domingo, 26 de março de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 15

Cristo, como um agente da Palavra, leu, memorizou e proclamou a Palavra


Jesus Cristo foi um exemplo vivo de alguém que priorizou a Palavra de Deus! Um olhar um pouco mais atento para o ministério de Jesus permitirá a identificação de, pelo menos, três importantes fatos que evidenciam o valor que Ele atribuía à Palavra de Deus.

Ø  JESUS LIA A PALAVRA DE DEUS: Ele habitualmente frequentava as Sinagogas, onde costumava ler as Escrituras. O texto de Lucas 4:16, afirma o seguinte: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. De acordo com esta porção, Jesus lia habitualmente a Palavra de Deus. É quase certo que aquilo que praticamos com habitualidade seja exatamente aquilo que consideramos uma prioridade em nossas vidas! A leitura das Escrituras era, sem dúvida, uma prioridade para Jesus!

 

Ø  JESUS MEMORIZAVA A PALAVRA DE DEUS: Logo após ter sido batizado, Jesus enfrentou a tentação no deserto e saiu vitorioso ao fazer uso da Palavra de Deus. De acordo com o relato de Mateus 4:1-11, durante a tentação no deserto, Jesus, por três vezes, respondeu ao tentador com a frase “Está escrito”, seguida de uma citação bíblica adequada a cada situação. Não há registro bíblico de que Jesus estivesse portando, naquele momento, algum dos rolos da Torá, para consultá-la enquanto respondia ao tentador. Tal relato bíblico, por si só, já é uma demonstração de que Jesus havia memorizado aquelas porções das Sagradas Escrituras! A memorização das Escrituras era, sem dúvida, uma prioridade para Jesus!

 

Ø  JESUS PROMOVIA AJUSTES EM SUA VIDA PARA CUMPRIR AS ESCRITURAS: Ele viveu de acordo com os ensinamentos da Palavra de Deus. O texto de Mateus 4:12-14 é uma viva demonstração de que Ele promovia ajustes em Sua vida para adequá-la ao conteúdo da Palavra de Deus. Eis o teor das Escrituras quanto a este ponto: “Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías”. Promover ajustes na vida para adequá-la às Escrituras era, sem dúvida, uma prioridade para Jesus!

Ao ler e memorizar as Escrituras, e consequentemente, fazer os ajustes necessários em nossa vida, nós nos tornamos, assim como Cristo, agentes da Palavra de Deus! Priorizar a Palavra de Deus é, sem dúvida, uma das mais importantes escolhas que podemos fazer em nossa caminhada espiritual!

A. M. Cunha