domingo, 11 de janeiro de 2015

(27) Conexões bíblicas – Cristo, o grande libertador.

Comentário
Quando as angústias da servidão egípcia intensificaram-se, Deus levantou um homem para tornar-se o grande libertador do povo de Israel, Moisés. Eis as palavras divinas em Sua aparição a Moisés: “Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel” (Êxodo 3:7-8). A aflição de Israel não passou despercebida ante os olhos divinos e o alarido que brotava de um coração angustiado também não. Deus ergueu o Seu braço poderoso para libertar e conduzir. O braço divino de libertação e condução teria um instrumento humano, Moisés. Diz-nos o texto sagrado: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êxodo 3:10).
O livro de Atos dos Apóstolos repete a narrativa do chamamento de Moisés, destacando o fato de que Moisés sabia que um “novo profeta” estava para surgir: “Foi Moisés quem disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim.” (Atos 7:37). Este “novo profeta” é Cristo. A Seu respeito assim se pronuncia o texto sagrado: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou.” (Gálatas 5:1). Cristo, o grande libertador, ergue Sua confortadora voz para anunciar o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28).

Textos conexos
“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel”
Êxodo 3:7-8

“Vi, com efeito, o sofrimento do meu povo no Egito, ouvi o seu gemido e desci para libertá-lo. Vem agora, e eu te enviarei ao Egito.”
Atos 7:34
A. M. Cunha
Gravura extraída de: http://creationwiki.org/pt/Ficheiro:Christ_on_the_Cross.jpg.

Nenhum comentário: