esperança: “Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”   (II Coríntios 4:6). Esta palavra de esperança pode ser compreendida como o novo ato criador de Deus, por meio do qual ele nos faz novas criaturas em Cristo Jesus (II Coríntios 5:17). Esta novo ato criador é um ato de libertação, pois a Bíblia nos diz que “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). Uma nova vida surge para os que estão em Cristo Jesus, de modo que, assim como a primeira luz criada brilhou no meio das trevas, igualmente possamos brilhar ainda que vivamos num ambiente de densas trevas. A Bíblia assim se pronuncia acerca daqueles que possuem uma nova vida em Cristo: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, (Filipenses 2:15).

Textos Conexos
“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:3


“para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Filipenses 2:15
A. M. Cunha

Nenhum comentário: