domingo, 25 de setembro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 6

Instigante, provocante e desafiador, essa é a forma como poderíamos nos referir ao capítulo 6 do Evangelho de Marcos. Nesse precioso capítulo, somos apresentados a um glorioso princípio das Escrituras: O exercício da compaixão desafia o nosso direito de descansar! De acordo com Marcos 6:31, Jesus disse aos Seus discípulos: “Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto”. O divino mestre realizou este convite, pois os Seus discípulos “não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham”. A palavra repousar significa, literalmente, “provocar ou permitir que alguém pare com algum movimento ou trabalho a fim de recuperar e recompor suas energias”.

Jesus, então, acompanhado dos Seus discípulos, foi para um lugar solitário, com o firme propósito de descansar! O texto bíblico afirma: “Então, foram sós no barco para um lugar solitário.” [Marcos 6:32]. Este seria um momento separado para o descanso. O lugar era solitário, pois esta seria a melhor maneira de encontrar uma oportunidade de descanso!

O versículo 33 do capítulo 6 do Evangelho Segundo Marcos registra um curioso movimento de algumas pessoas. Diz-nos o texto bíblico: “Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles”. Logo a seguir, o texto bíblico afirma que quando “Jesus saiu do barco, viu a grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas sem pastor.” [Marcos 6:34]. Foi exatamente nesse momento que a compaixão desafiou o pretendido descanso de Jesus! A narrativa bíblica contida no versículo 34 continua: Então começou a lhes ensinar muitas coisas! Jesus, mesmo cansado, não descuidou de Sua responsabilidade para com aquele povo, seguiu o fluxo de Sua vocação espiritual e passou a servi-los, pois a compaixão que O movia, desafiava o Seu direito de descansar!

A. M. Cunha