quinta-feira, 14 de maio de 2009

A PARABOLA DO BOM SAMARITANO


O ENCONTRO MAIS PODEROSO DA VIDA
Lucas 10.30-35

Mensagem liberada aos irmãos em 06/07/2003

Lendo e desfrutando do texto:
a) Lucas 10.30 – A decisão de ir para Jericó é uma descida
b) Lucas 10.30 – Um homem destruído porque desceu para Jericó
c) Lucas 10.33 – O mais poderoso encontro da vida
d) Lucas 10.34 – Um encontro para a cura das feridas
e) Lucas 10.34 – Um encontro que conduz à hospedaria: Uma figura da igreja
f) Lucas 10.35 – O tratamento do dia seguinte

O texto que lemos fala de (02) duas cidades. Estas duas cidades sempre estarão diante de nós. Jerusalém era o centro da religiosidade da época, por isso, representa uma vida de comunhão com Deus (adoração, serviço, entrega, comunhão, etc.). Jericó, conforme Js 6:26, estava debaixo de maldição, por isso, representa uma vida afastada do Senhor (frieza, rebeldia, desobediência, divisão, contendas, etc.). Este texto possui (03) três seções, cada uma revelando uma poderosa lição para a nossa vida espiritual. Quais são as lições que podemos extrair destas (03) três seções?

I) O PERIGO DE ABANDONAR O LUGAR ADEQUADO (Lc 10:30-32) – “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó”.

Aquele homem deixou Jerusalém e foi para Jericó. Esta trajetória é chamada pela Bíblia de “descida”. Ir para Jericó nunca é uma subida. Este caminho de descida levou aquele homem a se encontrar com SALTEADORES. Quais foram as conseqüências deste encontro com os salteadores (Lc 10:30)? a) A riqueza daquele homem foi roubada; b) O vigor daquele homem foi roubado; c) Aquele homem foi abandonado (é o sentimento de solidão que invade a vida daqueles que descem para Jericó). Aquele homem, antes, andava, agora, não anda mais. QUE DESTRUIÇÃO! Aquele homem foi abandonado pela religião. QUE SOFRIMENTO! Tudo isso em conseqüência de uma decisão errada. Não devemos abandonar o lugar adequado.

PARA PENSAR: Não abandonemos o lugar adequado. Jerusalém é um lugar para permanecermos.

II) O MAIS PODEROSO ENCONTRO DA VIDA (Lc 10:33-34) – “Certo samaritano, vendo-o, compadeceu-se dele” .

Qual era o quadro da vida daquele homem? Abandonado, ferido, sem riqueza, solitário. Isto tudo aponta para MORTE. Este homem tinha apenas um destino em sua vida: A MORTE.
O versículo 33 é maravilhoso! Este versículo revela o seguinte: UMA PODEROSA MUDANÇA NA VIDA DAQUELE HOMEM! É possível mudar? Sim! Jesus é o mais poderoso encontro da vida! Aleluia! Este encontro mudou a vida daquele homem! Quais foram as conseqüências deste poderoso encontro?

a) O tratamento dos ferimentos;

b) O subjugar da vontade (Aquele homem chegou até ali com a sua própria força. Mas agora, como ele estava saindo dali? Ele foi conduzido pela vontade do samaritano – O que isto revela? Revela que ele teve a sua vontade subjugada – Deixa o Senhor subjugar a sua vontade).

c) O preparo de um local (Aquele homem foi conduzido para uma hospedaria, um lugar especial de cura: a Igreja.

PARA PRATICAR: O Senhor Jesus é o mais poderoso encontro da vida! Encontre-se com Ele todos os dias.

III) O TRATAMENTO DO DIA SEGUINTE (Lc 10:35) – “entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem”.

O bom samaritano não abandonou aquele homem. Jesus não abandona você! Ele cuida de você! Trata as feridas! Governa a sua vontade! Prepara um local para você! Ouça: Ele não apenas prepara um lugar - Ele prepara pessoas para cuidarem de você. O que envolve este tratamento do dia seguinte:

a) Uma pessoa para cuidar daquele homem – é seu direito ser cuidado! Você foi roubado? Abandonado? Ferido? Então, eu tenho uma boa notícia para você: é seu direito ser cuidado! Você pode se aproximar de seu irmão e dizer: “Meu irmão, você é pago para cuidar de mim. Então, eu me aproximo de ti para ser cuidado, amparado, protegido. Na hospedaria não pode haver a DOR PERSISTENTE. Quando estiver doendo, grite, suplique, peça. O Senhor tem hospedeiros para cuidar de você! Aleluia!;

b) O hospedeiro foi pago – Você é pago com pagamento celestial, então, cuide de seu irmão! Dois denários são suficientes para o pagamento de dois dias de trabalho. Aquele homem foi cuidado pelo samaritano por (01) um dia e pelo hospedeiro, por (02) dois dias. Total: (03) Três dias. Três é o número da ressurreição (Jesus ressuscitou ao terceiro dia). Este é o salário da ressurreição. O que é ressurreição? É a vitória sobre a morte! Amém! Somos pagos para vencermos a morte na vida de nosso irmão!

ORAÇÃO: Senhor, ajuda-me a cumprir a minha função para o tratamento do dia seguinte. Desejo vencer a morte na vida de meus irmãos! Desejo viver uma vida de ressurreição juntamente com meus irmãos! Amém

Amém.

A. M. Cunha