terça-feira, 20 de novembro de 2012

MAIS DO QUE VENCEDORES


É comum ouvirmos a frase “somos mais do que vencedores” sem estabelecermos qualquer conexão com ao contexto em que tal porção bíblica está inserida. Não raro as pessoas esquecem-se do que Paulo nos diz: “Mas em todas estas coisas”.

O apóstolo Paulo em Romanos 8:37 nos diz: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Uma pergunta torna-se urgente e necessária: Quais são “estas coisas” a que o apóstolo se referia? A resposta pode surpreender alguns, mas esta é a resposta bíblica: Estas coisas são: tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, ser entregue à morte todo o dia e ser visto como ovelhas que seguem para o matadouro.

Estas são as coisas a que Paulo se referia. Somos mais do que vencedores nestas coisas, pois é isso o que nos diz o texto bíblico: “em todas estas coisas”! Como entender tão preciosa porção das Escrituras? Estas coisas cooperam para o nosso bem (Romanos 8:28), não porque o Senhor nos livrará delas ou nos dará coisas que, aos nossos olhos, são melhores do “estas coisas”. Deus pode fazer isto se desejar. Estas coisas cooperam para o nosso bem por nos tornam mais parecidos com o Nosso Amado Salvador Jesus Cristo! Não somos mais do que vencedores porque nos livraremos destas coisas, mas porque, nelas [no contexto destas coisas, ainda que elas estejam em sua fase mais aguda] Cristo é formado em nós (Gálatas 4:19). E é neste sentido que Paulo nos diz outra pérola do Espírito Santo: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13. Que “todas as coisas” são estas? Bem, deixo com vocês o desafio de descobri-las nas vibrantes páginas das Escrituras. Um grande abraço a todos os irmãos.

A. M. Cunha