segunda-feira, 12 de julho de 2021

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO
























 

EVANGELHO DE JOÃO - CAPÍTULO 16

É extremamente necessário que nos aproximemos da verdade, que Cristo seja glorificado em todos os aspectos de nossa vida e que tenhamos a mesma percepção que Deus tem em relação ao pecado, à justiça e ao juízo.

Estes, sem dúvida, são três importantes princípios para a vida cristã. Porém, tão necessário quanto nos aproximarmos da verdade, glorificarmos a Cristo em nossa vida e termos a mesma percepção que Deus possui acerca do pecado, da justiça e do juízo, é entendermos que não existe em nós, e a partir de nós, nenhuma habilidade natural que nos capacite ou habilite para isso.

Se interrompêssemos nossa narrativa aqui, ou seja, com a conclusão de que não existe em nós, e a partir de nós, nenhuma habilidade natural que nos capacite a nos aproximarmos da verdade, glorificarmos a Cristo em nossa vida e termos a mesma percepção que Deus possui acerca do pecado, da justiça e do juízo, isto, sem dúvida, faria com que nos sentíssemos desapontados, desiludidos e sem esperança!

O Senhor Jesus, porém, faz brotar uma firme esperança quando afirma o seguinte: “Quando ele vier” [João 16:8]! Mais adiante Jesus também afirma o seguinte: “quando vier, porém, o Espírito da verdade” [João 16:13]! Estas duas afirmações são poderosas e carregam uma inabalável esperança para nós! Jesus, em outras palavras, está dizendo: Não se sintam desapontados, desiludidos ou sem esperança, pois eu lhes anuncio uma grande mensagem: O Espírito Santo, o Consolador, virá para fazer por vocês o que vocês não podem fazer! Alinhado a estas palavras de Jesus, o apóstolo Paulo anunciou a primazia da obra do Espírito Santo em nossa vida com as seguintes palavras: “o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza” [Romanos 8:26]! Deus seja louvado, pois, embora sejamos fracos, o Espírito Santo é o auxílio que necessitamos em todos os aspectos de nossa fraqueza!

Sem dúvida, é maravilhoso saber que Jesus apresentou diante de nós um glorioso caminho, ou melhor, Ele apresentou para nós a Pessoa responsável por fazer com que nos aproximemos da verdade, glorifiquemos a Cristo em nossa vida e tenhamos a mesma percepção que Deus possui acerca do pecado, da justiça e do juízo! Essa pessoa, sem dúvida, é o Espírito Santo, que, inclusive já havia sido apresentado a nós no capítulo 14 do Evangelho Segundo João. E no capítulo 16 deste Evangelho, Jesus, não apenas anuncia a pessoa do Espírito Santo, mas apresenta a Sua obra para conosco.

De acordo com o capítulo 16 do Evangelho Segundo João, a missão do Espírito Santo possui três importantes perspectivas: A primeira delas dá-se quanto ao convencimento [João 16.8-11]; a segunda, quanto à verdade [João 16.13] e a terceira, quanto à pessoa de Cristo [João 16.14].

[1] Sua missão quanto ao convencimento é assim descrita por Jesus: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” [João 16.8-9]. Em sua obra de convencimento, o Espírito Santo fará com que tenhamos a mesma percepção que Deus possui acerca do pecado, da justiça e do juízo;

[2] Sua missão quanto à verdade possui a seguinte configuração: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” [João 16.13]. Em sua obra quanto à verdade, o Espírito Santo fará com que nos aproximemos dela;

[3] Sua missão quanto à pessoa de Cristo é assim descrita por Jesus: “Ele me [Jesus] glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” [João 16.14]. Em Sua obra quanto à pessoa de Cristo, o Espírito Santo fará com que glorifiquemos a Cristo em todos os aspectos de nossa vida.

Nessa linha de argumentação, é possível afirmar que a obra do Espírito Santo fará com que, em primeiro lugar, nos aproximemos da verdade, porque Ele nos conduzirá a toda verdade; em segundo lugar, Ele fará com que em tudo Cristo seja glorificado em nossa vida, porque essa será a mensagem que Ele nos há de anunciar; e, por fim, Ele, por meio de um poderoso convencimento, dobrará a nossa vontade para que tenhamos a mesma percepção que Deus tem em relação ao pecado, à justiça e ao juízo.

Percebemos, portanto, que o Espírito Santo é quem nos capacita e habilita a nos aproximarmos da verdade, a glorificarmos a Cristo em todos os aspectos da nossa vida e a termos a mesma percepção que Deus tem em relação ao pecado, à justiça e ao juízo. O Espírito Santo é o Consolador que nos foi prometido por Jesus. Guardemos firmes a promessa de que “todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” [Romanos 8:14]. É somente pelo Espírito, no Espírito e sob a influência do Espírito que desfrutaremos a vida que o Senhor Jesus desenhou para nós!

A. M. Cunha