domingo, 5 de fevereiro de 2023

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 9

Servindo melhor a Deus com um crescimento espiritual equilibrado

 

A Bíblia demonstra que Jesus cresceu em graça diante de Deus – este é o crescimento a que denominamos de crescimento espiritual. Este aspecto do crescimento de Cristo revela o quanto Ele valorizava Sua comunhão com o Pai Celestial, pois Ele estava no Pai e o Pai estava nEle. Ele mesmo afirmou o seguinte: “Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim” [João 14:11]. Em Sua condição humana, Jesus decidiu crescer espiritual. É nosso dever tomarmos a mesma decisão!

O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Efésios, afirmou o seguinte: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” [Efésios 4:15]. É importante notar que, para “crescer em tudo”, será necessário seguir a verdade. Seguir é uma ação, uma atitude prática, é um agir constante. Por isso se diz “seguindo a verdade”. Assim, aqueles que são apenas expectadores na vida espiritual não alcançarão o crescimento. É preciso ser um agente, manter-se atuante, tornar-se um praticante. Jamais devemos nos esquecer que esta atitude prática é que nos fará crescer, em todas as dimensões, inclusive espiritualmente.

Ressaltamos que não existe uma regra mágica para que alcancemos o crescimento espiritual. Contudo, existe um caminho a seguir. Há uma jornada diante de nós. Qual é este caminho? A resposta está em Mateus 6:33 – BUSCAR O REINO DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR. É importante perceber que a busca do Reino de Deus implica fazer a Sua vontade. Portanto, fazer a vontade de Deus assume um papel fundamental para o nosso crescimento espiritual. Sabendo que Cristo é o nosso modelo, devemos saber como Ele lidou com a vontade de Deus, se quisermos experimentar um constante crescimento espiritual. Vejamos três momentos significativos nos quais Jesus lidou com a vontade de Deus:

·        Aos doze anos de idade, Jesus já sabia o Seu lugar e quem era o Seu verdadeiro Pai. Observemos o que Ele disse aos Seus pais terrenos quando O estavam procurando em Jerusalém: “Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” [Lucas 2:49]. De acordo com este texto, podemos compreender que Jesus estava consciente de que Sua vida seria governada pela Vontade do Pai Celestial. Pense nisso: Uma vida governada pela vontade do Pai Celestial – não deixe que estas palavras escapem de seu coração;

 

·        Com aproximadamente trinta anos de idade, Jesus continuava com o mesmo objetivo: Ser governado pela vontade do Pai Celestial. Jesus disse certa vez: “não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.” [João 5:30]. Noutra ocasião, Ele falou: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.” [João 6:38]. Portanto, podemos afirmar: Jesus continuava tendo Sua vida governada pela vontade do Pai! O Reino do Pai era uma prioridade para Ele;

 

·        Quando Jesus enfrentou um momento de extrema aflição em Sua vida – a angústia do Getsêmani, Ele não mudou o Seu comportamento para com a da vontade de Deus, pelo contrário, Ele decidiu continuar submisso a ela. Nessa ocasião, enquanto estava orando ao Pai Celestial, Ele disse o seguinte ao Seu Bondoso Pai: “não se faça a minha vontade, e sim a tua.” [Lucas 22:42].

 

A forma como Jesus se comportou para com a vontade do Pai Celestial, foi decisiva para o Seu crescimento espiritual! Ele buscou em primeiro lugar o Reino de Deus quando decidiu viver segundo a vontade do Pai.

Esta é a jornada que temos diante de nós: Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus! Isto não é uma regra mágica! Isto é uma decisão fundamental! Quando tomamos tal decisão, com um coração disposto a continuar firme, mesmo diante das mais difíceis circunstâncias, experimentaremos um constante e duradouro crescimento espiritual!

Gostaria de incentivá-lo a se lembrar que tudo o que estamos vendo nesta série de lições, têm como tema central o que nós chamamos de a humanização de Cristo. Já abordamos o fato de que, para que essa humanização se completasse, Jesus precisou nascer, crescer, viver e morrer. Até o presente momento, nós já estudamos o nascimento e o crescimento. Quanto ao crescimento, abordamos que as Escrituras apontam que Jesus cresceu em quatro dimensões: física, intelectual, social e espiritual. A partir da próxima lição, os nossos olhos estarão voltados para o modo como Jesus viveu. O modo como Jesus viveu deve ser o modelo para o nosso viver. Sem esse viver nossa humanização jamais suprirá a necessidade dos homens.

A. M. Cunha