sábado, 5 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [13]

“E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel. Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”
Gênesis 28.19-22

Breve análise:
Este Jacó de Gênesis 28 não estava tão maduro quanto o Jacó de Gênesis 35. Observe que, em seu voto, Jacó declara que Deus será o seu Deus, não, porém, sem antes apresentar algumas condições: “Se Deus for comigo (...) e me guardar (...) e me der pão (...) e roupa (...) de maneira que eu volte em paz”. Na conclusão de seu voto Jacó diz: “então, o Senhor será o meu Deus”. Àquele lugar Jacó deu o nome de “Betel”, cujo significado é “Casa de Deus” (Gênesis 28.19). Contemple agora o capítulo 35 de Gênesis e perceba um Jacó um pouco mais maduro. Ele está novamente em Betel, porém, depois de muitas experiências que o tornaram uma pessoa mais amadurecida. O mesmo lugar que antes for por ele chamado de Betel, agora é chamado, também por ele, de El-Betel, cujo significado é “O Deus da Casa de Deus”.

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
O voto de Jacó em Gênesis 28 anuncia que ele, Jacó, era quem daria as regras na Casa de Deus. Porém, em Gênesis 35, após considerar aquele lugar como El-Betel, Jacó revela que o “Deus da Casa de Deus” era quem estava governando. Era como se Jacó afirmasse: Na Casa de Deus quem comanda é Deus e não o homem. Como tenho desenvolvido minha vida cristã? Tenho exigido certas condições para que Deus possa relacionar-se comigo ou estou ciente de que neste relacionamento quem realmente deve governar a minha vida é Deus?

Oração:
Amado Deus e Pai, que em meu coração não existam quaisquer indícios de um coração rebelde a Ti. Faça-me submisso, dando-me a consciência de que na Tua casa quem comando é o Senhor!


A. M. Cunha

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [12]

“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.”
Gênesis 28.12

Breve análise:
Jacó fugia de seu irmão Esaú. Em certo lugar, tendo já se posto o sol, ali Jacó passou a noite. Uma pedra serviu-lhe de travesseiro e o cansaço de sonífero, tanto que “ali mesmo” dormiu (Gênesis 28.11). Mesmo aquele que está em fuga pode ser alcançado pela graça de Deus! O sonho de Jacó faz pressupor que uma atividade angelical já estava em atividade na terra, pois se diz que “os anjos de Deus subiam e desciam” pela escada (Gênesis 28.12).

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
O Novo Testamento também revela uma atividade angelical, pois Jesus Cristo afirma: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João 1.51). No entanto, o texto não anuncia que apenas uma atividade angelical iria acontecer, mas que o próprio céu estaria aberto! Provoca-me alegria saber que Cristo, a escada de Jacó, mantém o céu para mim?

Oração:
Amado Jesus, faça-me ser grato diante da revelação de que Tu és a escada que me conecta ao céu e que Tu o mantém aberto para mim!


A. M. Cunha

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [11]

“Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.”
Gênesis 22.13

Breve análise:
É incrível como a obediência abre nossos olhos! Embora a Bíblia não afirme diretamente, muito provavelmente o carneiro já estava ali, preso pelos cifres entre os arbustos, quando Abraão chegou àquele lugar com seu filho Isaque. Abraão, tendo sido confrontado com a pergunta de Isaque: “onde está o cordeiro para o holocausto?”, ofereceu-lhe a seguinte resposta: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto”. (Gênesis 22.7-8). Enfim, seus olhos foram abertos e ele viu o cordeiro!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando alguém crê em Cristo, Ele O encontra como o Cordeiro de Deus. Cristo, o cordeiro de Deus, já estava ali, próximo o suficiente de Abraão, aquele que creu. Na verdade, desde a fundação do mundo o Cordeiro de Deus já havia sido morto (Apocalipse 13.8)! Que impacto o conhecimento desta verdade causa em meu coração, pois o Cordeiro de Deus morreu por mim antes da fundação do mundo?

Oração:
Deus, ajuda-me a trilhar o caminho da obediência, pois por ela meus olhos são abertos para ver o que há de mais precioso nesta vida: O Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, meu Senhor!


A. M. Cunha

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [10]

“Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça.”
Gênesis 15.6

Breve análise:
Como é agradável ler a respeito de um homem que “creu no Senhor”! A fé aqui anunciada dizia respeito a sua descendência. Deus anunciara um descendente e uma posteridade numerosa para Abrão. Mesmo sem vislumbrar qualquer indício, humanamente falando, de que este dia chegaria, Abrão confiou na sua chegada tendo como único fundamento a Palavra que lhe fora anunciada por Deus!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Sou desafiado, dia a dia, a fazer como Abrão: Mesmo sem ter qualquer indício de que o dia prometido por Deus chegará, devo crer na sua chegada, tendo como único fundamento a Palavra proferida por Deus.

Oração:
Amado Deus, diante da Tua Palavra, quaisquer indícios humanos não passam de terreno instável para pautar minha confiança. Ensina-me a ter a Tua Palavra como firme fundamento para a tomada de minhas decisões, principalmente daquelas que tenham reflexos para a eternidade.

A. M. Cunha

SEMENTES DA PALAVRA [09]

“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.”
Gênesis 15.1

Breve análise:
O que você seria capaz de fazer para possuir a melhor segurança possível para sua vida? E se você soubesse que esta segurança lhe custaria todos os seus bens? Estaria disposto a abrir mão de tudo para ter esta segurança? Abrão não precisou pagar nada para ter a melhor segurança para a sua vida. Observe que Deus não lhe disse: “Abrão, eu te darei o melhor escudo para a tua proteção.” De uma forma maravilhosamente superior Deus lhe diz algo melhor: “Abrão, eu sou o teu escudo.”

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Qual deveria ser a intensidade do meu louvor e gratidão a Deus por saber que Ele é o meu escudo? Em função disto, quanto de alegria e entusiasmo eu deveria extravasar nos meus atos de louvor a Deus?

Oração:
Deus, não me deixe ser comedido nos meus atos de louvor a Ti. Que haja entusiasmo e intensidade em minha gratidão a Ti, pois Tu não me deste um escudo qualquer: Tua própria pessoa foi-me dada como meu escudo! Ajuda-me a retribuir a este gesto de amor! 

A. M. Cunha